Como diz aquele ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”, só que no mundo da internet às vezes uma imagem não vale mais que mil palavras, mas pesa mais que um elefante, então o que fazer; deixar o site/blog sem imagens? Diria Yoda ensinando budismo “certo caminho do meio leva”.
As imagens: Na internet elas são em sua maioria do tipo bitmaps (raster) JPEG, GIF e o PNG (também os mais indicados para isso). O JPEG e um formato adequado para fotografias, GIF e para desenhos em baixa qualidade e cores (256), e o PNG e sua contrapartida livre e em alta qualidade.
Dica: em alguns casos uma imagem ficará melhor em outro tipo do que em seu formato recomendável, como exemplo temos capturas de telas que em JPEG perdem um pouco de sua definição e cores, por isso uso geralmente PNG que são mais leves e matem uma boa qualidade.
Que imagens usar: Depende; imagens grátis ou Creative Commons na internet são bem fáceis de se encontrar, alguns usam capturas de telas, imagens, fotos e ilustrações feitas por eles próprios. Tudo vai depender do foco principal do blog e a que público ele se dedica, mas cuidado, de os devidos créditos aos autores das imagens se forem usar algumas que não lhe pertença e tenha “copyright”.
Dica: Há vários lugares para pegar imagens como o próprio Google ou fotografias próprias e ilustrações, o blog usa com freqüência o SoftIcons, Blog do Novaes e o site do Nani, além e claro das capturas de tela que fazemos dos programas testados.
Poucas imagens: Com o pouco uso delas o site carrega mais rápido em conexões mais baixas, e claro que não e para levar ao extremo e deixá-lo nu, use com moderação e estabeleça um critério para incluía-las baseado em seu layout, usamos como critério no Acirrando duas imagens para uma pagina de tamanho A4, em alguns casos foram usadas imagens em alta resolução. Pois foram necessárias ao público alvo dos artigos onde elas estão.
Como editar: a varias maneiras de se editar, desde as profissionais que usam os produtos da Adobe ou Corel, até a turma do “grátis ate injeção na testa vale” (GIMP, Paint.NET, PhotoScape, Picasa, IrfanView e o Paint do Windows). Eu só um cara que gosta de um caminho espinhoso; estou usando o próprio Paint do Windows XP com o IrfanView para enfeitar o blog, mas não e a escolha mais adequada, pelo menos não o Paint.
O programa a ser usado: essa e uma escolha que vai depender do blogueiro; o Paint do Vista e Seven estão muito bons, e da para fazer muita coisa, e em conjunto com o IrfanView ele se torna bem competente; mas o mais recomendado hoje em dia pelos pessoal que faz edições simples em imagens para blogs e o Paint.NET. Apesar de eu não gostar muito de sua atitude de querer empurrar o NET Framework junto, já tive problemas com ele - em conjunto com outros programas - mas para quem nuca teve zica com ele ou já tem esse encosto do Bill.
Dica: Trabalhe sempre com imagens brutas e editáveis em BMP (RAW ou TIFF também se possui um programa que as edite) e só depois converta nos formatos adequados, mas mantenha sempre o arquivo original. Cuidado com o DPI, apesar de alguns dizerem o contrario, ele e muito mais importante do que parece; manter um DPI alto não vai afetar o tamanho das imagens, mas o contrario afetara a qualidade dele, principalmente se der um zoom.
Animações GIFs: Não os use em áreas como títulos de post, manchete, slogan, e o nome do site, pois além de acarretar um peso maior a ele, isso é visualmente cansativo aos olhos de quem os ler. Usem imagens pequenas para destacar seu post como os GIFs ou PNGs não animados de no máximo 256x256 pixels, a não ser que seja imprescindível usar uma imagem de maior tamanho.
Animações GIFs, onde colocá-las: Elas são boas para banners e elementos de destaque e promoção, como propagandas, mas cuidado; se houver muitos delas pipocando pela tela e bem provável que os objetivos de destacar e promover não funcione e ainda afugente os leitores. Tente não exagerar nas animações GIFs para não distrai os visitantes da sua homepage do que eles realmente querem, que e o seu conteúdo informativo.
Dica: Se você quiser usar muitas imagens para propaganda e bom pensar em usar um script para automatizar isso. Aqui, por exemplo, usamos um bem simples que carregar um banner a cada atualização do site para não colocar todos de uma vez na pagina principal.
Flash e Java: não são adequados para serem usados em imagens e animações em site, mas mesmo assim tem muita gente que insiste em usá-los e em demasia e acaba por transformar sua pagina na internet em uma viagem psicodélica (encontro de Jim Morrison com Andy Warhol para pintar quadros cubistas). Se quiser usá-los destaque uma área privativa para eles, mas jamais os use na pagina inicial.
Dica: Se quiser usá-los eles são mais adequados a serviços como games, vídeos e áudio em paginas específicas para isso.
O macete e muito simples, as imagens estão para enfeitar o seu site ou blog e não para ser o objetivo principal dele; a não ser que seu cantinho no ciberespaço seja dedicado a fotografia e ao desenho. Moderação e simplicidade e a chave para ter um site visualmente simples e atraente.
Depois da quase um mês sem atualizar o blog, voltaremos a "soltar post" com alguma freqüência; se observarem atentamente iram notar que aos poucos o Acirrando esta mudando de roupagem novamente, menu, nova seção de links e a newsletter funcionando a pleno vapor - além e claro do script para os banners dos PTCs. Em breve o site ira fica mais simples e com mais informações úteis para os leitores, assim espero.
As imagens: Na internet elas são em sua maioria do tipo bitmaps (raster) JPEG, GIF e o PNG (também os mais indicados para isso). O JPEG e um formato adequado para fotografias, GIF e para desenhos em baixa qualidade e cores (256), e o PNG e sua contrapartida livre e em alta qualidade.
Dica: em alguns casos uma imagem ficará melhor em outro tipo do que em seu formato recomendável, como exemplo temos capturas de telas que em JPEG perdem um pouco de sua definição e cores, por isso uso geralmente PNG que são mais leves e matem uma boa qualidade.
Que imagens usar: Depende; imagens grátis ou Creative Commons na internet são bem fáceis de se encontrar, alguns usam capturas de telas, imagens, fotos e ilustrações feitas por eles próprios. Tudo vai depender do foco principal do blog e a que público ele se dedica, mas cuidado, de os devidos créditos aos autores das imagens se forem usar algumas que não lhe pertença e tenha “copyright”.
Dica: Há vários lugares para pegar imagens como o próprio Google ou fotografias próprias e ilustrações, o blog usa com freqüência o SoftIcons, Blog do Novaes e o site do Nani, além e claro das capturas de tela que fazemos dos programas testados.
Poucas imagens: Com o pouco uso delas o site carrega mais rápido em conexões mais baixas, e claro que não e para levar ao extremo e deixá-lo nu, use com moderação e estabeleça um critério para incluía-las baseado em seu layout, usamos como critério no Acirrando duas imagens para uma pagina de tamanho A4, em alguns casos foram usadas imagens em alta resolução. Pois foram necessárias ao público alvo dos artigos onde elas estão.
Como editar: a varias maneiras de se editar, desde as profissionais que usam os produtos da Adobe ou Corel, até a turma do “grátis ate injeção na testa vale” (GIMP, Paint.NET, PhotoScape, Picasa, IrfanView e o Paint do Windows). Eu só um cara que gosta de um caminho espinhoso; estou usando o próprio Paint do Windows XP com o IrfanView para enfeitar o blog, mas não e a escolha mais adequada, pelo menos não o Paint.
O programa a ser usado: essa e uma escolha que vai depender do blogueiro; o Paint do Vista e Seven estão muito bons, e da para fazer muita coisa, e em conjunto com o IrfanView ele se torna bem competente; mas o mais recomendado hoje em dia pelos pessoal que faz edições simples em imagens para blogs e o Paint.NET. Apesar de eu não gostar muito de sua atitude de querer empurrar o NET Framework junto, já tive problemas com ele - em conjunto com outros programas - mas para quem nuca teve zica com ele ou já tem esse encosto do Bill.
Dica: Trabalhe sempre com imagens brutas e editáveis em BMP (RAW ou TIFF também se possui um programa que as edite) e só depois converta nos formatos adequados, mas mantenha sempre o arquivo original. Cuidado com o DPI, apesar de alguns dizerem o contrario, ele e muito mais importante do que parece; manter um DPI alto não vai afetar o tamanho das imagens, mas o contrario afetara a qualidade dele, principalmente se der um zoom.
Animações GIFs: Não os use em áreas como títulos de post, manchete, slogan, e o nome do site, pois além de acarretar um peso maior a ele, isso é visualmente cansativo aos olhos de quem os ler. Usem imagens pequenas para destacar seu post como os GIFs ou PNGs não animados de no máximo 256x256 pixels, a não ser que seja imprescindível usar uma imagem de maior tamanho.
Animações GIFs, onde colocá-las: Elas são boas para banners e elementos de destaque e promoção, como propagandas, mas cuidado; se houver muitos delas pipocando pela tela e bem provável que os objetivos de destacar e promover não funcione e ainda afugente os leitores. Tente não exagerar nas animações GIFs para não distrai os visitantes da sua homepage do que eles realmente querem, que e o seu conteúdo informativo.
Dica: Se você quiser usar muitas imagens para propaganda e bom pensar em usar um script para automatizar isso. Aqui, por exemplo, usamos um bem simples que carregar um banner a cada atualização do site para não colocar todos de uma vez na pagina principal.
Flash e Java: não são adequados para serem usados em imagens e animações em site, mas mesmo assim tem muita gente que insiste em usá-los e em demasia e acaba por transformar sua pagina na internet em uma viagem psicodélica (encontro de Jim Morrison com Andy Warhol para pintar quadros cubistas). Se quiser usá-los destaque uma área privativa para eles, mas jamais os use na pagina inicial.
Dica: Se quiser usá-los eles são mais adequados a serviços como games, vídeos e áudio em paginas específicas para isso.
O macete e muito simples, as imagens estão para enfeitar o seu site ou blog e não para ser o objetivo principal dele; a não ser que seu cantinho no ciberespaço seja dedicado a fotografia e ao desenho. Moderação e simplicidade e a chave para ter um site visualmente simples e atraente.
Depois da quase um mês sem atualizar o blog, voltaremos a "soltar post" com alguma freqüência; se observarem atentamente iram notar que aos poucos o Acirrando esta mudando de roupagem novamente, menu, nova seção de links e a newsletter funcionando a pleno vapor - além e claro do script para os banners dos PTCs. Em breve o site ira fica mais simples e com mais informações úteis para os leitores, assim espero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário