sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Kit de ferramentas básicas 2

ToolBoxDando seguimento ao assunto dos softwares úteis, vou indicar mais alguns que uso com freqüência, mas para trabalhos específicos tanto de segurança como para trabalhar com vídeos e programação, todos free e alguns em português, então vamos eles.

Bart’s PE Builder é um utilitário para gerar uma imagem botavel por CD do Windows XP para ser utilizada na manutenção e reparação de sistemas, como remoção de vírus, copia de arquivos e recuperação de registro; ele e um pouco difícil de configurar mais com um pouco de esforço se consegue uma imagem com as ferramentas necessárias com menos de 220 MB. Apesar de existir o Vista, o XP ganha folgadamente em desempenho e utilidade; seu reinado só será abalado com a chegada do Windows 7, então é sempre bom ter um CD do Windows XP por perto.

Mcafee Avert Stinger é um pequeno programa para varrer o PC atrás dos vírus mais comuns, ele é atualizado com alguma freqüência, mas eu aconselho a não apagar as versões mais velhas por precaução, ele é pequeno e cabe até em um disquete. Esta em inglês, mas isso não é problema para a configuração já vem configurado para o básico, ele e bem fácil de usar e não precisa de instalação.

O Avast Virus Cleaner em português, está na mesma categoria do Avert Stinger, ele não é mais atualizado, mais eu ainda aconselho a ter-lo em um CD de recuperação, “o seguro morreu de velho” como diz o ditado.

O Avira Removal Tool é uma ferramenta de remoção de vírus em inglês da mesma empresa do renomado antivírus Avira AntiVir, e dispensa mais apresentações, ele não é mais atualizado, mas é recomendável manter-lo.

HijackThis é um programa que faz uma verificação profunda no sistema, por isso não é recomendado a mexer nele sem antes saber usá-lo. Ele pode ser usado tanto para criar um log dos programas que estão escondidos em sua maquina como usar para reparar alguns erros no sistema.

O Inno Setup, e minha recomendação aos programadores, um utilitário para fazer instaladores para Windows. Ele é leve eficiente e bem configurável, seu único senão e ter uma interface em inglês, mas isso não é problema, pois ele criar instaladores em português e varias outras línguas.

O Subtitle Workshop é um programa de uma empresa uruguaia que é uma mão na roda para quem assiste a filmes e seriados baixados e com as legendas separadas do vídeo. Ele faz praticamente tudo em se tratado de legendas: como sincronização, tradução e ajustes finos, têm tradução para o português.

Por enquanto é só, no futuro irem elaborar uns tutoriais sobre alguns programas que indique aqui, então voltaremos a falar deles novamente. Esperem mais novidades em matérias especificas sobres os programas que uso e já testei.

Artigo anterior: Kit de ferramentas básicas.

Matéria atualizada em 20 de janeiro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário