sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Emuladores, ZSNES, GENS, VBA e PSXFin.

Emulação LogoSe vocês forem leitores assíduo do site já podem ter percebido que minhas dicas de software são em sua maioria de programas leves ou open source. Isso em parte e devido ao meu PC ser um simples Intel Celeron D 2,53 GHz e eu ter começado minha vida no mundo IBM PC com uma famigerada placa PC Chips M748LMRT com um Pentium III Coppermine Slot 1 550 MHz, 128 MB de SDRAM 100 MHz e HD de 10 GB IDE33 ligado a linha discada.

O misere de desempenho era tanto que não podia jogar jogos pesados então logo fui cair nos emuladores de muitos consoles. Apesar de hoje ter um PC digamos mais “moderno” continuo com um processador fraco e sem placa de vídeo. Mas me divirto muito com jogos em emuladores e os que mais uso são o ZSNES (Super Nintendo), PSXFin (PSOne), VisualBoyAdvance (GameBoy) e o GENS (Mega Drive, Sega32X e Sega CD). Vamos a cada um deles.

O ZSNES que roda em Windows, Linux, FreeBSD e DOS e provavelmente o emulador de Super Nintendo mais famoso e o mais usado no mundo, alguns talvez gostem mais do Snes9x; ele e programado em Assembly x86, e foi originalmente desenvolvido pela dupla ZsKnight e _Demo_. Hoje e desenvolvido pelo ZSNES Tem e é distribuído pela licença GPL.

Ele tem suporte para joystick USB e pode ser configurado para usar botões em modo turbo ou rapidfire, além da capacidade de salvar o jogo no ponto que ele está sendo jogado, suporta também anti-aliasing e Smoothing, e tem a possibilidade de tirar screenshots (Salva imagens em formato BMP e PNG) e gravar sons do jogo que está sendo emulado. (Ele grava as músicas no formato .SPC), pode aumentar a capacidade sonora e acelerar ou diminuir a velocidade do jogo, salvar/restaurar automaticamente o status do jogo e pausa automaticamente quando a janela não estiver ativa. Possui também suporte para códigos de trapaça para Game Genie, Pro Action Replay e GoldFinger. Pode ser utilizado sem a necessidade de instalação (Portable). Carrega jogos através de arquivo ROM e arquivos compactados .ZIP, Exibe o relógio do sistema, e a taxa de frames por segundo (FPS). Ele possui muitas configurações para melhorara a jogabilidade, mas as básicas já vêm pré-configuradas e é só pegar as ROMs e jogar.

O GENS com versões para Windows e Linux e talvez o único emulador de Mega Drive, Sega32X e SegaCD que emula todos os jogos dos consoles sem falhas; e um programa com tradução para o português, que foi desenvolvido pelo programador Stéphane Dallongeville com a contribuição de outros e distribuído sob a licença GPL.

Ele permite disputas via rede local ou Internet com o cliente Kaillera; e o uso de cheats. Não necessidade de instalação (Portable). Habilita/desabilita som, aumenta o FPS, tem recurso para Joystick USB e configurações de botões em modo turbo (ou rapidfire), pode ser usado em tela cheia. Carrega jogos através de arquivo ROM e arquivos compactados .ZIP, Durante a execução do jogo é possível pausar automaticamente quando a janela não estiver ativa e salvar/restaurar o status do jogo ao pausá-lo, pode exibir a taxa de frames por segundo (FPS), Ele salva imagens do jogo em formato: BMP e o som do jogo em formato WAW. Para poder jogar ROMs de Sega32X e SegaCD e preciso da BIOS dos mesmos (32X G.BIN, 32X M.BIN, 32X S.BIN e JAP.BIN, EUR.BIN, US.BIN para o SegaCD).

Baixar a versão em português pelo Mega.

VisualBoyAdvance e o melhor emulador que existe para a plataforma Game Boy (suporta Game Boy original, Color e Advance) ele roda em Windows, Linux e BeOS, e tem tradução para o português; ele é completo e proporciona uma experiência muito melhor do que o próprio Game Boy. Os pontos fortes estão na possibilidade de salvamento dos jogos em qualquer parte do game, e a importação dos códigos cheats de gameshark, O emulador vem na resolução original do game, ou seja, muito pequena. E possível maximizar a tela. O problema disto será a perda da qualidade da imagem, já que os jogos não foram feito para rodar em resolução alta. No entanto, isto não impede que você se divirta com os games rodando em tela cheia.

Baixar a versão em português pelo Mega.

O PSXFin e a versão completa e em português do conhecido pSX que roda em Windows e Linux. Eu o uso para emular jogos do PS1, apesar de muitos acharem o ePSXe mais compatível e configurável, prefiro esse onde e só colocar o CD e jogar. Ele aceita joystick USB e possui algumas configurações, mas na grande maioria das vezes e só colocar a ROM e jogar. Para poder salvar os jogos rodados e preciso de dois arquivos .mcr que são responsáveis pelos memoricards, e possível copiá-los das pastas memoricards do EPSX e colocá-los na pasta cards do PSXFin. Além disso, para poder usá-lo e preciso da ROM da BIOS do console (SCPH1001.BIN). O PSXFin e uma versão completa e em português e com os arquivos necessários do emulador pSX.

Baixar a versão completa em português pelo Mega.

Quanto as ROMs existem muitos sites na rede dedicados ao mundo da emulação eu indico aqui alguns deles, além de um site que conta um pouco da história dos videogames apenas como curiosidade:

EmulaBR e um site dedicado a emulação de vários consoles, uma curiosidade e que eles possuem as ROMs de clássicos e de alguns consoles desconhecido.

ROMSUP e um dedicado na sua maioria a emulação dos console mais novos da Nintendo, além de possuir uma sessão dedicada ao PSOne.

Já o RetroSpace e um site pertencente ao OuterSpace do portal Terra que conta um pouco da história do videogame.

Esse artigo não contém dicas especificas sobre esses emuladores e apenas um apanhado dos principais recursos desses programas que eu acho mais rápidos e adequados a emulação desses consoles, com eles e bem provável de vocês não terem problemas na emulação dos jogos.

Antes que me atirem pedras aviso que no Brasil, de acordo com a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98, a única forma de uma ROM ser legal é quando a pessoa possui o jogo (comprado legalmente) e utiliza a ROM no computador como Backup do jogo original.

0 comentários:

Postar um comentário