sexta-feira, 22 de julho de 2011

Mudança de domínio e casa arrumada.

MudançaQuando criei esse blog não tinha muita coisa em mente nem muito menos achava que ia dedicar muito tempo a ele, o que eu queria em principio era só um local onde colocar minhas “sandices” algo como um mural escolar, por isso o nome original nada explicativo baseado em uma frase de uma música de uma banda de heavy metal.

Mas fui tomando gosto pela coisa e fui gradualmente mudando o foco e aprendendo com os erros e acertos. O que eu queria era um nome que definisse bem o site, o nome escolhido foi Cutucando, mas descubro que já havia um com o mesmo nome. Acabei por escolher Acirrando e aqui vou relatar meus passos pela troca do nome, eu não optei por um domínio próprio, pois queria fazer um teste na marra da plataforma blogger, mas em um futuro breve o Acirrando terá um domino personalizado.

Dicas sobre o nome ao criar um blog: Crie um título com menos de 12 caracteres. Procure por um título não existente, e que não seja semelhante a nenhum título de outros blogs, de preferência a nomes com uma só palavra ou no maximo duas, o nome curto e bom, pois o blogger disponibiliza 80 caracteres para uma URL de postagem, desses 80, 34 são utilizados no http://.blogspot.com/aaaa/mm/.html sobrando 46 caracteres. Diminua a quantidade de caracteres do nome de seu blog e tem-se o número de caracteres que poderá usar no título da postagem sem prejudicar a URL.

1. O que o Blogger faz ao trocar o nome de domínio? Depende; se for adicionar um domínio próprio ele irá redirecionar seu antigo endereço blogspot.com para o seu domínio personalizado. Mas isso só acontece se você tiver um domínio personalizado se for só trocar o nome e continuar com o blogspot simplesmente seu domínio antigo desaparece e seu novo domínio começara do zero, então pense bem antes de dar esse passo.

2. Configuração no painel do Blogger: Uma vez decidido sobre qual método usar, devemos inseri-lo no blog. Para tanto, entre no painel, clique em “Configurações” e na aba “Publicação”, escolha “Endereço do Blog*Spot”, coloque o nome escolhido e clique em “salvar configurações”. Caso o nome escolhido não esteja disponível o Google avisa, por isso e bom fazer uma verificação antes.

3. Os Feeds: Se você usa os feeds do próprio Blogger, nada precisa ser feito pois a mudança será automática. Os assinantes continuarão a receber os posts via feeds sem nem notarem a mudança. No caso do feedburne e bem provável que precise de algumas configurações como a troca da url antiga pela nova.

4. O Sitemap: Quem usa o Google Webmaster Tools, deverá eliminar o antigo perfil e criar um novo para o domínio personalizado e enviar novos sitemaps e inserir o novo código no HTML do blog.

5. O Google Analytics: Pode manter como está, pois o que vale é o código que foi inserido no blog. Caso você queira mudar sua url e só entra em editar perfil e trocar pela nova que e bom para não confundir com a antiga. Comigo aconteceu algo curioso a antiga url permaneceu como marcador do perfil apesar de ela na existir mais. Caso você use outros serviços de web analytics, verifique se será necessário criar uma nova conta.

6. Google Friend Connect: Seus seguidores ficaram onde estão não haverá mudanças ou perca de seguidores.

7. Picasa Web Álbuns: não ocorre nada fica do mesmo jeito. O Google troca automaticamente o nome da pasta onde são armazenadas as imagens do blog que você tenha incluído no blog, caso você use esse serviço para armazenar as imagens do seu blog.

8. Os links internos que você possua terão naturalmente que ser refeitos e é bom que seja rápido, pois de tiver muito trafego em seu site, e bem provável que perca um pouco da credibilidade se começar a aparecer muitos links quebrados ao que o visitam.

9. Já os links que você distribui pela net e os agregadores de links, onde tenha cadastro terá que refazer tudo de novo.

Eu acabei tendo que usar muitos agregadores de links como: Colmeia, Linklog, Link-Me, Ueba; usei-os, pois eles não pedem registro para enviar os links e eu queria uma forma rápida de divulgar o blog o mais rápido possível para tentar recuperar a perda de leitores que geralmente acontece quando se muda de nome.

Sobre os recursos visuais: alguém uma vez me perguntou por que eu não deixava meu blog mais atraente visualmente, o problema e que sou de uma época em que a internet funcionava a 56 kbps e a maioria dos webmasters faziam seus sites em editores não visuais ou até no bloco de notas do Windows (eu era um deles no falecido site sobre anime e hentai Pizeiro). O problema com as imagens e os melhoramentos visual e que no corre atual, os sistemas estão ficando muito pesados, mas não eficientes; e claro que um recurso bacana aqui e acolá e bom para um site. Mas não podemos achar que todo o mundo no globo use um processador de oito núcleos com 16 GB de RAM e uma conexão a lá Japão com 100 Mbs.

Eu elaborei algumas regras para o meu blog desde que decidir me dedicar mais seriamente a ele: eu limito o numero de imagens a no máximo duas por paginas, além de acrescentar links para obras de referências ou sites que abordam os temas apresentados pelo Acirrando; eu tento evitar GIFs animados e Flash para que ele fique menos pesado possível. Não que seja ruim, mas não podemos usar GIFs, Java e Flash para tudo

Um conselho que eu dou e: se for mudar o nome/domino de seu blog ou site mude para um domínio próprio, pois o serviço e um pouco trabalhoso e você vai irremediavelmente perde alguma coisa com isso; se for só trocar o nome blogspot. Principalmente se seu site já está com bastante estrada e uma boa divulgação pela rede simplesmente não vale apena.

0 comentários:

Postar um comentário