quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Computador antigo e rápido: Windows.

Old_ComputerAgora vamos partir para a configuração do sistema operacional, tendo como base o Windows XP SP3. Caso tenha um sistema mais atual, algumas dicas podem ser adaptadas, e só procurar por recursos semelhantes aos apresentados aqui, em seu sistema. Nessas dicas não usei recursos de edição de registro, pois acho perigoso para a maioria dos usuários usá-las; a configuração de certos parâmetros é melhor que a edição.

Serviços: Desative os inúteis para você ou não usados, é potencialmente perigoso. Como o "Telnet, Registro remoto, Roteamento e acesso remoto, Compartilhador remoto da área de trabalho do NetMeeting"; ou deixe alguns no manual como a "Ajuda do Windows".

Para desativar ou colocar os serviços do Windows no manual e só ir ao Painel de controle - Desempenho e Manutenção - Ferramentas administrativas – Serviços; ou clicar em Iniciar - Executar (Windows+R) e digitar "services.msc". Mais cuidado com o que for desativar tenha certeza que não é necessário (Tabela de serviços).

Impressora e No-Break: Se você não tem impressora ou programa que use o recurso de impressão, é bom deixar o serviço “Spooler de impressão” desligado ou no manual. O mesmo é valido para o “Sistema de alimentação ininterrupta”, se não possui no-break com recurso de gerenciamento.

Modo Zé Colméia: Desative a hibernação do Windows. Ela pode não roubar RAM e carga do processador, mas pega um pouco de espaço do seu HD. Este é sempre um recurso não muito usado, então o desative (Propriedades - Proteção de tela – Energia - Hibernar).

Firewall do Windows: Se você usa um modem roteador que tenha firewall, desative o do Windows. Não faz sentido algum manter o programa do Windows funcionando, se possui este recurso em seu roteador que provavelmente é melhor que o presente no sistema operacional.

Além dele, o serviço "Firewall do Windows/Compartilhamento de Conexão com a Internet (ICS)" pode ser desativado também. Você pode desativar o programa na Central de Segurança, e inclusive pode deixar ela própria no manual através do services.msc.

Todos juntos no inicio: Desabilite programas que iniciem com o sistema operacional, como o MSN, e a atualização do Java (jusched.exe); a maioria possui opções para isso. Se não as tiver, use um programa como o CCleaner ou o própria ferramenta de configuração (msconfig) do Windows para fazê-lo. Mas tome cuidado alguns precisam ser iniciados com o sistema operacional mesmo.

Assistido por hacker: Desabilite o recurso “Assistência remota” e “Área de trabalho remota” (que esta em Propriedades do sistema – Remoto ou pressionando as teclas Windows + Pause Break). Na maioria dos casos esses recursos são uma porta de entrada para o perigo. Alem disso deixe o serviço “Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota” que está relacionado a ele como manual.

Atualizando: Se você possui um Windows piratão, ou simplesmente não quer que a MS cometa algumas barbeiragens ao atualizar o Windows; às vezes acontece. Desligue a atualização do Windows, é deixe o seu serviço “Atualizações Automáticas” no manual.

Efeitos visuais: Alguns dizem para retirar os efeitos visuais do Windows, eu não recomendaria; o benéfico e pouco e a interface fica com cara de produto paraguaio. Uma coisa que pode e deve ser desativada e o “Desktop off-line” e o “Assistente para limpeza da área de trabalho”. Os dois podem ser encontrados em Propriedades de vídeos – Área de trabalho – Personalizar área de trabalho.

Fontes: Tome cuidado com o numero de fontes disponíveis no Windows. O recomendado é não passar de 100, pelo menos eu recomendo. Mas isso depende também de vários fatores como, a quantidade de memória RAM; tente não ultrapassar esse valor.

Papel de parede: Não use imagens em JPEG ou GIF como papel de parede, e sim bitmaps (BMP), contanto que não seja grande. Desse modo o sistema não terá que “descompactar” para poder visualizar já que os BMP são imagens “cruas” do Windows.

Protetor de tela: Quanto ao protetor de tela, hoje em dia com os monitores LCD, esse dispositivo virou mais um recurso estético que útil. Se ainda assim quiser usá-lo defina um tempo pequeno para ele perto do desligamento do monitor, se ainda usa monitores CRT deixe no padrão.

HD pequeno e lento: Defina um tamanho adequado para a lixeira e o sistema de recuperação do sistema, mas isso só é recomendado se possuir um HD de pouca capacidade. Habilite também o cache de escrita dele, mas só se você usar um no-break, pois um apagão pode corromper os dados. Se tiver dois HDs você pode mover a memória virtual para o HD que não contenha o sistema operacional.

Arrumando o HD: Se instala, desinstala, e apaga muitos arquivos grandes; tenha uma rotina de desfragmentação (uma vez por mês). Faça também uma limpeza lógica semestral no disco rígido do PC, retirando arquivos temporários e depois use o desfragmentador e o chkdsk.

Organização: Defina critérios para a organização de suas pastas de trabalho. Divida suas principais (documentos, imagens, músicas e vídeos) em pastas e subpastas, mais não crie muitos níveis de pasta, pois o resultado pode ser inverso do pretendido. Um procedimento que pode ser usado para organizar melhor seus dados – além de melhorar o desempenho - e o particionamento do disco e a separação do sistema operacional e da pasta onde Serão armazenados os dados (Meus documentos). Ou o uso de dois HDs para essa finalidade. Em breve mais detalhes sobre os programas.

Voltar: Computador antigo e rápido: Hardware. Próximo: Computador antigo é rápido: Programas.

2 comentários:

  1. O computador da foto faz-me lembrar o meu antigo 486DX66Mhz, boas recordações. :-)

    ResponderExcluir
  2. @Nuno Alexandre: Obrigado pela visita. Realmente esse design (mini-torre) era comum aos últimos 486, é foi o predominante na era Pentium. Mas achava mais “charmosos” os modelos horizontais, e os que possuíam o estilo all-in-one como os Compaq Presario 425.

    @Pop Blogs: Não acho interessantes divulgadores onde precisa-se cadastrar primeiro para divulgar os links, mas mesmo assim obrigado pela dica e a visita.

    ResponderExcluir