terça-feira, 4 de maio de 2010

The Sims, o simulador de vida.

The_SimsQuem nunca sonhou em ter outra vida que atire a primeira pedra, essa máxima pode até parecer exagerada, mas é a mais pura verdade em se tratando de uma vida virtual. Ser um magnata, ou um artista amalucado. The Sims da Maxis é a realização deste sonho. Apesar de ter aberto caminho para jogos e simulações mais apuradas que ele, o mesmo continua fascinando muita gente com o seu jeito simples, agora nem tanto, e seu visual engraçado.

The Sims em sua primeira edição de 2000 era um jogo bem simples. Era preciso comprar uma casa para morar, e arranjar um emprego para se sustentar, e fazer amigos pela vizinhança. Namorar, casar, ter filhos, brigar, falar simlish (a engraçada língua dos sims), dormir, comer e se limpar. The Sims dava a liberdade para você estabelecer seus próprios objetivos e traçar o destino de seus sims; se eles prosperassem ou fracassassem, a culpa seria toda sua, mas a grande graça do jogo era as interações que seus personagens faziam com os objetos e personagens do jogo.

The_Sims_Complete_CollectionAo todo em sua primeira versão foram sete expansões. Cada uma com uma particularidade, que deram um gás a mais ao jogo, que muitos ainda preferem por não terem um PC suficientemente poderoso para rodar a segunda e a terceira versão.

As expansões foram: Gozando a Vida (Livin' Large), Fazendo a Festa (House Party), Encontro Marcado (Hot Date), Em Férias (Vacation), O Bicho Vai Pegar (Unleashed), Superstar e Num Passe de Mágica (Makin' Magic). Há uma versão “Complete Collection” com todas elas.

The Sims 2 de 2004 trouxe melhorias na parte gráfica, e arrumou algumas das reclamações dos jogadores, como a possibilidade de ver seu sims trabalhando de verdade, além de poder ter carros a partir da Nightlife (Vida Noturna). Mais cometeram um erro, o jogo ficou muito pesado para as máquinas da época. Precisa-se de uma placa com o recurso T&L. Apesar do sucesso, o jogo se afastou do seu principal trunfo que era a simplicidade.

Ao todo essa versão trouxe oito expansões: Vida de Universitário (University), Vida Noturna (Nightlife), Aberto para Negócios (Open for Business), Bichos de Estimação (Pets), Quatro Estações (Seasons), Bon Voyage, Tempo Livre (FreeTime), Vida de Apartamento (Apartment Life).

The_Sims_2_Ultimate_CollectionHavia também uma “novidade” as chamadas coleções de objetos, uma tentativa de sugar o dinheiro dos usuários: Pacote Festa de Natal (Christmas Party Pack), Diversão em Família (Family Fun), Glamour, Happy Holiday, Celebrações!, H&M Fashion, Estilo Teen, Cozinhas & Banheiros (Kitchen & Bath Interior Design), Lar IKEA (IKEA Home), Mansões e Jardins (Mansion & Garden).

Atualização: O jogo The Sims 2 completo, com todas as expansões e os packs das coleções de objetos, foi disponibilizado na Origin pela EA, do dia 13 de Julho de 2014 até 31 de Julho do mesmo ano com o nome de The Sims 2: Ultimate Collection.

The Sims 3 de 2009: Os gráficos estão mais apurados e as interações mais elaboradas, mas e a simplicidade que tanto cativou os pioneiros? Nada. Para rodar o jogo precisa-se de um PC com boa memória, processador e uma placa de vídeo que nem todo mundo podia ou pode comprar. Apesar de tudo isso, o jogo me surpreendeu em muito, está quase perfeito. “Já esta em processo de desenvolvimento a sua 4ª edição, que ao que parece vai ter o recurso on-line embutido, como era o antigo The Sims on-line”. (em 2 de setembro de 2014 The Sims 4 foi lançado, e sem versão online)

Mais a sua principal sacada, eu diria melhor facada, e a Store; uma loja online onde os jogadores podem comprar e baixar conteúdos adicionais para o seu jogo. Ela oferece objetos exclusivos, roupas, conjuntos, mundos, cabelos e muito mais, além de também lança alguns objetos que eram até então exclusivos das expansões, e muitos outros recursos pra jogadores que não as compram. Ela usa um sistema de pontos SimPoints onde os jogadores precisam comprar com cartões de créditos, cartões de pontos que são vendidos em lojas físicas e na EA Origin.

Está versão têm apenas uma expansão: Volta ao Mundo (World Adventures). E uma coleção de objetos: Vida em Alto Estilo.

Atualização: No total teve onze expansões: Ambições (Ambitions), Caindo na Noite (Late Night), Gerações (Generations), Pets, Showtime, Sobrenatural (Supernatural), Estações (Seasons), Vida Universitária (University Life), Ilha Paradisíaca (Island Paradise) e No Futuro (The Future). E nove pacotes: Acelerando, Vida ao Ar Livre, Vida Urbana, Suíte de Luxo, Katy Perry Mundo Doce, Diesel, Anos 70, 80 e 90 e Cinema.

E os sims não ficaram só nos PCs. Os consoles também receberam as suas devidas versões para Sony (PS2 e PS3), MS (Xbox, Xbox 360) e Nintendo (Game Cube, Wii, Game Boy Advance e Nintendo DS). Até mesmo o mundo móvel foi “abençoado” com versões para os celulares.

Outra vertente são os jogos derivados: The Sims Histórias (Histórias da Vida, Histórias dos Bichos e Histórias de Náufragos) The Sims Medieval (Piratas e Nobres). MySims (Kingdom, Party, Racing, Agents, SkyHeroes). E os online; The Sims Online, Carnival, Social e FreePlay.

Se vocês nunca jogaram, tente pelo menos uma vez. Se não tiver um PC adequado, use a versão “Complete Collections” que e o The Sims original com todas as expansões, ou algumas das versões para consoles e celulares (The Sims, The Sims Bustin' Out e The Sims Urbuz, The Sims 2 Mobile).

Se você quiser se inteirar-se das novidades sobre esse maravilhoso jogo há vários sites O Sims BR (que eu o acompanho desde que comecei a jogar em 2002), TheSimsResource (TRS) e o ModTheSims. Além desses há o Inteenimater (simbology) para TS2, o NRass para TS3, e o GameCopyWorld.

6 comentários:

  1. Ouuw eu adoroo the sims todos 1,2 e 3 meeu e mtuu daora the sims e adorei seu Blog
    Bjoo do gordo..

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, se quiser uma “surpresinha” sobre o The Sims 2 e só entrar nesse link aqui: The Sims, expansões e stuff packs

    ResponderExcluir
  3. Oii eu gostei muito do seu blog e queria dizer que eu ja jogo the sims 3 mas todo mundo ficou falando que the sims 1 e uma porcaria ai eu fui testar e eu achei muito legal e acho que todos antes de falar tinhao que pelo menos testar neeh?
    entao o seu blog e legal e gostei muito...
    (Beijoos)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita e o elogio Lubiihx.zx. Para a época que foi lançando ele foi revolucionário, claro que não dá para comparar os gráficos de The Sims 3 com os da primeira versão, mas ele foi muito bom e para muitos ele ainda é o melhor.

    ResponderExcluir
  5. nao consigo jogar esse jogo. acho que os gremistas cocaram macumba em mim

    ResponderExcluir