sábado, 20 de novembro de 2010

Splice

SpliceSempre achei o diretor Guillermo Del Toro esquisito, não de um jeito ruim, mas como um cineasta que se pode esperar grandes surpresas, uns bons exemplos são seus filmes A Espinha do Diabo e O Labirinto do Fauno, este ultimo na minha opinião e um dos mais estranhos e intrigantes filmes. Guillermo não cansa apesar de ele não ser o diretor, mas sim o produtor o filme que irei comentar trás as caracterizas dele bem marcante.

Splice é um filme franco-canadense de ficção científica rodado em 2009 com uma pitada de terror (eu diria mais um suspense com um gostinho das pirações dos anos 70) dirigido por Vincenzo Natali, o mesmo diretor de Cube (Cubo), e produzido por Guillermo Del Toro. O filme estreou em 04 de junho de 2010 com muitas criticas e algumas objeções a certas cenas, mais e puro puritanismo hipócrita americano. Mas mesmo assim pode ser considerado um sucesso.

O filme retrata um jovem casal de cientistas, Os engenheiros genéticos Clive Nicoli (Adrien Brody) e Elsa Kast (Sarah Polley), que descobriram uma forma “segura” de misturara DNA de varias espécimes animais para criar novas criaturas, alem de conseguir introduzir o DNA humano em seu trabalho de "splicing" criando Dren (Delphine Chanéac) que o nome do laboratório onde trabalhavam ao contrário (NERD Nucleic Exchange Research and Development).

O processo não deu muito certo, tanto os espécimes sem formas criados por eles para produzir remédios veterinários (que pareciam criaturas saídas de filmes b); ficaram extremamente violentos os serem postos juntos. Já sua criação “pirata” Dren (uma mistura do DNA de vários animais com o de Elsa), eram muitos instáveis e mudavam de sexo, tornado, no caso de Dren, uma espécie de tarado sexual.

Talvez o que me levou a recomendar e a postar uma critica sobre esse filme no blog, e a estranheza e surrealidade da situação. Dren e meio que filha de Elsa e seduz e faz sexo com o marido dela (Clive) e ao virar macho transa com a sua própria “mãe” e a engravida, não e estranho e esquisito? Mas nada que assuste aos fans das obras de Del Toro. O filme e um prato cheio para quem curte ficção como uma pitada de loucura no meio.

A película traz um dilema, que ainda não acontece, mas esta bem perto de se torna realidade; o relacionamento entre humanos e seres híbridos (ou clones) criados pelos delírios de grandeza dos engenheiros genéticos. Eu não me admiraria se no futuro grandes magnatas não procurassem laboratórios para fabricas suas copias de Angelina Jolie com uma pitada de libido felino. A gosto (e loucura) para tudo nesse mundo.

Só mais uma coisa talvez eu não consiga postar nada na próxima semana, mas eu já estou com algumas coisas engatilhadas como algumas criticas de filmes, um ensaio sobre micronacionalismo, dicas de jogos e emuladores, e uma tradução para o português do jogo Tropico original e sua expansão Paradise Island; fiquem no aguardo.

Assista ao filme baixando-o com o Dreamule pelo PootzForce

0 comentários:

Postar um comentário