sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Segurança e privacidade no webmail.

Webmail LogoCom a propagação do meio digital e comum hoje em dia termos que nos deparar com a falta de segurança de alguns serviços, muitas vezes essa falhas são oriundas das próprias empresas que nos oferece os serviços. Seja por dificultar o acesso as configurações ou por simplesmente mau caratismo. Vou analisar alguns serviços de webmail aqui neste teste e indicar algumas dicas para que não quer ter problemas com a segurança neles.

Webmail: Este serviço foi desenvolvido como uma alternativa fácil para acessar o e-mail de qualquer lugar, quando não sofria muitos ataques não recebia quase nenhuma segurança, e atenção. Quando isso ocorreu às empresas logo correram para tapar os buracos. Mas às vezes elas “tapam” demais e deixa os próprios usuários dos serviços de fora, com esquemas que não resolvem dois principais problemas, os spams e os vírus.

Yahoo! Mail: E o melhor sistema de webmail. Ele também tem seus senões aqui e acolá, como por exemplo, a nova interface que apresenta ser pesada de mais para alguns computadores isso em grande parte devido ao egordamento dos navegadores também, mais dos três grandes este é o que mais reúne uma gama de benefícios aos usuários.

Só tenha cuidado com os níveis de segurança, já que ao criá-lo ele vem “engatado” no básico, portanto uma ajusta na configuração é o ideal. Ele permite vários recursos para proteger sua conta, use e abuse deles, mas tenha cuidado com o recurso de celular e e-mail de amigo e guarde em local seguro as informações de recuperação.

GMail: O que esperar da empresa mais inovadora e bisbilhoteira da atualidade, é um serviço excelente para quem não tem medo de expor sua intimidade, pois o seu e-mail é mais furado, e usado, que maçaneta de porta de puteiro, que o diga a NSA, os dissidentes da China, Dona Dilma e os incas venusianos.

Pelo menos eles deixam você configurar os níveis de segurança e têm um serviço de recuperação “menos pior” com e-mail de recuperação, perfil alternativo com outro e-mail, pergunta secreta e o seu insistente pedido pelo número de celular. Só há uma coisa a acrescentar; como o e-mail estar atrelado ao Google Account, assim como os outros serviços do Google, se perder um perde todos.

Hotmail: Este é o pior serviço de webmail que existe, por quê? Simples ele não barra spams, e muitas vezes não precisa nem que se use com freqüência ele já que o famigerado tem varias brechas em serviços agregados ao portal MSN. Eles ainda têm o desplante de ter um serviço de recuperação de e-mail porco. E mais fácil um hacker ter acesso ao seu webmail do que você mesmo. E a desculpa e sempre a mesma “é para sua segurança”.

Para se ver livre de percalços, e dor de cabeça, neste serviço da Microsoft do “brilhante” Tio Bill e preciso ficar atento ao e-mail de recuperação que você irar dar, e a um código alfanumérico que é gerado pelo serviço. Guarde-o com cuidado, pois se perder-lo e possível que não consiga recupera seu e-mail, pois o sistema automático deles é uma bosta e não ira reconhecer suas informações como sua.

E os nacionais? Ficamos à ver navios, ao que me consta só há o gratuito BOL do UOL e o próprio UOL pago, pois a maioria dos serviços apresentado por empresas nacionais e nada mais nada menos que um versão macaqueada do serviço do Google. É bom pensar se vale a pena desembolsar uns trocados a mais para ter um e-mail alternativo, nem que seja apenas para servir como e-mail mestre de recuperação.

Se perder, como recuperar? E comum termos sistema como email para recuperação, pergunta secreta, número de telefone, e-mail alternativo e um código alfanumérico. Além disso, a esquemas mirabolantes em teste, mas esses são perigosos a não ser que queira ser cobaia.

Minha consideração é que deste o pior seja o numero de celular. Aqui no Brasil e fácil, e até comum, a perca e o roubo desses aparelhos, digamos que é um aparelho comunal, passa de mão e mão. Agora me diga, se roubarem como você vai recuperar? Vai pedir ao ladrão para enviar seu código?

As informações são suas guarde-as: Não dependa de estranhos para guardar suas informações, como já havia escrito em “É as nuvens chagando cara!”, use algum meio (arquivos do Word ou planilha do Excel com senha, banco de dados, ou programas específicos, todos estes com seus devidos backup) para armazenar dados de registros de serviços; como nomes de login e senhas.

Eu uso um arquivo Word com senha, armazenado no PC, e com esquemas de backup redundantes. Este arquivo guarda as informações de registros destes serviços para a eventualidade de eu me esquece de alguma informação. Se quiser um segurança a mais você pode usar um pen drive exclusivo para isso, e só não esquecer que esquemas únicos são passiveis de erro, então tenha backup do backup.

Privacidade: O curioso e que muitos dessas empresas americanas tem o descaramento de alegar que possuem uma “política de privacidade”. E é claro que isso é mentira, lorota das mais estapafúrdias, já que devido ao Wikileaks, e o Snowden, sabemos que somos espionados na cara dura. O pior é saber que têm alguns que duvidam inocência? Burrice? Quem vai saber. Já havia relatado isso em “Segurança e privacidade na internet”, e até dado dicas de serviços de busca menos bisbilhoteiros e de programas para se proteger de países que prezam pela liberdade deles e não a sua, imagine quem é?

E a solução? Não há solução para isso, mesmo os organismo que pregam a “liberdade” e a “privacidade” (como o eTrust e a EFF) caem no conto do vigário da “liberdade e democracia” a lá Tio Pinoquio. Há uma porradas deles que são importantes mais sua base são nos EUA, um erro dos mais crassos, será que eles acreditam na mito de vencer o inimigo por dentro? Como diz nosso “poeta maior” Cumpadi Washington “Sabem de nada, inocentes”.

0 comentários:

Postar um comentário