sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Cuidados com as senhas.

PasswordAcho que todos já sabem do vírus “Regin”, uma provável estripulia da turminha da democracia. E ele não é o único a “nos espionar”. O “Stuxnet” de 2010 foi criado para infectar o sistema operacional de centrífugas de enriquecimento de urânio iranianas desenvolvido pela Siemens. Já o “Duqu” de 2011 foi usado para a coleta de informação, no Iran de novo. Sem contar o “Flame” de 2012 que fazia as duas coisas juntas, pelo preço de uma. E daí?

Desde a entregar por Edward Snowden, do esquema “The Five Eyes”, o mundo todo virou uma Cuba ou URSS; o inimigo número um do desvario megalomaníaco da etnia “escolhida”, com a singela desculpa de combater o terrorismo; “há tá bom, sei”. Sinceramente acho o Snowden um ingênuo. Um garoto que descobre que seu pai (governo) é uma canalha e quer se vingar, mas continua achando sua família (“a America”) linda. Acorde imbecil, sua família, e você também, é uma canalha. E as senhas?

As senhas: Senhas com letra e números (alfanuméricas) e com oito caracteres é o mínimo que se pode usar. Eu recomendo a já partir para 12 - ou mais - ou usar maiúscula em minúsculas, e tentar se acostumar com senhas grandes até que os sistemas de segurança da internet evoluam mais. Você pode usar um caderno, com elas anotadas, em sua cabeceira, não é considerada uma opção segura, mas e melhor que perde-las.

O que não fazer com elas: Não crie senhas baseadas em seqüência, datas especiais, número da placa do carro, nomes de familiares e afins. Evite utilizar senhas relacionadas aos seus gostos pessoais, principalmente se for público. Não utilize palavras que estão ao seu redor para criar-las. Não crie senhas parecidas com as anteriores. Não use a opção de "lembrar senha" em computadores públicos.

Armazenamento: Se for de banco, cartão e etc. Recomendo o seu cérebro ou criado mundo. As “menos importantes” pode-se optar por duas soluções: A mais trabalhosa: Um arquivo de senhas (Word, Excel ou Access) com senha mestra. Ou a menos trabalhosa, tentando a sorte com programas específicos.

KeePassMinha sugestão e o KeePass e um software gerenciador de senha de código aberto, que tem um versão portable para Windows Linux e Android. Usando esse software, você poderá cadastrar todas as suas senhas nele e protegê-las com uma senha nova. Assim, quando você precisar se autenticar em algum serviço ou programa, terá que informar apenas a senha do gerenciador, já que ele se encarregará de encontrar o password certo.

Os imbecis da internet: O pior é ouvir o lero, lero do “não tenho nada a esconder”, que é dito quando alguém debate sobre privacidade, criptografia, espionagem na internet. Esse tipo de gente e o mesmo do “tudo original” quando o assunto é a pirataria. Tudo original, sei... Nem mesmo você é original com esse seu discurso hipócrita. E você achando que isso de vírus, hacker e cracker (não, não é para fumar) só era coisa de um “nerd gordinho e tetuto” que não foi chamada para o baile de formatura.

0 comentários:

Postar um comentário