sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Computador antigo é rápido: Hardware.

Old_ComputerSempre fui fãs do sistema do Linus, por ele ser estável, rápido e eficiente é por nos deixar ressuscitar computadores com anos de estrada; mas ainda uso o Windows por um motivo básico - sou praticamente viciando em jogos - é como a maioria roda nele sou obrigado a aturar o produto do Bill. Um linuxista poderia argumentar no uso do Linux com o WINE, mas com apenas 2 GB de memória e um Celeron D 2,53 e sem placa de vídeo não dá.

Assim sempre ajeito o meu Windows XP SP3 e o hardware para rodar o mais rápido e estável possível e vou mostra aqui meus macetes. Detalhe os iMac não são bons porque são diferentes dos PCs e sim por que seus componentes são bem “pensados”; há um equilíbrio entre hardware e o software que faz com que um iMac 24 com Core 2 Duo simples seja até mais rápido que um PC mediano com um Core 2 Quad com o Windows cheio de frufru.

Memória RAM: Se você não tiver 512 MB ou 1 GB de memória trate logo de comparar mais, memória DDR2 ainda esta barata e é fácil conseguir, mas não se esqueça de observar bem o FSB de seu processador e placa-mãe para comprar memória igual. Por exemplo, Processador de 800 MHz de FSB memória de 800 MHz. Se ainda usa memória DDR, ai já é um pouco difícil de encontrar, mas nada que uma busca no mercado livre não resolva.

Processador, placa-mãe e gabinete: a substituição desses componentes só é recomendada se eles estiveram muito defasados em relação às outras peças de seu computador, se for para trocá-los e melhor observa se não seria mais vantagem comprar um PC novo, o que não é o objetivo dessas dicas.

HD SATA: Se sua placa-mãe permitir troque seu HD IDE por um SATA (se você já não tiver um) ou passe a usar dois HDs, uma para o sistema e outro para os dados, mais cuidado; com mais de um disco rígido e mais provável de acontecer falhas mecânicas em um deles. Tenha sempre um backup.

Vibrações: Os HDs por ser uma tecnologia de armazenamento que apresenta peças mecânicas e bem mais susceptíveis a falhas que seus correlatos, é ainda caros, adversários (SSD). Vibrações não são bem vindas nesse mundo. Tente evitar ao máximo elas; se não possui gabinete com dispositivo para amortecê-las, você pode colocar arruelas de borracha nos parafuso que prendem o disco em sua baia (assim como nos DVD ou drive de disquete) para que eles não passe nem recebam as vibrações.

Placa de vídeo: jogos mais “pesados” requerem uma placa de vídeo, então compre uma, mas não exagere. Tem que observar o modelo para que ele combine com seu processador e a resolução do seu monitor, não adia nada comprar uma placa top e seu processador e monitor não conseguir acompanhar. Fique atento também a dissipação térmica do componente, modelos mais básicos podem ser mais vantajosos que modelos tops.

Fonte: Compre uma boa fonte se possível, ao usar uma placa de vídeo, uma com PFC ativo, selo 80 Plus e malha nos cabos - mas não precisa exagerar na capacidade em watts. Se você deseja saber mais ou menos quanto consome seu PC ou irar consumir use essa calculadora.

Cooler_Master_Turbine_Master_Mach_1.2Ventilação: Se não tiver ar-condicionado, arranje umas ventoinhas e veja se o seu gabinete possui entradas para elas (frontal e traseira), o ideal seria 4 de 120 mm com 1500RPM; uma atrás e a superior jogando ar para fora e uma na frente e a inferior soprando ar para dentro (esta ultima adequada no caso de optar por ter uma placa de vídeo) - uma boa ventilação e ideal para deixar o PC trabalhar mais confortável. Tente colocar o cooler frontal em uma posição em que fique soprando ar por cima da parte metálica do HD. Obs. Jamais coloque coolers jogando ar direto na placa lógica do HD.

Vibrações e a poeira: Cuide também das vibrações que esses coolers irão causar, coloque arruelas de borracha nos parafusos entre a ventoinha e o gabinete – o mesmo procedimento pode ser usado na fonte - assim você evita que a trepidação deles passe para a estrutura e comprometa os componentes mais susceptíveis ao problema. Tente usar um filtro de poeira nas ventoinhas que sopram ar para dentro do gabinete.

Organização interna: Tente dar uma arrumada na fiação interna do seu PC; troque, por exemplo, cabos IDE por uns tipos arredondados (se ainda usa HDs ou DVD IDE e não quer trocar por modelos SATA). E mantenha os cabos que vem da fonte longe da placa-mãe e dos cabos de dados (SATA, IDE e USB) se possível passando por de trás da bandeja da mesma.

Organização externa: Tome cuidado com os fios de energia do lado de fora também, não os aproxime muito dos cabos de dados (cabo de rede, telefônico, cabo de vídeo, áudio e cabo de impressora) apesar de alguns dizerem que nos últimos tempos a interferência eletromagnética não afeta mais, não custa nada arrumá-los em separado.

Monitor: A trocar do monitor só e valida se possuir um bem antigo, procure por um LCD com LED; eles estão ficando mais baratos e ainda consomem menos energia. Mais atenção, na maioria dos casos um CRT terá melhor imagem que um LCD, a não ser que ele seja um com a tecnologia IPS.

Caixas de Som: Não precisa exagerar e comprar um conjunto de som 5.1 ou maior, os conjunto 2.1 são bem mais adequados a um PC digamos mais “senil”; conjuntos maiores são mais eficientes ao cinema ou para quem trabalhe com vídeos ou goste de jogos.

Cuide da saúde de seu hardware: use programas para testá-los como Windows Memory Diagnostic; HD Tune e o Everest, além e claro das ferramentas do próprio Windows como o DxDiag, chkdsk e o Desfragmentador de disco. Evite também vibrações, altas temperaturas e a poeira.

Um aviso: se usa estabilizador, se livre desse troço logo, pois hoje em dia eles não servem mais para nada; se você quiser uma proteção adequada compre um bom protetor contra surtos (como os da Clamper e da APC) ou se falta muita luz onde mora, compre um No-Break.

0 comentários:

Postar um comentário