quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Notebook? Chame-me de portátil.

Seiko Epson HX 20Eu omiti intencionalmente as nomenclaturas usadas para os computadores moveis, para o meu texto antigo não ficar mais confuso do que já é, mesmo não conseguindo. Dai a existência deste aqui para explanar com mais detalhes sobre os computadores, moveis, portáteis ou qualquer definição dado a um dispositivo computacional que possa ser movido de um lado a outro sem dificuldade.

O nome de Notebook, (e laptop), já tinha sido usado na patente de 1980 do Seiko Epson HX-20 (lançado em 1982); considerado como o primeiro computador portátil (sem contar o R2E CCMC Portal e o Osborne 1). Antes de pertencer a categoria “notebook” eles fazem parte de uma maior, os portáteis.

Aqui cabe um adendo sobre o significado do termo notebook (caderno), em uma tradução livre seria o “computador do tamanho de um caderno A4”. O nome só vai ser usado com mais frequência mais tarde devido as suas semelhanças, o uso do designe “clamshell” “garra”, ou vulgarmente chamado de “flip”, e um deles, pois os pioneiros nada se pareciam com o que viemos a conhecer como notebook.

Apesar do nome, ser comum hoje, sua primeira aparição comercial não foi com esse termo, e sim como Laptop (computador de colo). Isso era para diferencia-los dos já existentes Luggables (transportáveis) um tipo de computador móvel, mas não portátil; categoria onde o próprio se enquadrava.

Quando o termo popularizou-se, pelos idos de 1992, surgiu o Subnotebook que era uma categoria de modelos mais leves, menores, e com menos recursos computacionais, com foco na mobilidade. Há derivados recentes que são os.

Netbooks, são ainda mais leves, e bem menos recursos. Uma categoria que se assemelhava muito aos antigos HandHeld. È um “filho indireto” do projeto educacional One Laptop per Child (OLPC) de 2006 de Nicholas Negroponte professor do Media Labs do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Ultrabook é uma categoria aparte, e uma marca de Intel em colaboração com a HP lançada em 2011, são notebooks leves como os anteriores, mais com mais recursos do que o normal apresentados por estes. Só para competir com os MacBook Air da Apple.

Os Tablet PC, aqui não se deve confundir com o tablet que é o conceito moderno desta categoria. São geralmente notebook com características de prancheta inteligente. Sua função era dar mais mobilidade sem as limitações dos outros aparelhos.

Eles podem ser classificados em Híbrido, que era os que o teclado que se destaca da base, transformando em uma tela sensível ao toque, parecido com o conceito de tablet. Convertible, são os que teclado era ocultado dobrado para trás ou usando recurso de flip.

Eles evoluíram para os UMPC (Ultra Mobile PC) que era uma versão Microsoft do conceito, assim como os Pocket PC era dos Palm. Nada mais nada mesmo que o embrião do que viria a ser os tablets de hoje, mas sem a intenção de ser um computado completo, assim como o smartphone também não tenta ser.

Pockets Computer eram dispositivos de bolso surgidos na década de 80. Eles eram muito parecidos com as calculadoras programáveis da época, mas eram “computadores completos”, apesar de extremamente limitados. Eles vieram a dar numa categoria “irmã”.

HandHeld PC que nada mais era do que um versão “IBM PC compatível” de um computador de bolso. A maioria se parecia com um notebook em miniatura que poderia ser colocado no bolso de uma camisa. É praticamente uma categoria sanguessuga, apesar se ser mais potente que a anterior.

O GPD Pocket pode ser considerado o ultimo bastião desta categoria, chamada pelo fabricante de UMPC, têm a função de ser um computador de bolso ou bolsa. Coisa que os UMPC não se destinavam a ser. E praticamente um fóssil vivo.

Os PDAs (Personal Digital Assistant) apesar do começo meio termo, sua função era prover um meio computacional de bolso, mas com uma pegada diferente de outras categorias que tinha o mesmo objetivo. PIMs - Personal Information Manager.

Não se interagia com ele do mesmo modo que um computador comum (teclado e mouse). E sim através de uma caneta sobre uma tela sensível ao toque, algo que se parecesse com um caderno de anotações eletrônico. Definição esta usada por smartphone e tablets.

Smartphone, apesar de muitos não considerarem o mesmo um computador, atualmente ele está mais para essa definição do que um celular, ele é diretamente um herdeiro dos PDAs com conceitos vindos dos UMPC. Seu modo de operação e totalmente diferente.

GRiD PadTablets, não confundir com os Tablet PC que são PCs, apesar de hoje essas palavras não significar uma derivado especifico dos IBM PCs. São um conceito novo para uma categoria especifica de consumo de mídia e organização pessoal.

Eles são uma evolução natural do conceito, assim como os smartphone não tentar ser tudo, apear de muitas vezes as pessoas induzidas, ou por não saberem, achar que ele é um substituto do computador tradicional. O próprio notebook que é um “PC” não consegue fazer isso.

Inicialmente iria colocar uns exemplos para cada categoria, mas achei melhor fazer um texto a parte com as caraterísticas de cada um, notebook ou portáteis que ainda não defini se será parte da serie histórica, o se um texto solo, pois a história e bem mais complicada que nos computadores comuns.

0 comentários:

Postar um comentário