quinta-feira, 20 de maio de 2010

Audacity

Às vezes precisamos, ou queremos fazer algumas edições simples em arquivos de MP3, como acertar tags, equalizar, amplificar e recodificar em um bitrate diferente, e muitas vezes recorremos a programas complexos e pesados. Não precisamos, pois temos a comunidade do software livre ao nosso lado, inclusive podemos usar versões “portable” sem precisar instalar nada na cama de gato que é o Windows.

Audacity_01Audacity e o nome de um pequeno editor do áudio, em português e de código aberto para Windows, MacOS X e Linux. Ótimo para aplicar efeitos em arquivos de áudio, editar tags MP3 e recodificações. Ele é pequeno rápido e eficiente como à maioria dos bons programas de código aberto. Ele têm uma vantagem sobre os outros; ele não precisa recodificar o arquivo original a cada alteração que seja feita, assim é possível manter como backup até que se tenha certeza que as edições ficaram boas. Ele trabalha e abre os formatos MP3, WAV, AIFF, e AU.

Audacity_02Se não optou pela versão portátil, ao terminar a instalação, que esta em português, você poder configurar melhor o programa. Como encontra o codec do LAME, e escolher seu bitrate ideal - OGG é automático só precisando de ajustes de qualidade do som, e mesmo assim só se não estiver satisfeito com o padrão. Que esta em Editar/preferências/formato de arquivos; as outras configurações você pode deixar em default.

Audacity_03Como editar: Para editar um arquivo de MP3, por exemplo, é só abri-lo em Arquivo/Abrir que o programa importa ele. Assim pode-se trabalhar nele, mas preservando o arquivo original, caso algo ocorra de errado e só repetir o procedimento. Ao terminar as edições é só clicar na aba arquivo/exportar e escolher entre os formatos suportados, MP3, OGG ou WAV. Mas é preciso ter os codecs do MP3 (LAME) e de áudio OGG no computador para usá-los, com este ultimo você pode trabalhar com codificação em CELT, Speex, Vorbis, FLAC e Squish.

Audacity_04Os efeitos: Algumas das coisas que podemos fazer com ele é aplicar efeitos como: equalizar, inserir fade in e out, amplificar, normalizar e remover ruído. Todas esses opções esta presente na aba Efeitos. Uma dica antes de usar os efeitos vá em Editar/Selecionar/Selecionar tudo e só depois vá para Efeitos. Uma das melhores características do programa e salvar os arquivos como projeto e ir aplicando as modificações ao poucos.

Os plugins: Não satisfeitos com os recursos básicos dele? Usem plugins: O programa aceita esses recurso nos formatos LADSPA, LV2, Nyquist, Vamp e VST. Há duas formas de instalá-los. Uma é por pacotes auto-instalaveis e a outra é a simples inclusão de “DLLs” na pasta “Plugins”.

O programa não é o mais completos da categoria, mas é muito bom para quem tem um computador não tão poderoso, ou simplesmente não gosta de programas grandes, como eu. Ele é o mais adequado ao fim que se propõe, que é fazer ajustes simples em arquivos de áudio.

3 comentários:

  1. Ótima postagem essa sobre o software de edição de mp3, é difícil de se encontrar um de qualidade e que realmente atenda nossas necessidades. E o melhor de tudo: é livre!

    Bom, agora mudando ligeiramente de assunto, vou falar de PTCs: o Neobux poderia ser muito melhor se tivesse mais anúncios por dia (uma vez vi um anúncio ambulante que valia $1000, mas acho que era lenda, porque passei o dia todo no computador e não consegui vê-lo).
    O Clique, descobri esses dias (você realmente acha ele lucrativo? Cliquei em pelo menos uns 15 anúncios para conseguir 1 centavo de euro).
    Queria sugerir outros PTCs para você, não sei se não conhece, se já usou e não gostou ou o que, mas eu, particularmente, gosto:

    - Valerry clicks:
    http://www.valerry.net/register.php?r=juuliane
    1 centavo por clique e payout de $40.

    - AngelBux:
    http://www.angelbux.com/?r=juuliane
    1 centavo de dólar por clique e o melhor, tem uma média de 30 anúncios diários, ou seja são $0,30 por dia

    Bom, esses são os que eu mais gosto, mas se você quiser dar uma olhada nos outros que eu participo ou só dar uma conferidinha no meu blog, aqui está:
    http://dicasdajuubs.blogspot.com/

    Parabéns pelo seu!

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de perguntar, conhece o Lockerz?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado.
    quanto ao neobux, eu nunca vi um anuncio tão grande, mas ja vi uns de 0,5 inclusive ja cliquei em alguns deles.
    Quanto ao clique, e um bom PTC, não tão bom como o neobux, mais sem referidos e um pouco ruim no inicio, uma dica e ler os e-mail e os anucios textos.
    eu irei acrescentar mais PTCs, mas so quando me pagarem.
    Lockerz? o nome não me e estranho, mas acho que não conheço.

    ResponderExcluir