sábado, 14 de julho de 2012

Netbooks com Intel Atom: Softwares.

Logo_Intel_AtomDando seguimento, vou dar dicas de softwares, desde o sistema operacional, até os programas mais básicos para uma experiência de uso adequada. Como esses computadores já vêm pré-configurados de fabrica - nem sempre com os aplicativos adequados - seria bom a partir do sistema escolhido, fazer a melhor configuração possível para um desempenho razoável em 80% das tarefas que o usuário faça no dia a dia.

Sistema operacional: O mais racional seria usar um sistema Linux leve, bem configurado e adaptado ao conceito de Netbook (como Ubuntu Netbook Edition, Joli OS, EasyPeasy, Aurora, OpenGEU e Fuduntu). Mas como à maioria dos jogos só rodam em Windows, para termos um pouco de diversão teríamos que instalar o WINE, o que traria problemas de desempenho. Neste caso não há como fugir temos que ficar amarrado ao senhor Gates.

Usando o Windows: Desative alguns programas que iniciam com ele – há muitos que teimam em ter um executável de atualização na inicialização, mesmo não precisando disso – faça o mesmo com os serviços inúteis para deixá-lo mais leve. No site Black Viper há uma Tabela de serviços do Windows que pode ser usada como parâmetro para uma correta configuração; ela está em inglês, mas uma traduzida do Google já resolve.

Antivirus e Antispywares: Um dos itens mais essenciais para quem usa o sistema Windows é um caçador de vírus, e o Avira Free Antivirus é o melhor e mais econômico nos usos dos recursos do sistema e do hardware. O uso de softwares do tipo do Malwarebytes Anti-Malware é uma forma a mais de dar segurança ao sistema, este às vezes consegue ser mais eficiente que muitos antivírus na remoção de pragas. Se vierem com um já instalado e bom usá-lo até acabar o prazo promocional e depois usar o que eu indiquei. O Windows Defender às vezes vem também então use, ele não interferirá no outro.

Firewall: Para o firewall, uma boa opção é usar o do próprio Windows, isso é valido mesmo se você usa seu portátil em uma rede protegida por um roteador com tal programa. Caso você use seu equipamento em outra rede que você não saiba se está segura.

Pacote Office: Naturalmente você poderia usar o LibreOffice ou o próprio Office Starter que geralmente vem com esses netbooks, mas convenhamos não é nada produtivo, os Office 2007 e 2010 são muito pesados, o mesmo posso falar do outro. Então a única alternativa seria o uso do AbiWord com o Gnumeric, mas isso acarreta a perca de um programa de apresentações. Se não gostar da interface simplista dos dois fiquem com o LO.

PDF: O mesmo se pode dizer do leitor de PDFs, quem precisa do pesado programa da Adobe se há alternativas até melhores que esta como o Foxit PDF Reader. Para a impressão ou criação dos PDF uma boa pedida e o PDF Creator é o próprio LibreOffice.

Áudio: Quanto aos programas para áudio depende de qual uso ira fazer com seu netbook, se que apenas ouvir a dupla VLC e WMP já resolve tudo. Agora se quer fazer algumas edições; para um usuário simples o uso do LAME, MP3ext e o Audacity já resolve grande parte dos problemas.

Vídeo: Para a visualização de vídeos segue a mesma dica que dei para o áudio com o uso do VLC, WMP e o Real Alternative para ver os onipresentes arquivos RMVB. Para edições simples os codecs CCCP e XviD com o VirtualDub e o Movie Maker.

Fotos: O GIMP é leve, mais ainda é pesado demais para um netbook. Á única solução seria o uso do Irfanview ou Picasa com o Paint do Windows, PhotoScape ou Paint.NET, o que não é muito adequado. Jamais use o Photoshop ele é pesado demais para um netbook com um chip como o Atom.

Navegação: Para navegar o melhor mesmo e o Firefox, bonito e leve em comparação ao IE, tem varias extensões úteis como ADBlock Plus, e o SearchPreview. Se quiser mais leveza o Chrome pode ser a solução, mas ele tem um inconveniente, pelo menos para mim, ele instala atualizações sem sua permissão. Alternativa a este e o Opera, apesar de alguns sites não se darem bem com ele, já outros funcionam melhor com este.

E-mail: Para o gerenciamento de varias contas de e-mail, há algumas opções como Live Mail da Microsoft ou Mozilla Thunderbird ou o próprio Outlook - se possuir o Office completo. O EssentialPIM é uma alternativa e tanto, ele é uma agenda com recursos de gerenciado de e-mail na linha do Outlook.

E mensageiros? As novas versões do MSN (Windows Live Messenger) estão muito pesadas, mas dependendo da pessoa na há alternativa a não ser usá-lo. Caso seja minimalista, e adote outras redes, pode usar o Pidgin ou o Miranda IM; se quiser usar só o MSN pode usar o aMSN.

Positivo_Sim_Edition_380Jogos: Você pode tentar rodar alguns jogos, mas você ira descobrir que na sua grande maioria será difícil, e até impossível, jogar alguns títulos. Uma dica valida e o uso de emuladores, eu pessoalmente testei alguns (ZSNES, GENS, VBA e PSXFin) em um Positivo Sim+ 380 com Windows 7 Starter, e quase todos rodaram a contento, só o PSXFin não se saiu bem no teste com alguns títulos. Mais isso não quer dizer que não seja possível rodá-los com outros.

Programas específicos: Você pode naturalmente usar programas destinados a certos trabalhos específicos como EAC (ripar CDs), DVD Decrypter e Wondershare DVD Creator (para “ripagem” e autoração de DVDs) se possui um drive de DVD. Subtitle Workshop (editar legendas), Inno Setup (criação de instaladores de softwares) e Sandboxie. Mas fiquem atento, esses dispositivos não foram feitos para trabalhos intensivos então não abuse.

E claro que você pode usar outros programas mais pesados, se você, por exemplo, otimizar o sistema operacional, pode ser possível usar programas mais pesados como editores de vídeo, áudio e imagens. Mas pense bem, por que uma coisa dar para fazer não significa que você deva fazer.

Voltar: Netbooks com Intel Atom: Hardware.

0 comentários:

Postar um comentário