sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ler e-books EPUBs no computador.

E-book PCApesar de não gostar do fanatismo que os produtos Apple causa em muita gente, eu tenho que dar os parabéns ao Jobs por ter empurrado seu tablet iPad para o mercado. Isso foi importante, pois fez a indústria ver que havia - e há - um público para dispositivos do tipo, principalmente como meio de leitura, mas quem não tem um como faz? Simples, o computador, não é confortável, mais com algumas dicas da para se virar bem com ele.

Ler ou não? Para ler e-books você deve saber que há alguns inconvenientes nisso, principalmente no que tange a resolução e os DPI dos monitores. Talvez por isso o iPad 3, com sua tela retina, seja a revolução prometida pela Apple. A iluminação do local onde fica o computador também é bem importante.

Iluminação: Uma das vantagens do ler digital é a possibilidade de ver sem precisar de meios de iluminação externo. Mas o mais recomendado e ver em uma sala iluminada corretamente, O contraste entre a luz do monitor e a baixa luminosidade ambiente causa desconforto. Para não cansar sua visão, leia durante uns 40 minutos e pare 1 hora para descansar. Repita a operação até terminar de ler e pisque com maior freqüência.

Monitor: O ideal é um LCD com retro-iluminação por LEDs de resolução alta (Resoluções de monitores). Com brilho acima dos 300 cd/m2 e contraste estático de 700:1 com ângulo de visão o mais próximo possível do 180°. Evite luz direta incidindo sobre o monitor, não posicione-o em frente de janelas.

Formatos: O PDF nunca foi criando com o objetivo de ser um meio para à substituição do livro, e sim com a finalidade de diminuição de papel em repartições ou empresas (o conceito GED, gerenciamento eletrônico de documentos). Apesar disso é comum o uso deste formato atualmente para essa finalidade. O EPUB é sim um formato para livros – mais ele não é o único - apesar de ser a minha escolha para isso.

Programas: Testei vários, sempre procurando softwares que atendesse minhas prioridades de leveza, funcionamento em computadores antigos com Linux; e que não se intrometesse nas entranhas do Windows. Por isso o uso de versões portable dos programas. Certos aplicativos para Windows têm o péssimo hábito de mexer em partes criticas do sistema da Microsoft, e como ele parece que foi juntado com cuspe; e certeza de problemas futuros.

O Digital Editions é a solução da Adobe para a leitura de e-books em PC. O programa lê os formatos PDF e EPUB, com ou sem a proteção DRM - utilizada por 90% da editoras e livrarias nacionais - sem esse suporte ficaria impossível a leitura do livro digital comprados nelas.

Ele tem alguns adendos como organizar os livros em pastas, adicionar notas, entre outras características. A sua interface é fácil de utilizar, e é baseada em flash. Ele permite assim uma leitura muito confortável. É possível aumentar ou diminuir o tamanho do texto e ir até uma página específica sem dificuldade, mas não editas as informações dos e-books. Ele pode ser bom para a leitura de PDF mais como leitor de EPUBs e apenas mediano.

O EPUBReader é muito prático para quem está habituado a usar o navegador Firefox e as suas extensões. Ele é uma extensão para a raposinha de fogo que dá ao navegador o poder de abrir os e-books em formato EPUB direto nele. Ele permite a troca do tamanho da letra, a cor do fundo da tela, entre outras coisas para melhorar a leitura. Apesar de um visual espartano, é a melhor opção para quem usa o navegador da Mozilla.

MagicScroll eBook ReaderO MagicScroll eBook Reader é uma daquelas extensões para Chrome que tornam o navegador do Google um dos melhores da atualidade. Uma vez instalado no “browser” ele cria um link na área de Apps para um serviço que permite transformá-lo num prático leitor de e-books. Ele é o melhor programa de leitura de EPUB atualmente para PC, tem a vantagem de ler em qualquer navegador com suporte a HTML5.

O Calibre é um software de leitura e catalogação de e-books que permite simultaneamente a conversão em formato EPUB de livros em diferentes tipos de arquivos. Ele é bom para transforma seus PDF em formato EPUB para transportá-los em dispositivos como os tablets e os e-reader.

Os sites: Encontrei poucos sites bons de livros em EPUBs a maiorias disponibiliza em outros formatos como o PDF.

EPUBBR Clube (antigo Biblioteca do Exilado): Disponibiliza uma grande quantidade de livros digitais em formato MOBI e EPUB, com atualizações freqüentes feitas pelo administrador do site. Atenção: Alguns livros requerem cadastro no site, ou tiveram seus links retirados por questões de copyright.

Livros Grátis: É um bom site para se encontrar não só EPUBS, mas PDF e outros formatos de livros digitais.

eBooksBrasil: Há vários livros neste web site, em formatos variados, possuindo um vasto material em PDF e HTML (eBookLibris); muitas obras clássicas. É um dos mais antigos – se não for o mais antigo - site brasileiro nessa área. Aqui é fácil encontrar obras mais difíceis.

Projeto Gutenberg: O pioneiro nesta área, trás uma boa base de livros; só peca por ainda ter uma coleção de e-books em idioma português pequena.

Wikisource: É um projeto da Wikimedia Foundation, e é interessante pelo trabalho de colaboração na tradução para o português de obras que estão no domínio público, apesar de o projeto está um pouco parado atualmente, mais ainda é valido o seu esforço.

Caso eu cite algum livro daqui para diante eu colocarei um link para o download do mesmo em formato EPUB preferencialmente, ou em PDF a partir dos sites citados. Além disso, farei revisões nos textos antigos para acrescentar os links neles também quando for possível.

2 comentários:

  1. Também tem o Sumatra PDF, um leitor de PDF, ePub, MOBI, CHM, XPS, DjVu, CBZ, CBR para Windows.
    É leve, rápido e pode ser rodado sem ser instalado. Além disso, ele abre o PDF no ponto em que vc parou da última vez! Troquei o Acrobat Reader por ele!
    http://blog.kowalczyk.info/software/sumatrapdf/free-pdf-reader-pt.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo.

      Já havia testado o Sumatra PDF, mas como ele não tem versão em Linux não o adicionei a lista.

      Excluir