terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Windows 10, o Windows cheguei.

Eu já estou de saco cheio, e nem sou o Papai Noel. Nos últimos meses estamos sendo atacado de todas as formas com propagandas do mais novo rebento da turma de herdeiros do Tio Bill. O tal do Windows 10, que por ser de “graça” (Para Windows 8 e 7), e vir com o messiânico DirectX 12, fez com que tivesse uma aceitação maior do que qualquer outro sistema anterior da empresa de Redmond. É não traz nada de novo.

Interface com o usuário e personalização: O menu iniciar sempre esteve presente até Windows 7, ficou ausente no Windows 8 (mais logo posto na praça no 8.1). Já o Windows 10 incorporou os “live tiles” (blocos dinâmicos) numa tentativa de agradar gregos e troianos. Além disso, você pode personalizar; plano de fundo, descansos de tela, animações, fixação de aplicativos, aparência dos ícones, fonte, para que a área de trabalho fique com a sua cara. Antigamente havia temas que realizavam uma cirurgia plástica completa no Windows sem precisar compra um sistema “novo”.

Ferramentas de “produtividade”? O Hyperboot & InstantGo do “8”, que permitem retomar rapidamente o trabalho no Windows, também está no “10”. Segundo “eles”, no Windows 7, não há qualquer sinal dessa função. Alguém da MS já ouviu falar do “hibernar”? Outro recurso “nunca visto” é o Windows Hello, que é o suporte a ferramenta de autenticação biométrica, nossa “supimpa”. Vão roubar as impressões também? Outra “novidade” é a “chamada telefônica” a partir do PC, VoIP? Direta? Ou é mais um recurso já existente com roupagem escandalosa? Putz, no Windows 98 SE tinha isso.

PC travesti: No Windows 10 há o recurso Continuum, que permite alternar de maneira fácil entre os modos de desktop e tablet, recurso útil para os Surface. Isso me lembra o Windows XP Tablet PC. Acho mais útil que a interface “tablet” do Windows 8. Segundo eles o Windows 10 é o único sistema que conta com os Desktops Virtuais de forma nativa. O recurso permite visualizar dados de vários computadores em uma única tela. Seria correto se eles definissem o que quer dizer o “nativo”. Desde o Windows NT 4 isso já existia, só não era transparente, o "PowerToys" do XP manda lembranças.

Windows 10 IniciarMicrosoft Edge: O “novo” navegador da Microsoft está disponível somente no Windows 10. As versões anteriores do sistema vinham “equipadas” com o Internet Explorer. E o que seria o “Edge” se não o próprio IE macaqueado, e com os recursos dos concorrentes.

Windows Store: A loja de aplicativos da Microsoft integra os Windows 8.1 e 10. Com funcionamento análogo aos Apple Store e o Google Play Store. Tudo seria bonito se os “stores” não fosse um “kibagem” do conceito de repositório presente no Linux. Ponto para a Microsoft inventou uma coisa que já existe.

As contas locais: O Windows 10 pode ser usado com uma conta de usuário local, mas a Microsoft desencoraja, e até mesmo dificulta a vida de quem não quer conectar o sistema a uma conta da empresa. Se você opta por usar isso, todos os dados são enviados automaticamente para os servidores dela, incluindo histórico de navegação, favoritos, sites que estão abertos, senhas de hotspots, e nomes de redes de Wi-Fi e suas senhas. É possível desativar estas opções acessando as configurações, mas talvez seria melhor perguntar para o usuário antes de ativá-las como padrão, em vez de pedir que eles as desliguem por conta própria. Vai se hilário ver, por exemplo, funcionários da Sony com seus documentos vagando pelos servidores da concorrente.

Como todas as assistentes pessoais (Google Now e Siri também têm esse problema), a “Cortana” coleta muitos dados, talvez mais do que deveria. A justificativa é que, para oferecer “serviços personalizados”, “ela” precisa coletar informações do calendário, dos “apps”, e-mails, mensagens de texto, identificação de chamadas, seus contatos, e com quem você interage com mais freqüência. Além de como você usa seu aparelho, e os serviços da Microsoft. A música que você ouve, alarmes, bloqueio da tela, o que você vê e compra, segundo a MS. Há mais, seus comandos de voz, seu nome, apelido.

Integração com Xbox: Total e gratuito no Windows 10. A versão 8.1 possui com modo multiplayer pago. O Windows 7 não tem integração com o Xbox. Eu pergunto: e para que um sistema novo para implantar uma coisa que poderia ser feita apenas com uma atualização?

OneDrive integrado: Nas versões 10 e 8, o usuário pode acessar os documentos do OneDrive diretamente do Windows Explorer. No 7 isso não é possível. Se você ativar a encriptação do dispositivo, o Windows 10 faz a codificação do HD em que ele está instalado e gera uma chave de recuperação que é enviada para o OneDrive, o que significa que o servidor da Microsoft tem acesso à chave que destravará seu PC. Legal não?

Identidade de anúncios: O Windows 10 cria uma chave de identificação única para cada dispositivo, que permite o direcionamento de anúncios para o seu perfil de usuário. E pode ser usado por desenvolvedores e por redes de publicidade para mostrar anúncios direcionados, Adware fazendo escola.

MS Big BrotherA nova política de privacidade da Microsoft vem causando polêmica. Os termos de utilização é um tanto invasivo, e autoriza a coleta de muita informações do usuário Dessa forma, ela tem acesso livre a todas as interações dos usuários, indo muito além de dados básicos, que podem ser de PCs ou dispositivos móveis. A empresa garante que não vai compartilhar os dados dos usuários sem o consentimento deles, ah ta, eu acredito. Os termos são bastante abrangentes no que tange a quando se diz que acessa, divulga e guarda “dados pessoais, incluindo seus conteúdos, enquanto ela acredita em “boa fé” que isso é necessário para cumprir a “lei”, “proteger seus clientes”, manter a segurança de seus próprios serviços, e preservar sua “propriedade intelectual”.

Atualizar a BIOS, por causa do “secuer boot”. Reinicio freqüentes devidas as atualizações automáticas, que não são facilmente desligadas. Sem contar apagar programas sem autorização. Findamos o ano com o presente a lá George Orwell, o Big Brother não serão implantado pelo comunismo e nem muito menos pela Apple, e sim por uma empresa fundada por um imbecil filantropo que a cada dia fica mais rico. Belo presente de natal.

0 comentários:

Postar um comentário