quinta-feira, 30 de junho de 2011

O melhor do melhor senhor, e com louvor.

The_Hurt_LockerNos últimos tempos, devido em grande parte a internet, muitos cinéfilos tem percebido o quanto o cinema hollywoodiano - e a arte em si - tem engajamento com o aparato propagandístico do American Way of Life do tio Sam. Muitos sem perguntam até onde vai à liberdade de expressão “americana” quando o assunto e a parte feia dos EUA; na grande maioria das vezes eles têm um comportamento de Dorian Gray tentando esconder seu quadro de horrores e só mostrando à parte apresentável de sua persona.

Os exemplos são muitos, do “filme tentativa” de justificar a sandice do Bush, The Hurt Locker (Guerra ao Terror) a música pop/teen Party USA de Miley Cyrus, somos brindados diariamente com o brilhantismo do modelo “americano” de vida. Mas isso não e novo é foi uma jogada de mestre dos EUA, partir para a doutrinação cultural. Muitos países nem seque sente que são manipulados, pois sua capacidade de raciocinar livremente foi “abduzida” pelo mesmo modelo.

Battle_Los_AngelesUm dos exemplos mais novos da doutrinação “americana” cinematográfica e o filme Battle: Los Angeles (Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles). Mais um filme de invasão do mundo em que Hollywood nos traz de bandeja dourada um festival de patriotada americana. Parecendo um "Independence Day" 2. O que me faz pensar se Isso seria um filme sobre invasão do mundo por ET's ou de homenagem aos fuzileiros navais americanos? Os marines são guerreiros, são honrados; incansáveis na busca de defender o mundo, a democracia, o jeito americano e a liberdade.

Mas o pior de tudo e que o Brasil cai de patinho no conto do vigário; enquanto no mundo, muitos países que eram e são aliados dos EUA reavaliam sua dependência e o presente de grego (democracia e liberalismo econômico) do Tio Sam; a república da banana vai de cabeça e com tudo em direção contraria.

No Brasil ha uma tal de coerência política, pelo menos e o que o eleitor médio diz ter, pois brasileiro não vota em “malucos nacionalistas” tipo Enéias, mas elege palhaços como o Tiririca. Para nós brasileiros, políticos que defende sua nação, como Chaves, Morales e tanto outros; são malucos e ditadores e não podem ser eleitos; mas nós não nós constrangemos em votar em pessoas como Palocci e FHC, que não pensam duas vezes para vender a própria mãe na zona, quiçá o país. Como diz uma frase em voga na internet. “O brasileiro é um narciso às avessas em vez de adorar-se, cospe na própria imagem”.

Talvez o pior de tudo e ver que muitos aplaudem um país e um povo arrogante, egocêntrico, megalomaníaco e delirante, que matam milhares em nome de uma fantasia chamada democracia e ainda falam de paz e amor; malucos seria um adjetivo até leve a pessoas como essas. Sinceramente muitas vezes torço pelos alienígenas em filmes assim, se e para defender indivíduos como esses - que muitas vezes não vale o ar que respira - eu prefiro que a humanidade seja e exterminada. Mas como diria o Erasmo de RotterdamA pior das loucuras é sem dúvida pretender ser sensato num mundo de doidos”.

Assista ao filme The Hurt Locker baixando-o com o Dreamule pelo PootzForce.
Assista ao filme Battle: Los Angeles baixando-o com o Dreamule pelo PootzForce.

0 comentários:

Postar um comentário