sábado, 12 de janeiro de 2013

Sai MSN Messenger, entra o Skype.

SkypePara dar um tempo de elabora à série de artigos sobre os computadores antigos que estou fazendo, comentarei sobre a decisão da Microsoft em abandonar e migrar os usuários da rede do MSN Messenger (Windows Live Messenger) para a rede de sua compra mais recente o Skype. A migração será compulsória a partir do dia 15 de janeiro, não terá como fugir. Então como ficaremos, será uma boa ou ficará na mesma?

Sinceramente não sei se o mesmo acontece com vocês, mas com a modinha do chat do Facebook pouca gente do meu circulo ainda usa os mensageiros instantâneos. Eu pelo menos uso pouco, utilizava anteriormente quando precisava enviar alguma coisa para os outros usuários da minha rede, ou queria uma conversa mais reservada; e o serviço do site do Sr. Zuckerberg e que não usava, e não usarei mesmo.

Windows_Live_MessengerNo meu PC atual o Windows Live Messenger não funciona direito, é pesado e consome muito dos recursos da máquina. Por isso usava alternativas a ele principalmente o Miranda IM. Mas como já citei anteriormente, sou adepto de um minimalismo exacerbado e o software pode não agradar a todos. Com o Skype “matando” a rede e “engolindo” os contatos do MSN não sei se isso irar causar algum transtorno. Alguns amigos que já fizeram a migração para o novo programa sentiram alguns pequenos “bugs” principalmente na transposição dos contatos de um para o outro.

O Skype foi um pioneiro e revolucionário no quesito VoIP, ligando esta tecnologia ao protocolo P2P, mas como mensageiro era um nicho. Com o decorrer dos anos ele se tornou lento. Como outros serviços já demonstraram, ser mais complicado, e cheio de finuras, não significa ser melhor. Só espero que nas mãos da Microsoft ele não sofra da síndrome de obesidade de código e de falhas que são quase que uma característica da MS.

Como tenho uma linha de testes a seguir e fiquei reduzido hoje a apenas um Pentium E6500 (Wolfdale-2M) e um Atom single core, não tenho como testar se o Skype ficará “pesado” ou não em modelos mais antigos de computadores, pelo menos nos dois que uso ele é sim “indigesto”. E as alternativas? Sinceramente na sei, o negocio e espera que os aMSN, Pidgin e Miranda IM sejam atualizados e passem a reconhecer a rede “fusionada”.

Mais situação complicada mesmo terá agora o programa aMSN que será a partir do final de janeiro um clone de um serviço descontinuado. Sua função, e a razão de existência do software não existirão mais. Ou ele muda, ou será mais uma peça de museu.

Atualizando: A Microsoft informou que os aplicativos de terceiros ainda podem funcionar, como os do Windows 8 e Windows Phone e talvez os mencionados aqui. Isto é apenas temporário, já que a empresa terminará em outubro deste ano o suporte para o protocolo XMPP. Em março de 2014, o protocolo MSP será desativado de vez, assim será impossível utilizar qualquer elemento relacionado ao Windows Live Messenger após esta data.

0 comentários:

Postar um comentário