quarta-feira, 2 de março de 2011

The Social Network (A Rede social)

The Social NetworkJá faz um bom tempo que não acho que ganhar um Oscar de melhor filme seja indicativo para ser definir se ele e bom ou não - apesar de ter gostado de alguns ganhadores no passado - nos últimos tempos os filmes que ganharam são na melhor definição da palavra pura “merda”. E qual não e minha surpresa ao ver o filme A Rede Social (The Social Network) ganhar indicações ao Oscar e ainda por cima leva 3 estatuetas, e até ganhar 4 Globo de Ouro. Fiquei curioso, sempre desconfiei desse filme e fui tirar minas duvidas.

The Social Network (conhecido no Brasil e em Portugal como A Rede Social) é um filme americano de 2010, um drama sobre a fundação do Facebook. O filme foi dirigido por David Fincher e possui em seu elenco os atores Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer e Max Minghella. Aaron Sorkin escreveu o roteiro baseado no livro de não-ficção The Accidental Billionaires, de Ben Mezrich.

O filme conta a historia de fundação do Facebook por Mark Zuckerberg em Harvard a partir de um processo judicial contra o Facebook movido pelos irmãos Winklevoss e outro por Eduardo Saverin, não há muito que contar apenas as relações de Mark com os outros integrantes do site, nisso o filme e tosco, não há nada verdadeiramente para se ver, a não ser que vocês gostem de filmes que tratem do universo nerd, babaca e otário com ares de empreendedorismos.

Eu não vou dizer que o filme foi decepcionante, pois já esperava isso, os erros são grotescos assim como o seu antecessor: Piratas do Vale do Silício. Claro que não podemos levar ao pé da letra o filme já que não podemos ter certeza do que realmente aconteceu. Sinceramente não sei como esse filme foi tão gabado, ou os críticos receberam grana para isso ou deve ter fumando muita droga.

Mais o pior que podia acontecer, aconteceu, o filme foi elogiado pela critica, indicado 6 vezes para o globo de ouro (ganhou 4) e indicado em 8 categorias para o Oscar (ganhando 3). Um filme que simplesmente não trás nada de novo, apenas confirma a minha suspeita sobre o Facebook; um site elitista e playboyzinho que só poderia ter mesmo vindo de estudantes pedantes de Harvard, o berço do anacronismo filosófico e cultural americano.

Já me perguntaram uma vez se eu não era meio imparcial com alguns filmes, pesando bem sou mesmo porque parcialidade e igual a pescoço de cobra - não existe - mas sempre tento ver os filmes que assisto com olhos benevolentes, não gosto muito de filmes românticos ou policiais, mas quando são bons eu admito. Mas por gostar de ficção e terror não que dizer que eu vá endeusar a todos.

Não recomendo a ninguém esse filme, ele e maçante e inútil só serve para fanboys do Facebook que nos últimos tempos estão se tornado tão neuróticos como os fãs da Apple. Só faltava este filme ter ganho o Oscar de melhor filme, como dizem por ai, desgraça pouca e bobagem.

Assista ao filme A Rede Social baixando-o com o Dreamule pelo PootzForce.

0 comentários:

Postar um comentário