sexta-feira, 6 de maio de 2011

Usos para um iPad ou tablet.

iPadNos últimos tempos, temos ouvidos muitos decretos de morte ao PC vindo principalmente dos fabricantes e ideólogos dos dispositivos chamados tablets; não sei que utilidade teria para muita gente o dito aparelhinho, mas para mim eu já encontrei algumas utilidades para o inútil. O cerne da questão é que o conceito nunca foi de todo inútil, o grande inconveniente aqui é o marketing descarado de alguns fabricantes e as reportagens bombásticas de “revistas especializadas” tentando lhe convencer de que ele matou o PC.

Um pouco de historia: o conceito é bem antigo - apesar de nunca ter se popularizado - vai desde os precursores (GRiDPad Pen Computer da GRiD Systems) e o conceito de prancheta de trabalho (Tablets PC IBM) ao UMPC da Intel e Microsoft, até chegar ao dispositivo de reprodução, consumo e armazenamento de mídia da Apple, o vulgo iPad, que acabou por divulgar e espalhar o termo tablet. Já tinha feito um post onde mostrei minha opinião sobre o iPad e que eu não o considerava revolucionário (continuo não considerando).

Pen ComputerTalvez os motivos dessa impopularidade sejam alguns dos grandes problemas dos antecessores do iPad e assemelhados, como: a falta de objetividade, quase inexistência de componentes de baixo consumo elétrico e a ausência de um sistema operacional confiável, exclusivo e leve para rodar neles. O caso e que já foi definido um espaço para os dispositivos e ao contrario dos alarmistas, eles não vão substituir os PCs desktops, mas pelo menos temos uma definição clara de sua utilidade e do que não podemos fazer.

Tirando o iPad com o seu iOS e as tentativas da HP como o seu WebOS e a RIMM com o Playbook (baseado no QNX) - além do esquecido Meego fusão do Nokia Maemo com o Intel Moblin - os tablets do futuro e do presente em sua maioria roda Android (principalmente agora com o surgimento do Honeycomb).

Samsung_Galaxy_TabO iPad ao que parece, definiu o que seria os tablets; um dispositivo para ver mídias e executar pequenas funções como: ler e-books, ver vídeos, escutar musicas, fazer pequenas tarefas de produtividade pessoal; e porque não jogar. Seu tamanho e flexibilidade possibilitam seu uso, por exemplo, em hospitais, escritórios de arquitetura, trabalhos simples de organização que não precisa de notebooks ou PCs desktops; e ai e que os novos tablets acertam; os antigos queriam ser computadores completos, os novos já tomaram consciência de que não são e não serão; apesar da mídia sensacionalista querer dizer o contrario.

E-book readers: Um dos usos mais interessantes e ler e-books, as possibilidades são muito boas - talvez seu único senão seja a tela - LCD com LED não e muito confortável, mais por enquanto da para o gasto. O uso do iBooks com o iBooks Store no iPad e bem interessante, não há nada parecido no Android, o Aldiko e considerado o melhor mais infelizmente não chega perto do da Apple pelo menos por enquanto, mas ha uma gama maior de aplicativos que possa ser usados nessa plataforma para criar uma biblioteca virtual de jornais, revistas e livros para consulta; ou simplesmente para diversão.

Detalhes sobre as telas: Os modelos de telas mais adequados para a leitura não e o LCD e sim modelos estáticos como o e-paper da E-Ink, mas ele tem dois problemas, não e colorido e nem e adequado para mostrar movimento, ha alguns projetos de telas coloridas como os da Samsung e Fujitsu; a Qualcomm ao que parece tentou amenizar os dois problemas com uma cajadada só com a sua tela mirasol, que não pegou. Mas por enquanto o LCD vai ter que servir até que o OLED venha à ser barateado e popularizado.

Pranchetas inteligentes: e outro uso para eles, um conceito que surgiu ainda com o Palm, mas a tela era muito pequena para alguns usos específicos; e boa para leitura de medidores de água, luz e gás. Já para imagens maiores, não era adequado, por exemplo, para ver arquivos de CAD ou plantas de arquitetura. Com o uso de tablet de 10 polegadas pode-se resolver esse empecilho. E usá-lo em substituição a alguns projetos interessantes como o monitoramento dos testes automobilísticos feito por algumas montadoras (como a Wolksvagem) e do CAD para construção civil que eram usados por algumas construtoras no Brasil, projetos esses que usavam os antigos Palm.

Gerenciador de mídias: O usuário, por exemplo, que goste de vídeos e músicas, pode compra um tablet barato e um storange NAS ou uma case USB e ligá-lo ao roteador Wi-Fi no padrão N para poder ver vídeos e musicas em qualquer canto da casa e também administra sua coleção multimídia. Alem de poder centraliza os backups e gerenciar o NAS por ele.

Automação domestica: o controle da automação domestica pode ser feito, com o uso de componentes com tecnologia X10; ou acoplando sua central de controle (Crestron, IHC da Schneider Electric ou Arduino) a um roteador para acessá-lo pela rede domestica ou pela internet com o tablet. Da mesma maneira pode-se monitorar as câmeras de segurança, que usará um NAS (ou case USB) para guardar os vídeos por elas capturados, que depois pode ser visto pelo tablet. Bem parecido com o aparelho que o Dr. Rodney McKay usava em Stargate Atlantis.

Motorola_XoomUm dado curioso: pesquisa recente feita pela AdMob do Google constatar que a maioria usa para jogar (84%) buscar informação (78%), e-mail (74) ler notícias (61%), redes sociais (56%), e-books (46%), compras (42%) e 19% para outras funções. Como podemos perceber em um futuro próximo e bem provável que os tablets eliminem de vez o conceito de netbook. O curioso e que eles vieram como uma alternativa barata aos subnotebooks (ou no caso especifico do OLPC um computador barato para fins educacionais) como hoje os componentes para netbook podem ser colocados em subnotebooks – na verdade nunca houve impedimento tecnológico nisso e sim mercadológico - o conceito acaba por não trazer beneficio ou fazer sentido.

As possibilidades são muitas em tablets com Android, mas qualquer uma que tenha um sistema operacional confiável e gerenciável pode ser muito útil; como um dispositivo de entrada para ver internet na sala, ou mostra aquele vídeo bacana para seu pai que não sai do sofá. Apesar do sucesso inicial o iPad não vai correr esta corrida sozinho ela já esta sendo quase ganha pelo Android, a não ser que o senhor Jobs tente “revolucionar” de novo, inventando a “roda”.

6 comentários:

  1. Kra, tem vários erros de português e concordância aí, corrige isso que seu artigo melhora.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo revisando mais de uma vez, é comum passar erros; venho revisando alguns artigos para corrigir isso.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. eu já encontrei algumas utilidades para o inútil.////inútil???vc ki acha ele inutil!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é inútil quando querem usá-lo para substituir PC e Notebooks. Tablets são simplesmente reprodutores de mídias, não são revolucionários por um motivo, já existia o conceito antes do iPad. Mas como tal aparelho surgiu das mãos da Apple, foi catapultado ao patamar de ícone tecnológico, puro fanatismo.

      Excluir
  4. gostei do texto e não vi nada de muito grave em algumas derrapadas no portugues. gosto muito da temática e achei sua analise bastante equilibrada. parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. O português, principalmente do Brasil, é um pouco complicado e é quase que impossível escapar de escorregar em algumas de suas regras.

      Excluir