segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Multifuncional Epson XP-214.

Multifuncional Epson XP214Talvez tenha feito uma das maiores besteira esses últimos meses. Já faz mais de 10 anos que não uso impressoras. Mas o trabalho, e as constantes impressões de boletos, devido a atraso dos Correios do Brasil, acabaram por adquirir uma em um esquema semelhante ao do meu tablet Multilaser. O mesmo tem uma análise aqui. Diferente deste, acho que vou usar pouco, pois não quero dor de cabeças nem ir a falência.

O modelo é o Epson XP-214 – uma multifuncional (impressora, “escâner” e copiadora, apesar de achar que não exista doido o suficiente para usar a função copiar) – ela seria um bom modelo? Minha resposta é Não. Vamos as explicações do por que disso. Começamos pelos pontos negativos:

A impressão só ocorre se os quatros cartuchos estiverem com tinta, mesmo que você use uma cor que possua tinta, ela simplesmente se recusa a imprimir se um dos cartuchos estiver vazio. Truques para fazer você comprar cartuchos não é exclusividade da Epson.

Além disso, seu software tem estripulias só mesmo imaginadas pelo Snowden; sim há um programinha que fica constantemente avaliando seu perfil de impressão, pelo menos ele pode ser desligado. Além disso, tem as atualizações automáticas dos drives sem a sua permissão, a lá Google.

Eu recomendo que instale os drives (alem do Epson Scan e EpsonNET Config) a partir do site, pois ele é mais “limpo” do que a versão que vem no CD. Depois fique atendo, se mesmo depois disso ele não instalou software de terceiros, ou habilitou serviços desnecessários em segundo plano.

Pontos positivos: Ela é barata, seus suprimentos são baratos, e o custo para impressão é bom, é claro para quem não tem um volume grande de impressão. Possui conexão Wi-Fi fácil de configurar, mas atenção não use a função WPS do seu roteador, pois é insegura.

Bulk-Ink EpsonE os bulk ink? Existe para esse modelo tanto a versão com tambor fora, quanto a que usa cartuchos independentes reutilizáveis, são fáceis de encontrar no Mercado Livre, e qualquer assistência instalar o dispositivo em pouco tempo. Mas a pergunta é se vale a pena?

Pense bem, você comprar uma impressora por 200, 300, gasta mais 100 nisso e ainda vai comprar tinta, que deve ser corante de qualidade (Inktec). Sem contar que terá trabalho extra para regular o sistema, além da limpeza das cabeças, e esse trabalho todo só para imprimir “mais barato”?

E a análise é só isso? O que poderei dizer mais? Ela imprime? Imprime. Ela "escanea"? "Escanea". Faz copia? Copia. Ela nem assobia, nem muito menos chupa cana. Não poderia prolongar mais já que a multifuncional cumpriu com os seus objetivos básicos, que é a impressão e o escaneamento. Além disso, a tecnologia por jato de tinta é antiga e não teve lá muitas melhorias ao longo do tempo.

2 comentários:

  1. Possuo essa impressora, com o sistema de bulk ink e realmente e triste. Ela cumpre suas funções, mas obrigar a ter todos os cartuchos com tinta pra imprimir apenas uma cor é lamentável! Uso também a T50, também da Epson, com bulk e acho a impressão melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John essa é a famosa, "o barato sai caro". Segundo alguns fóruns, para quem quer imprime muito, e não quer usar bulk-ink, a solução seria a Epson L355 Ecotank.

      Excluir