sábado, 28 de novembro de 2009

E racismo odiar o racismo?

Tio HitlerSempre nos deparamos com o estranho e o novo, nessa grande jornada que e a vida da humanidade na terra; às vezes toleramos, outras odiamos o que nos é mostrado, mas jamais passaremos incólume a sua presença. Sempre acho estranho, pessoas que gostam de frisar que não tem preconceitos, acho eu, que os preconceitos são uma das características nossas mais enraizadas, e seria difícil não ter-la, seja preconceito religioso, racial ou cultural.

Os movimentos afro-brasileiros sempre gostam de dizer que o Brasil é um país racista, que apenas fingimos sermos tolerantes com os negros, e - cumulo da idiotice - que deveríamos seguir o exemplo dos EUA que reduziu o racismo lá. Não sei de onde eles tiraram isso, mas o Brasil apesar de ser um pouco racista, e pra falar a verdade não existe nação que não o seja; ainda é um dos lugares mais tolerantes do mundo.

Vocês já devem ter notado que todo mundo que se diz pertencente a um movimento afro usa dread looks ou roupas da Nigéria; eles estão apenas imitando o que os afros dos EUA usam como propaganda de sua africanidade, apesar de a maioria não saber a que etnia seus antepassados pertenceram.

Os afro-descendentes dos Estados Unidos perderam sua identidade cultural há muito tempo, diferente do Brasil e outros países da América latina, então eles criaram uma identidade baseados no que tinha mais perto deles. Que em sua maioria nada tem a ver com a áfrica, e nos caímos na modinha deles.

Casos de intolerância não ocorrem somente entre brancos e negros, caso bem emblemático do que é a irracionalidade dos racistas é a recentemente visita do presidente do Irã ao Brasil que trouxe uma comoção exagerada, muitos protestaram, por que ele declarou que não houve o holocausto.

Tirando a habitual burrice dos governantes desse país, os iranianos não foram os causadores do genocídio judeu e sim os alemães. Se os judeus querem protestar, que vão fazer isso quando a primeira-ministra da Alemanha chegar; mas à negativa é bem fácil de explicar.

Para Israel é cômodo ter o argumento do anti-semitismo como arma de propaganda. “Se você me critica, e porque não me aceita. Se não concorda comigo, e porque me rejeita. Reijeita-me como ser humano. Portanto você e racista, verme, inimigo da humanidade – e sua critica não vale”.

Os judeus se acham na obrigação de atacar qualquer um que ponha em perigo seu principal escudo. E ai vai uma pergunta: se o holocausto foi tão medonho, por que Israel não tem escrúpulo em usar as mesmas táticas para atacar os árabes na Palestina, e se apoiar no país onde mais cresce o anti-semitismo?

Não gosta de alguém por suas origens está em nosso sangue desde que saímos das cavernas na ultima glaciação, talvez porque não gostávamos do cheiro de churrasco de mamute de nossos vizinhos. "A raça humana aprimorou tudo exceto a raça humana." Adlai Stevenson.

Matéria atualizada em 12 de dezembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário