sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Primeiros jogos eletrônicos.

Assim como separei as informações sobre os “mini” e “super” do texto sobre os computadores transistorizados, onde geralmente são incluídos. Dediquei em separado um espaço para os jogos eletrônicos. Muitos acham que o PDP-1 foi o primeiro computador a rodar um jogo eletrônico (Spacewar!). A história nem sempre e do jeito que nos e mostrada, muitas vezes são omitidas informações por puro desleixo de quem pesquisa.

Tirando os "arcade" mecânicos (aqui no Brasil, chamados de fliperamas) que usavam componentes elétricos, apenas como chamariz (luzinhas piscado), qual foi realmente o primeiro jogo eletrônico da história? A resposta pode ser bem ambígua e complicada.

CRTADO primeiro jogo eletrônico interativo conhecido foi o CRTAD (Cathode Ray Tube Amusement Device) desenvolvido por Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann. No período entre em 25 de janeiro de 1947 e 14 de dezembro de 1948. Era um simulador de mísseis inspirado nas telas de radar da II Guerra Mundial. Usava circuito analógico, e não digital, para controlar o feixe e colocar um ponto na tela. Superposições de tela foram utilizadas para alvos devido ao dispositivo não poder exibir os gráficos detalhadamente. O problema? Ele nunca foi implantado de fato ficou apenas no papel e no protótipo.

Alan Turing em 1947 desenvolveu um programa de xadrez teórico como um exemplo de inteligência da máquina. Seu colega Dietrich Prinz em 1951 escreveu o primeiro programa limitado de Xadrez para o Ferranti Mark I. O programa só foi capaz de computar algumas jogadas e não era poderoso o suficiente para jogar uma partida completa, e nem muito menos mostrava em dispositivos visuais.

Ferranti_NimrodEm 5 de maio de 1951 foi apresentado em um festival na Grã-Bretanha o computador Ferranti NIMROD. Ele foi projetado exclusivamente para jogar o jogo de Nim (um jogo matemático), usando um painel de luzes para a sua exibição. Este foi o primeiro exemplo de um computador digital projetado especificamente para esta finalidade. Esta máquina foi baseada em um projeto original construído pela UE Condon em 1941, após ter adquirido a patente em 1940. A máquina pesava mais de uma tonelada, e uma cópia foi exibida na feira New York World.

OXOO primeiro jogo de computador à usar um display gráfico digital (um osciloscópio CRT de 36x16) foi o OXO de 1952, feito por Alexander S. Douglas para o computador britânico EDSAC da Universidade de Cambridge. O jogo também era conhecido como Nada e Cruzes ou Tic-Tac-Toe, (nosso jogo da velha ou jogo do galo para os portugueses). Utilizava um controlador de telefone rotativo para o controle do jogo.

O britânico Christopher Strachey desenvolveu um rascunho de simulação de jogo de Damas para o computador valvulado de 1950 Pilot ACE (um derivado do Automatic Computing Engine (ACE) de Alan Turing) que foi testado pela primeira vez em 30 de julho 1951, no National Physical Laboratory (NPL).

Tennis4TwoO jogo de computador interativo chamado Tennis for Two de 1958, feito por William Higinbotham para a exposição anual do Brookhaven National Laboratory (BNL), exposição, financiada pelo Departamento de Energia dos EUA para promover o uso civil da energia atômica. Ele pode ter sido o pioneiro nesta área. Ele usava um computador analógico Donner Model 30 e um osciloscópio Vector.

Em 1957-1961, uma coleção de programas gráficos interativos foram criados para o computador experimental do MIT o TX-0. Estes incluíam jogos como Rato no labirinto e Tic-Tac-Toe. Usou a caneta de luz para jogar com o computador no seu osciloscópio CRT.

Em 1961 estudantes do MIT, Martin Graetz, Steve Russell e Wayne Wiitanen criaram o jogo Spacewar! Utilizando o DEC PDP-1 mini-computador e o sistema de visualização padrão (monitor CRT dot-plotting). O jogo, geralmente considerado o primeiro jogo de tiro, era supostamente usado como um teste por técnicos da DEC sobre os novos sistemas PDP-1 antes do envio, já que era o único programa disponível que exerceu todos os aspectos do hardware.

Bronw_BoxRalph Baer lançou o "Brown Box" em maio de 1967, esse projeto iniciado em 1966 na Sanders Associates foi o primeiro jogo a usar um display de vídeo raster-scan, ou aparelho de televisão (bitmaps), ele exibia a imagem diretamente via modificação de um sinal de vídeo. Um protótipo sete anos depois, foi lançado em maio de 1972 pela Magnavox sob o nome de Odyssey. Foi a primeiro console de videogame da história.

Em 1971, Bill Pitts e Hugh Tuck na Stanford University desenvolveram o primeiro jogo de computador a usar fichas, Galaxy, baseado no Spacewar!. Usava um computador DEC PDP-11/20. Apenas uma unidade já foi construído (embora mais tarde foi adaptado para rodar até oito jogos de uma só vez).

Computer_SpaceDois meses após a instalação do Galaxy, em 1971, Nolan Bushnell e Ted Dabney lançaram o Computer Space, vendido no mercado pela Nutting Associates. Este era mais um jogo baseado em variações sobre o Spacewar!. Foi o primeiro conceito comercial de um jogo de árcade eletrônico a usar fichas para as partidas. O primeiro a usar um hardware próprio para isso e não um computador geral desviado de sua função original

O primeiro a ser usado definitivamente foi o Tennis for Two, apesar de Spacewar! pleitear o cargo este apesar inaugurou o uso de um verdadeiro monitor e não apenas um osciloscópio elaborado como os anteriores. Já o "Brown Box" e o Magnavox Odyssey foram os primeiros consoles da história, em pior situação fica o gabado Computer Space considerado o primeiro “arcade” da história, ignorando a existência do Galaxy.

A intenção deste texto não é ser o material definitivo sobre os jogos eletrônicos, assim como a série computadores antigos também não tem essa intenção. Em breve eu lançarei um e-book com todas as informações que encontrei para fazer essa série de textos sobre a história da informática.

0 comentários:

Postar um comentário