quinta-feira, 26 de junho de 2014

Melhores aplicativos para Android.

Android_LogoComo já havia mencionado uso um tablet para coisas básicas e resolvi inicial um artigo com algumas dicas de aplicativos (apps) para Android semelhante com o que eu já fazia com os programas para “desktops”; presentes no hoje já unido artigo “Kit de ferramentas básicas”. Minhas linhas de escolhas são semelhantes os softwares para PC, têm que ser grátis, em português e o mais leve possível. E irar crescer assim que for testando mais softwares.

Leitor de e-books: Moon + Reader. Suporta EPUB, MOBI, CHM, CBR, CBZ, UMD, FB2, TXT, HTML, RAR, ZIP ou OPDS. Ele é minha escolha para a leitura de e-books em formato EPUB e tem ajuste para uma leitura confortável. Como ele também ler os formatos para quadrinhos (CBR, CBR) alguns podem não querer outro para esta finalidade, mas a interface, e a experiência de leitura não são das melhores. Ele possui estatísticas detalhadas sobre os e-books.

Leitor de comics: ComicRack. A interface padrão é um pouco confusa no inicio, e o aplicativo não está em português, talvez esta seja a única coisa ruim dele, mais ele é bem leve, e tem a leitura mais fluida de todos que testei. Apesar de o Moon +Reader ler os formatos, preferir este por apresentar uma experiência mais próximo possível de ler uma revista de quadrinhos. Ele também sincroniza com a versão para PC.

Anotações: ColorNote. E meu “app” principal para texto, uso-o para notas rápidas e listas de tarefas. Ele possui calendário para lembretes com alarmes que pode ser usado como uma agenda simples. Só espero no futuro que o desenvolvedor coloque um recurso para canetas. Ele possui opção para backup automático no cartão SD. Além de se passar por um post-it eletrônico, caso você instale no SDCard este ultimo recurso não funcionará.

Office: Kingsoft Office (WPS Office + PDF) trabalhar com arquivos “Office” em smartphone ou tablets para mim não é uma opção, mas se não houver jeito este e o software que recomendo para se fazer edições, e até mesmo criar, arquivos deste tipo (Word, Excel e PowerPoint) e PDF. Ele é grátis e em português e não precisa esta online para se fazer as edições e criações. Só falta o recurso de correção ortográfica

Navegadores: Opera Mini foi desenvolvido para celulares e é o mais rápido e leve browser. Ele processa as páginas fora do seu aparelho e pode não ser muito seguro, e não funcionar em alguns sites. Também e bom usar o navegador padrão com o AdBlock para agilizar, mas esse ultimo necessita de instalação fora da “Play Store” e que seja desabilitado o recurso de não usar “Fontes desconhecidas”.

Segurança: o Dr.Web Anti-Virus Light é minha escolha de Antivírus, está em inglês, mas sua interface é simples. Apps assim só são necessários no Android em atualização e instalação de programas já que a configuração básica do sistema operacional se baseia nos conceitos de permissões e “sandbox” do mundo Unix. Se você quer um software mais robusto, e mais “pesado”, e com outras opções a dica e o Zoner AntiVirus Free.

Ferramentas: Android Assistant é outra dica interessante. O é tipo de software para aqueles que gostam de dar uma ajustada mais fina nas configurações do Android. Apesar de o mesmo ter perdido muito de seu brilho inicial. Um dos maiores “escorregões” é a falta de uma ferramenta de gerenciamento de permissões. Ele é uma boa pedida para ajustes finos como brilho, som e outros, pois a interface padrão do sistema não mostras elas.

Gerenciador de bateria: Green Power Free Battery Saver é um programa para gerenciamento de bateria. Com ele é possível configurar Wi-Fi, GPS, Bluetooth e conexões móveis, além de definir prioridades para aplicativos na versão paga. Ele só é uma boa escolha se usa com freqüência a internet ou possui um aparelho que tenha varias formas de conexões, e dispositivos que precisem ser ligados constantemente.

Cuidado com permissões: Desconfie de softwares que pedem permissões, não condizente com sua função, não instale o aplicativo e procure outro ou análise se vale apena o risco. O cuidado é redobrando se seu aparelho tiver o super usuário (Root) ativado.

0 comentários:

Postar um comentário