
A organização é a principal dica, para a recuperação, armazenamento e backup de dados. As várias formas de organização dos dados, que vão desde subdivisões de pastas até o particionamento de disco e os esquemas de clonagem de HD.
Duas partições: O uso de duas partições ou dois discos, um para o sistema operacional e os programas e outro para os dados é um das primeiras dicas para uma boa organização dos dados. Assim fica bem mais fácil o armazenamento, backup e a recuperação deles.
Sistema de Recuperação: Em netbooks geralmente vem com um sistema de recuperação, mas ele não é bem configurado, já que ao usar apenas uma partição você perde os dados armazenados ao usá-lo; o ideal seria usar duas partições uma abrigaria o sistema e outra os dados. Há modelos em que este sistema usa recursos do próprio sistema operacional Windows como o Shadow Copy (VSS), solução presente nas ultimas versões.
Caixa do primeiro Socorro: Como eu já havia escrito em (Computador antigo e rápido: Programas.) o uso de um pen drive ou CD com ferramentas de recuperação pode ser bem interessante, o uso de recursos como o PortableApps, Bart’s PE Builder ou o Parted Magic para automatizar estas ferramentas e uma boa pedida, você pode configurá-los para usar seus softwares preferidos. Como o apresentado neste texto.
O Recuva é um programa da Piriform que consegue recuperar arquivos deletados do disco rígido, mas há algumas regras para isso. Não use a versão instalavel dele, prefira a versão portable. Por quê? Simples ao instala ou salva arquivos no disco rígido você pode esta apagando definitivamente os arquivos que esteja tentando recuperar pó isso o uso de um pen drive com ele e espaço para salvar e recomendável.
Para começar insira o pen drive ou execute o programa se já o possui instalado. Ele apresentará um wizard, se não quiser usá-lo e só escolher a opção e clicar em cancelar. Ele ira para a tela principal onde você poderá ajustar a sua busca, mas vamos ficar com o wizard.
Na próxima tela, selecione o local onde o arquivo estava alojado antes de ser excluído. Você pode especificar o local exato ou até mesmo procurar em dispositivos removíveis como câmera digital, por exemplo. Se você não sabe onde ele estava realmente, marque a opção "Não tenho certeza".
Na tela seguinte, marque a opção “Habilitar a Verificação Profunda” e clique em “Iniciar”. O aplicativo iniciará a varredura em todo o seu disco rígido. Se você marcou a opção de verificação profunda, como mencionado anteriormente, o scan pode levar alguns minutos. Tenha um pouco de paciência e procure não instalar ou baixar nada nesse meio tempo para não comprometer o resultado do trabalho.

Observe que ao lado esquerdo do nome de cada arquivo encontrado, haverá sempre um círculo colorido. Cada cor dos círculos representa uma informação importante sobre o estado do arquivo que indicará se será possível ou não a sua recuperação.
Círculo Vermelho - é uma notificação de que o arquivo não poderá ser recuperado. O arquivo foi sobrescrito por outro arquivo, portanto, tornou-se irrecuperável. Por isso é importante não instalar ou usar o computador antes de efetuar o procedimento de recuperação.
Círculo Laranja - é uma notificação de que as chances de o arquivo ser recuperado integralmente são poucas, mas não nulas. O arquivo pode estar corrompido, ou pode estar normal. Porém, geralmente, o arquivo vem corrompido.
Círculo Verde - é uma notificação de que o arquivo pode ser recuperado perfeitamente, 100%. Isto é, ele está em perfeito estado, certamente você conseguirá recuperar e salvá-lo sem qualquer empecilho. Mas não recomendo salva-los no disco e sim no pen drive se quiser recuperar muitos arquivos.
Você pode obter os detalhes completos da integridade dos arquivos diretamente do Recuva. Para isto, clique sobre um dos arquivos e selecione a guia “Informações”, à direita da interface do programa. Então leia a descrição completa no campo abaixo, especialmente onde diz "Estado". Você pode selecionar o arquivo e clicar na guia “Previsão” para visualizar melhor o arquivo (imagens), bem como pode especificar a unidade que deseja vasculhar.
Como explicado anteriormente, os arquivos com o círculo verde ao lado, são os que têm a maior probabilidade de recuperação. Mas os arquivos com círculo laranja não podem ser descartados. Tudo pode ser esclarecido visualizando a área “Informações” e à descrição “Estado”.
Para salvar o arquivo no PC novamente, marque a caixa de seleção do arquivo desejado primeiro e clique no botão “Recuperar”, localizado na parte inferior direita da tela. Escolha a pasta em que o arquivo será salvo - recomendo salvar no próprio pen drive - e clique “Sim” na próxima mensagem. Aguarde até que apareça uma mensagem confirmando a recuperação do(s) arquivo(s), e clique no botão “OK”. Pronto você conseguiu recuperar seus arquivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário