quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Computadores IBM da década de 50.

Old_ComputerDepois de uma longa pausa resolvi voltar aos textos sobre computadores históricos, mas não segui a ordem cronológica, por quê? Estar sendo bem difícil encontrar informações mais detalhadas sobre os computadores transistorizados, por isso resolvi fazer este texto. Eu não podia deixar de fazer um texto sobre a “americana” IBM, mesmo que ela tenha entrada de gaiata na história da informática; a empresa foi, e ainda é muito importante.

Computadores como o Harvard Mark I - IBM Automatic Sequence Controlled Calculator (ASCC) em parceria com a Universidade de Harvard e a calculadora valvulada 604 de 1948 estão na origem, e mesmo na segunda geração ele é responsável por um dos primeiros dispositivos transistorizados a calculadora 608 de 1955 mas só vendida em 1957. Eu irei omitir este dois, pois eles são calculadoras, apesar da linha que separa dos dois ser bem tênue.

IBM 701O IBM 701, conhecido como a “Calculadora de Defesa”, enquanto em desenvolvimento, foi anunciado pela empresa em 29 de abril de 1952. O sistema utilizava tubos de vácuo para os circuitos lógicos e o armazenamento era feito por 72 tubos de Williams-Kilburn. Está memória, poderia ser expandida; com um segundo conjunto de tubos (IBM 706), ou por substituição dela por memória de ferrite (IBM 737).

Ele inaugurou um conceito de fita magnética barata ao trocar a de metal no UNIVAC I (UNISERVO) por uma de plástico com a fita “7 Track” que eram usadas em sua unidades IBM 726, 727 ou varias dessas comandadas por um unidade de controle IBM 753. Seus periféricos adicionais eram um tambor magnético para armazenamento secundário (IBM 731) e um gravador/leitor de cartões perfurados (IBM 721/711), e a saída de vídeo (IBM 740).

O que o diferenciava dos outros era o Speedcoding (com o uso do KOMPILER) que é provavelmente a primeira linguagem de programação de alto nível de uso prático da história (sem contar a Plankalkül de Zuse). A famosa frase atribuída a Thomas Watson, Jr. Que não havia mercado para mais do que 5 computadores se referia a este modelo e não há todos, já que na época já havia mais de uma centena deles espalhados pelo mundo.

IBM 650O IBM 650 de 1953 foi um dos primeiros computadores da empresa, e o primeiro do mundo, a ser produzido em massa; quase 2.000 unidades foram produzidas. Era valvulado e usava um tambor magnético rotativo a 12.500 RPM como a memória principal. Mostrava resultados em um painel luminoso no sistema decimal “bi-quinary”. O IBM 533, um leitor/perfurador de cartões era usado como armazenamento secundário.

Podia usar outras unidades auxiliares, ou feitas para outros modelos da empresa, como a unidade de controle de fitas IBM 652 para as fitas magnéticas IBM 727 e a unidade de disco (IBM 355) que era uma versão melhorada do 350. Além destes podia usar o IBM 653 que era uma unidade auxiliar que dava suporte ao uso de memória de núcleo magnética, registrador de índice e a aritmética de ponto flutuante. Tinha também a uma unidade alfabética auxiliar (IBM 654), uma estação de Inquérito (IBM 838) é a máquina de contabilidade IBM 407, uma versão modernizada do maquina de tabulação. Além do leitor IBM 543 e o perfurador IBM 544.

O IBM 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control) lançado em 13 de setembro de 1956 é um tardio computador valvulado e com relés, com um estranho arranjo de unidade de memória composta por um tambor magnético rotativo e uma memória de núcleo magnética, (vulgo ferrite). Um legitimo representante da primeira geração em uma época já dominada por transistores (a segunda geração). Mas ele tinha uma característica única.

Suas unidades de entrada eram um leitor/gravador de cartões perfurados (IBM 323) e a de saída por uma impressora (IBM 370), além do console (IBM 380) para o controle das operações do computador. Ele foi vendido inicialmente para a MOPAR divisão da Chrysler.

Usava como armazenamento secundário uma unidade IBM 350 (primeiro disco magnético), o dispositivo era composto de 50 discos 24 polegadas que rodavam a 1200 RPM e tinha 3,75 MB, isso mesmo megabyte. Este sistema se tornaria padrão em computação décadas mais tarde.

IBM 610O IBM 610 “Auto-Point” desenvolvido por John Lentz do Watson Lab da Universidade de Columbia, foi o primeiro computador a pleitear o titulo de pessoal, no sentido de um aparelho para ser usado por uma pessoa. Foi introduzido em 1957. Era pequeno o suficiente para caber facilmente em um escritório. Ele foi projetado para ser usado em um escritório normal, sem quaisquer requisitos elétricos ou ar condicionado especiais.

Usava válvulas para o circuito lógico de processamento e tambor magnético rotativo para a memória principal, além de leitores e perfuradores de fita de papel. A entrada foi a partir de um teclado e a saída por uma máquina de escrever presente neste.

O termo "auto-point" refere-se à capacidade de ajustar automaticamente o ponto decimal em aritmética de ponto flutuante. Seu preço era de 55.000 dólares, ou podia ser alugado por 1.150 dólares por mês. Um total de 180 unidades foram comercializadas. Era um computador lento e limitado. Foi substituído pelo IBM 1620.

Mas o que quase primitivos computadores valvulados fizeram de tão importante em plena época dominada pelos transistorizados? Simples. Além dos avanços em áreas como o armazenamento a IBM introduziu padrões e modelos de operação mais tarde usados por todo o setor.

A IBM tinha uma linha clara de desenvolvimento computacional. Séries para pesquisa, de caráter militar e a linha comercial. Muitos conceitos como computador de linha geral para escritórios derivadas dos Equipamentos de registro de Unidade (maquinas elétricas de contabilidade) eram IBM. Em sua tentativa de manter seu monopólio ela acabou por inventar e propagandear certos aparelhos como o disco rígido.

0 comentários:

Postar um comentário