sábado, 20 de outubro de 2012

Segurança e privacidade na internet.

ProtegidoDepois de passado a celeuma que as fotos da piranha do Tonho da Lua fizeram, decidi fazer esse artigo para você ter algumas dicas sobre como proceder, ou qual software usar para se proteger dos malvados garotos que roubam fotos e informações em esquemas mirabolantes. Isso e para quem acreditou na conversar dela. O perigo está mais na falta de atenção em que senta na frente do computador do que nos perigos externos.

Segurança na internet: Há uns anos usava-se a metáfora de que navegando na internet uma pessoa tinha o mesmo nível de perigo de andar em uma rua deserta a noite. E é bem isso mesmo. Não há regras únicas, nem há muito que se fazer, a não ser o de praxe, como o uso de antivírus, anti-spyware e firewall.

Navegador: Não instale complementos a torto e a direito nos navegadores, e tome cuidado com os plugins do Java e Flash. Muitas vezes alguns sites com vírus pedem para instalar um and-nos - não instale - a não ser os dos bancos e mesmo eles, tenham cuidado. Quanto ao software eu recomendaria o uso do Firefox, Opera, em conjunto com os buscadores DuckDuckGo e ixquick. É em ultimo caso o Chrome, já que o mesmo não é muito amigo da privacidade.

E-mail: O uso de e-mails alternativos, ou descartáveis, e uma boa prática para se livrar do spam; principalmente se estes forem usados em sites não confiáveis ou de diversão. Defina também um e-mail pessoal e outro para trabalho ou diversão, assim você fica mais protegido.

Cartão de crédito: Use e abuse dos cartões pré-pagos ou de processadores de pagamentos online como o PayPal, Payza ou Neteller. O uso de informações vitais como números de cartões de créditos em sites de compras ou similares é bem perigoso, que o diga o pessoal da PSN.

Privacidade na internet: Você só é anônimo e tem privacidade por que ninguém está interessado no que você faz. Então não de informações vitais como RG, CPF, telefone, endereço, CEP. A não ser que for imprescindível como a sites de bancos, cartões ou processadores de pagamentos online.

Redes sociais: Esse tipo de exposição é bem exagerado, e nos últimos anos, as pessoas têm colocado toda sua vida em sites do tipo; eu não recomendaria isso. Esse tipo de atitude não difere de um indivíduo que saísse para a rua com uma placa contando toda a sua vida, pois é isso que você faz ao abrir seus perfis para todos com informações confidenciais como telefone, onde você mora, fotos e outras coisas relacionadas. Todos os serviços têm opções de privacidade, então as use. Casos como os das gêmeas de Brasília (Linny e Mary) são emblemáticos.

Fóruns de discussões, sites de jogos e similares: O mínimo de informação que você poder dar a este tipo de serviço é o melhor. Eu por exemplo, criei um personagem com historia, e-mail e foto para usar em sites de jogos, mas é claro que você não precisa ser tão perfeccionista como eu. Só der nome e e-mail - de preferência um exclusivo para isso – e a idade que é o mínimo que esses sites pedem.

Rede TorO uso de Proxy: O uso de Proxy anônimo ou softwares como o Tor, I2P, ou mesmo FreeNet, é só uma paliativo, nada impede que os "meganhas" peguem suas informações na saída. A maioria desses servidores é em países não confiáveis e que monitorar esse tipo de serviço.

Segurança física: É comum as pessoas usarem seus PCs Windows como usuários administrativos e sem senhas de acesso. Isso é um erro primário, e um perigo, principalmente ser este for um portátil. Mesmo com o uso do sistema UAC, o sistema da Microsoft sofre de panes intermináveis. Não custa nada usar dois usuários (um administrativo e outro normal) e definir senhas para a entrada no sistema.

Roteador/modem: Use um roteador com firewall e IDS. Se for um modelo wi-fi habilite a criptografia WPA, e definha quem entra em sua rede através do filtro de MAC. Além disso, troque a senha padrão do aparelho por uma que contenha letra e números de no mínimo 8 caracteres.

Os programas: Usar antivírus (Avira AntiVir) e anti-maware (Malwarebytes' Anti-Malware) - assim como o firewall no roteador/modem - é o mínimo recomendado para uma segurança adequada. Se possuir um notebook use o firewall do sistema operacional deste mesmo que sua rede possua um aparelho separado com esse tipo de programa, para o caso de sair e entra em uma rede não segura.

Criptografia: Para quem trabalha em casa, e precisa de segurança ao enviar informações pela internet, o uso de sistemas como Tails ou Replicant ou programas de criptografia como Drag`n`Crypt ULTRA ou o pacote Gpg4win (GnuPG), é indispensável. Mas cuidado, os mesmo não são fáceis de usar.

As Nuvens: É um dos maiores erros que um usuário possa cometer – principalmente se os dados armazenados nestes serviços forem pessoais - o uso de recurso de terceiros para armazenamento de informações e mais antigo do que se imagina só que agora a maçã ta tentando passa como se isso fosse “cool”. Cuidado ninguém entrega as chaves de casa e os documentos para estranhos nem muito menos os deixa pendurados no portão de casa, ou deixa?

Senhas: Não as reutilize (na use a mesma senha para vários sites). É sempre tenhas senha de no mínimo oito caracteres alfanuméricos (letras e números). Pode usar critérios para confeccioná-las com um conjunto de dois caracteres para lembra-se do que se trata. Vocês podem armazená-las em um arquivo Word - com senha - em seu computador desktop. Jamais guarde as senhas em aparelhos moveis ou mesmo notebooks.

A internet hoje se tornou indispensável para algumas funções, mas com ela você perde também uma pouco de sua segurança e privacidade, não tem como isso não acontecer, mas também não devemos ser tão passiveis. É só ter cuidado e aprender alguma coisa a mais sobre segurança.

2 comentários: