quarta-feira, 16 de março de 2016

Análise da fonte Cougar SL360W.

Cougar LogoJá estou parecendo até aqueles canais do YouTube que gostam de postar “unboxing”, ao análise mais um produto que adquirir. Precisava de uma fonte de qualidade que não detonasse meu bolso, e fosse condizente com o “poder” do PC que estava querendo ressuscitar. De nada adianta querer colocar um reator nuclear em uma caravela do século XV. E quase não conseguir, a única solução foi ariscar em uma fonte de marca pouco conhecida aqui no Brasil.

A CGR SL 360 é um fonte da Cougar, que é uma marca focada no mercado europeu que pertence a taiwanesa HEC/Compurcase, que também fabrica fontes. Mais o modelo em questão é fabricada pela chinesa Guangzhou Sanyang Electron. Aliás, toda a série SL é feita pela mesma empresa.

Essas fontes têm muitas pegadinhas, elas são mostradas como se não tivesse chave seletora, da cor preta, e com malha nos cabos. Elas não são assim. E que os modelos de 300W, 350W e 360W são novos, e não acompanhar o designe dos outros modelos da linha SL. Isso acaba sendo uma propaganda negativa a esses produtos, não sei por raios a Cougar deixou fazer essa “cagada”.

Especificações: Tensão de entrada: AC 115/230V com chave seletora. Frequência de 60/50Hz com corrente de entrada de 10/5A, sua potência máxima rotulada de pico é de 360W. Possui uma fan de 120mm para a refrigeração.

As amperagem são: 16A na linha de +3.3V, 16A na de + 5V com 120W. 25A na linha de +127V1 com carga de 300W. -12V - 0.3A, +5VSB – 2A. Sim esse modelo em especifico parece não possui a segunda via de 12V como os outros modelos da série SL.

Ela possui um conector de 20+4 pinos para o conector principal da placa-mãe, dois de 4 pinos (ATX12V) que juntos formarão um EPS12V para a CPU, dois Molex, um FDD (Berg), quatro SATA. É um conector PCI-E de 6 pinos. Possui uma proteção de malha só no cabo de 24 pinos.

E uma boa comprar? Sim, é não. A afirmativa é por que ela é uma fonte de entrada, mas ao que parece não foi retirado nenhum dos componentes essenciais. A negativa é por ela não possui PFC ativo, e nem muito menos pode ser exigida no máximo de sua capacidade.

Seria interessante uma análise feita pelo site CdH, já que apenas dei uma “olhada” me baseando no “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Agora por que a compra? Imagine um PC básico dos muitos que são vendidos por ai, eles não gastam quase nada. Uma fonte de qualidade 250w, se está existisse, daria contar do recado. Agora por que raios, você vai gastar mais de 250 reais, e eu estou sendo bonzinho, por uma fonte 80Plus de mais de 400w se seu PC na gastará isso tudo? Pelo futuro upgrade que ira fazer? Essa não cola.

0 comentários:

Postar um comentário