sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Simplesmente vermelho.

Simply Red Farewell TourDepois de um merecido descanso, trago uma má noticia aos fãs nostálgicos da década de 80. Neste meu primeiro post do ano eu trago a noticia do fim de uma das maiores bandas de pop rock da “década perdida”, eu como um bom saudosista dessa época não sentirei saudades, epa! Mas como se eu acabo de falar que foi uma das maiores? Eu explico.

Sempre achei que se um músico quer fica na história com a sua banda, e melhor findar com ela no auge da carreira, do que acabar virando um zumbi musical e terminar sua trajetória com um melancólico e frustrante “adeus”. Um bom exemplo do que estou falando foi à turnê de despedida da banda inglesa Simply Red, que culminou com o deprimente show final realizado em Londres no dia 19 de dezembro de 2010.

"Boa noite, adeus, o Simply Red não existe mais", foi com essa frase dita pelo carismático líder da banda, Mick Hucknall, aos milhares de fãs que lotaram a O2 Arena em Londres, em um domingo de nevasca que caia sobre a capital inglesa, que encerou a carreia dessa banda inglesa. Em seguida, Mick, deixou o palco, depois de concluir o show com uma emocional versão de "Holding Back the Years". Podia existir cena mais lúgubre?

O vocalista é o único membro original do grupo formado em 1984 na cidade de Manchester - a banda não só mudou de integrantes como também de estilo nos últimos anos - que realizou uma longa "Farewell Tour" para se despedir dos fãs do Brasil à Nova Zelândia, passando por Espanha e Japão. Parecia que ele queria se desculpar com os fãs pelos anos de frustração que os últimos álbuns deram.

Apesar de não ter tido um futuro tão brilhante, o passado da banda tem peso. As músicas dela figuravam em muitos filmes de década de 80, filmes hoje clássicos tanto pelo enredo como pela trilha sonora, Simply Red foi uma das poucas bandas dessa época a sobreviver até hoje; pena que não tenha levado seu talento até o final; não que eu não goste das músicas, sou um dos poucos fãs em minha turma, mas o Simply não merecia terminar desse jeito.

Muitos não gostam desse gênero musical, mas sou um fã da voz rouca e envolvente do vocalista que muito me inspirou durante a minha adolescência a dançar “agarradinho com as minas”. Era uma época de ouro para o pop rock internacional onde nos divertíamos com The Cure, The Smith e Duran Duran e os mais engajados com U2. Tirando a “múmia” do U2, só o Simply havia tentado um rumo diferente mais não foi bem sucedido.

De retumbantes fracassos e ter se transformado em uma típica banda de “mela cueca” como dizia meu saudoso amigo Rui Carlos. Simply Red foi uma grande banda inegavelmente como bem demonstrou seus 3 primeiros álbuns, Picture Book (1985), Men and Women (1987) e A New Flame (1989), mas caiu no canto da sereia a partir do álbum Stars (1991) e não consegui mais produzir sucessos e sim viver de seu passado glorioso. De minha parte, obrigado Simply, mas já vai tarde.

Coletânea do Simply Red baixando-o pelo PootzForce.

0 comentários:

Postar um comentário