segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Efeito Highlander; PayPal x ClickSense.

Logo PTCNão entendeu? Pois esse é mais um das invenções da minha cabeça, é uma teoria para explicar certo fenômeno econômico. No mundo capitalista é comum uma empresa partir para esse “método”, ao acabar com a concorrência, ou quando já se sente confortável em sua posição de líder de determinado setor. No final só pode haver um. Como já dizia o guerreiro imortal do filme Highlander de 1986.

E o porquê disso? Bem recentemente o ClixSense perdeu o PayPal, assim com já havia retirado o Neteller e o Payza, como forma de pagamento. Ele não é o primeiro a acontecer isso, o Clique.com.pt já havia perdido no ano passado, e este parece que até agora não se recuperou direito, mesmo efetuando pagamentos.

Recentemente o site recuperou o ultimo, e está atrás do Skrill, mais um produto da Paysafe como o “N”. Tirando a desconfiança que fiquei sobre os sites, a alegação do administrador do CS pode ser verdade, e a política do principal processador em não tolerar este tipo de negocio, que está ocasionando este imbróglio todo.

O “PP” tem uma mania - já bem antiga - de “matar a conta” de serviços que o fizeram crescer. Numa justificativa “honesta” de combater o dinheiro ilícito de lavagem. Já foram vários casos, e ao que parece agora é a vez dos PTCs. Não que dinheiro ganho em anúncios seja crime, se não o próprio está ferrado, mais sim a forma como os anunciantes ganham seu dinheiro para pagar os anúncios neste tipo de site.

Tudo muito bonito se não fosse um porem, alguns detalhes que não foram contabilizados, sim é isso mesmo, o seletivíssimo da honestidade presente hoje em dia em muitas instituições ao combater determinados “crimes”. Nem vou citar nomes por que este informativo não é para isso. Enquanto não forem presos todos os criminosos de colarinho branco não me venham com historinhas de luta contra a corrupção. E nem muito menos incluir inocentes na jogada capitalista do monopólio, que é o objetivo de todo empresa que diz seguir a “teoria capitalista”.

Só vejo uma solução para isso, e por incrível que pareça, é a de um serviço que já disse aqui no site que não levava muita fé. Sim, é o Bitcoin, o sistema já tem um ecossistema para sustentar. Mas como sempre com este também a comunidade lusitânica ficará a mercê dos faniquitos das divas anglo-saxônicas e seus rebentos. Sem contar a morte de muitos serviços que também afeta o BT, no final este também depende do “mundo real” para funcionar.

No final algumas pessoas já se perguntam qual seria a verdadeira vantagem em se manter um serviço desse tipo, se não fosse a facilidade de transferir, e enviar moeda entre países, e em pequenas quantidades, rápido e sem a burocracia dos bancos. Se os mesmos seguirem a cartinha bancaria, não vejo vantagem em pagar para uma empresa estrangeira mexer com o meu dinheiro. Fico com um banco nacional que pelo menos faz a “roda nacional” movimentar.

0 comentários:

Postar um comentário