quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Positivo, operante.

PolíciaUmas das coisas que eu acho mais engraçadas no mundo são as tentativas da humanidade para justificar suas hipocrisias e idiotice, mesmo sabendo que muitas vezes estão indo contra a sua tão estimada coerência. E essa sanha desenfreada não tem limites. Neste mês de festas, fomos brindados com mais um escândalo de corrupção no Brasil. Até ai nenhuma novidade nesta terra de ninguém, mas aconteceu um fato.

A polícia montada do distrito federal partiu pra cima dos manifestantes que estavam em frente ao palácio do governo Arruda, e isso me fez pensar na pergunta: Para quer serve mesmo a polícia, para a segurança ou para manter a ordem estabelecida, mesmo que essa seja criminosa?

Talvez ninguém saiba mais a polícia moderna - polícia de segurança ou ordem pública - que no Brasil é a militar, é uma invenção francesa do século XIX, no reinado de Luiz Felipe, e servia exclusivamente para manter a ordem e atacar os opositores do regime. Popularmente falando para “descer o cacete”.

Essa função; foi usada na Dinamarca, para segundo eles “preservar a ordem pública”, ordem de quem? A coisa mais fascinante disso é quem usa mais desse argumento são as ditas democracias. Mais se é para manter essa dita ordem, então não faria sentido, revoluções e queda de regimes monárquicos para implantarem as tais repúblicas democráticas, pois essas monarquias eram até pouco tempo à ordem estabelecida.

Por incredível que pareça essa herança da polícia sobreviveu na nova instituição criada para a segurança pública, função essa que era desempenhada anteriormente por varias instituição, com formas nadas usuais de organizações.

O grande problema aqui e que a instituição polícia não foi criada para a segurança e sim para a repressão de movimentos sociais. Os estados modernos deram uma nova feição a ela mais o seu objetivo básico ainda permanece incrustado em seu “DNA”.

Uma coisa a acrescentar; a polícia civil no Brasil e um resquício de antigas instituições de segurança, como os xerifes de condados nos EUA. Apesar de ser chamada de policia, nada têm haver com a polizia francesa em sua versão moderna, a polícia militar. Fica a pergunta: à polícia é para dar tranqüilidade, segundo eles, para a sociedade; então porque a sociedade brasileira não se sente tranqüila?

Hoje é bem fácil os governos dizerem que estão usando o polícia para manter a ordem, mas em alguns países os regimes atuais são os que faziam à desordem no anterior. E como aquele ditado antigo, “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Este é o meu último texto deste ano. Em 2010 teremos novidades no blog. Feliz ano novo para todos.

Matéria atualizada em 20 de dezembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário