terça-feira, 14 de julho de 2009

As frustrações de uma vida digital

Hammer_X_PCRecentemente tive um problema com o meu computador, problema na memória RAM, que me levou a pensar na evolução da informática. Apesar de a tecnologia ter se disseminado e evoluindo pelos países desenvolvidos, e até por alguns países subdesenvolvidos, a qualidade dos componentes fabricados esta cada vez pior. Há problemas que acontecem freqüentemente, e comigo também ocorreram em dois PCs diferentes que tenho aqui em casa.

Um desses qüiproquós mais comuns acontece com algumas placas-mãe de alguns fabricantes que tem três ou dois slot de memória, mais muitos não consegue colocar mais do que um, isso já aconteceu comigo com uma PCChips M748LMRT (ECS), questão de conflito entre eles devido a usar barramentos compartilhados; hora se não podemos colocar mais, então por que fabricam placas com os benditos slots extras?

Outro caso, esse bem comum, são as fontes. A maioria das fontes genéricas não dura muito - apesar de eu ter uma dessas de 2001 ainda funcionando - mesmo às de boa qualidade apresentam problemas com alguns modelos, então fica muito difícil convencer uma pessoa a pagar 200 ou 300 reais numa fonte de alimentação que não dura um ano, apesar da qualidade dos fabricantes. Isso em grande parte e devido às ventoinhas delas terem rolamento de bucha (sleeve bearing), um sistema não muito adequando principalmente se essa ventoinha permanecer em uma posição vertical.

Eu já perdi a conta das inúmeras fontes que troquei porque a fan delas apresentou ruídos e tremedeiras (uma mais parecia uma batedeira). Sem contar as que simplesmente se desligam, pois não consegue entregar o que prometem. E assim continuamos a comprar fontes genéricas e periféricos fabricados sobre “excelentes condições” e torcendo para que não tenha nenhum problema.

Mas talvez a pior de todas e a venda de gabinetes sem uma ventilação adequada, sim que a maioria desses componentes são fabricados para serem vendidos em países onde a temperatura medias gira em torno dos 24 graus. Mais não custaria nada acrescentar pelo menos duas fans (traseira e dianteira) nos gabinetes vendidos, já imaginou o quanto de calor sente um PC sem ar-condicionado no período do verão em Cuiabá?

A vibração: HD não estão livres de sofre disso, além do calor, mas a maioria das fan vem com rolamento de bucha que na maioria das vezes causa trepidação quando envelhecem já imaginou o que quatro fans com buchas velhas em seu gabinete faria ao seu disco rígido?

Convenhamos que na grande maioria das vezes os fabricantes justificam que o preço por componente mais adequado e caro, mas é simples ganância mesmo, eles já vendem pensando na troca de produto por defeito e como uma propaganda dizer “compre essa fonte ilimitada, mais que só dura seis meses”. Eu ainda irei me aprofundar mais nestes assuntos em outros artigos sobre informática, este fica mais como um desabafo de um usuário insatisfeito.

Matéria atualizada em 28 de fevereiro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário