sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Multilaser Diamond, Software.

Multilaser Diamond NB005 FrontHá basicamente duas versões desses tablet. Uma com o Android 2.3 (Gingerbread) com botões, e a outra com o Android 4 ICS (Ice Cream Sandwich) (sem botões), mas precisamente 4.0.3. Isso não foi lá muito benéfico para o usuário, ao implantar um sistema mais novo, e pesado, em um hardware que já não agüentava o sistema antigo e o cumulo da estupidez. Mas estamos no Brasil, fazer o que?

Android 4: Esta versão do sistema operacional tem algumas opções interessantes, como a possibilidade de mover os aplicativos baixados para o cartão sem precisar de programas externos. Mais ai se esconde uma barbeiragem, não sei se foi da ROM da Multilaser, ou se e uma características desta versão do ICS; se você desligar e religá-lo, os aplicativos movidos precisaram ser re-instalados.

Atualizações e Downloads de apps: Cuidado ao usar o Google Play, fique atento as atualizações dos aplicativos, nem sempre compensa atualizá-los. Leia bem as permissões deles antes de instalar, principalmente se tiver feito root. Esse tablet já vem “rooteador” de fabrica em alguns lotes.

Programas: Levando em consideração a autonomia da bateria (ou a ausência dela) tive que desativar alguns aplicativos nativos que dependiam da internet para funcionar, e procurar outros mais adequados as funções que ele iria desempenhar; ler, fazer anotações, servir como agenda e organizador pessoal.

O uso de um app para gerenciar a bateria com o Green Power Free Battery Saver, só vale apena se usar a versão pro, ou tiver um uso mais constante da internet. No meu caso na versão “free” ele iria só gerir o Wi-Fi o que não compensa os megabytes de memória que ele consome. Se você possui um aparelho que tenha GPS, 3G, Wi-Fi, Bluetooth ou qualquer das combinações deste fica a dica.

O Android Assistant é outra dica interessante. O app é para aqueles que gostam de dar uma ajustada mais fina nas configurações do Android. Apesar de o mesmo ter perdido muito de seu brilho inicial. Um dos maiores “escorregões” é a falta de uma ferramenta de gerenciamento de permissões.

Leitor: Uso principalmente o Moon+ Reader para leitura de e-books (EPUB, MOBI), ele também lê CBR e CBZ, mas nesta função não é muito bom, mas quebra um galho. Caso pague a versão pro ele ler PDFs. Em Ler e-books no computador já havia mencionados uns sites onde se obter material totalmente “di gratis”, mas ai vai mais dois: elivros-gratis que foca mais em formato PDF, e o Le Livros.

Para PDF de manuais e revistas e alguns e-books neste formato eu uso o Adobe Reader que já vem em quase todos os aparelhos com Android.

Para ler “quadrinhos”, mangás, HQs e similares em CBR/CBZ escolhi o ComicRack Free. A interface padrão é um pouco confusa no inicio, e o app não está em português, talvez esta seja a única coisa ruim dele, mais ele é bem leve, e tem a leitura mais fluida de todos que testei. A maioria dos sites, desse tipo de conteúdo é dedicado a um - ou alguns – personagens, e a editoras especificas, ou a estilos como mangás, adultos ou quadrinhos eróticos. Eu escolhi quatro sites que são: Quadrideko, SuperScam, ArteHQs e o fórum Só Quadrinhos.

Anotações e textos: Optei pelo ColorNote, como app principal para texto, uso para notas rápidas e listas de tarefas, já que dificilmente eu vou escrever mais de uma pagina neste tablet. Ele possui calendário para lembretes com alarmes e opção para backup automático no cartão SD.

O Kingsoft Office (WPS Office + PDF) e outro que recomendo para se fazer edições em arquivos do tipo do Office (Word, Excel e PowerPoint), principalmente se tiver uma tela maior de 7 polegadas, eu não me acostumei com o tamanho dos documentos apresentados, mas isso é um gosto pessoal.

Navegação: Como já havia escrito não uso muito para isso devido à autonomia da bateria recorro às vezes ao Browser padrão, com o AdBlock. Mas se quer uma recomendação de navegadores leves eu indico o Opera Mini ou o UC Browser Mini. Aplicativos como Twitter, Facebook, YouTube, Gmail e similares foram desativados, pois além de serem intrusivos demais ainda consome recurso da memória e da bateria.

Jogos: Como já vem os famigerados games Angri Bird, Fruit Ninja só instalei um emulador para os jogos de SNES, o Snes9x EX+, que funcionou perfeitamente. Há outros emuladores interessantes como os do Robert Broglia – em sua maioria, pagos - ou os “free” da V Android.

Segurança: Para um sistema que tende a se dizer móvel e seguro o Android é um pouco falho nesta área, mas é bem menos furado que o Windows. Antivírus – eu recomendo o Dr.Web Anti-Virus Light - só é necessário em atualização e instalação de app já que a configuração básica dele se baseai nos conceitos de permissões e “sandbox”. Se você quer um software mais robusto, e com outras opções a dica e o Zoner AntiVirus Free.

Android_LogoUma coisa que senti falta no Android foi à ausência de um aplicativo de sincronismo dos programas do tablet com os do PC, sem ser via a famigerada integração com o Google ou do desenvolvedor de alguns dos aplicativos; ou pior via a mão canhota da nefasta nuvem.

Curiosamente eu acabei constatando que o Android – e alguns aparelhos - não são lá muito bons, explico. Já emulava o sistema no PC, mas nunca tinha usado constantemente um aparelho concebido para o “robozinho”. Minha decepção é que o nível dos aplicativos é muito baixo em certas áreas.

Como um usuário antigo de Palm e vergonhoso saber que um sistema - e alguns aplicativos - de 2013 não consegue competir com um Palm TX de 2005.

Voltar: Multilaser Diamond: Hardware.

0 comentários:

Postar um comentário