terça-feira, 6 de abril de 2010

Windows Memory Diagnostic

Windows_LogoEu nunca vi o “Sr.” Bill Gates como um gênio da informática, ou uma pessoa antenada nas mudanças do setor de tecnologia. Para mim ele é apenas um esperto que se aproveitou de um “nerd” babaca (Paul Allen). Mas dou o braço a torcer, às vezes ele acerta em alguns programas (se e que foi ele mesmo que ordenou a fabricação do produto), mas como sempre isso é a exceção e não a regra dentro do reino de Redmond.

O Windows Memory Diagnostic e um programa semelhante ao já clássico Memtest86, ele vasculha as memórias RAMs atrás de falhas nas mesmas. Mais ele trás um diferencial - o tempo - ele demora muito menos (cerca de 1 hora em um pente de 1 gb) que seu principal concorrente, que às vezes chega há 6 horas para analisar um pente da mesma capacidade; isso já é um ganho considerável de tempo em relação aos seus concorrentes.

WMDAo baixá-lo verá que o programa só tem um executável de 640 k, ao executá-lo ele perguntará se você quer criar um disquete ou imagem ISO para gravar em um CD, caso você não tenha drive de disquete ou esteja com ele danificado. O programa esta em inglês, mas é tão simples que e a prova de erros.

Depois de criado coloque no PC o CD, ou disquete, e de boot por ele; dependendo da placa-mãe a uma tecla para solicitar a ordem de boot. Carregado ele ira fazer uma seqüência de seis testes (Test) e ao final ele repetirá os testes de novo até você pará-lo.

Se aparecer algum problema nos módulos de memórias uma mensagem informando será mostrada em vermelho em um retângulo na parte de baixo, e dará uma descrição simples, com alguns códigos, de onde é, e qual é o problema apresentado.

WMD2Os comandos são bem simples clica-se na letra (X) para parar os testes e na letra (P) para pausá-los e (T) para fazer um teste mais apurado; muito parecido com o antigo DOS, então não haverá problemas para alguns que já tiveram alguma familiaridade com mais essa arte do Tio Bill.

Um detalhe a acrescentar é que este programa só consegue ler memórias de no máximo 4 GB, então ele não funcionara se você possuir memórias com capacidades acima disso. Para este caso se recomenda o uso do Memtest86 ou qualquer outro.

Uma dica: Depois dos seis testes padrões, eu aconselho a repeti-los pelo menos mais uma vez. Este “trabalho” extra não ira levar mais do que 45 minutos em um pente de 1 giga e ira garantir mais segurança e confiabilidade aos testes.

E uma boa prática para que gosta de saber o que há de errado nas “entranhas” do computador manter um MiniCD, CD - Card ou um disquete do Windows Memory Diagnostic em seu estojo de ferramentas, mesmo que você use o Memtest86 ou programa similar, e melhor prevenir do que remediar.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Realmente ele é um bom programa, apesar do inconveniente de não ler pentes de memória acima de 2 GB. Ele até já vem no DVD de instalação do Windows 7, como uma das muitas ferramentas de diagnósticos que a Microsoft incluiu nos seus últimos sistemas operacionais.

      Excluir