sábado, 15 de agosto de 2009

Para que tanto imposto?

EmpresariosxImpostosÁs vezes eu fico me perguntando o quão longe pode ir à cara de pau de certas pessoas, políticos e empresários principalmente. Sempre vejo os “empreendedores” reclamando dos impostos e da alta carga tributaria que tem o Brasil; dá-me às vezes vontade de ri.

Não que eu tenha alguma animosidade contra a classe mais vendo as origens da maioria dos políticos do Brasil e seus apadrinhados, que vem desse meio muito “desprezado” pelo poder publico, não seria de se esperar uma melhoria da carga tributária, por quê? Simples de onde sairia o dinheiro para sustentar o poder econômico deles no Brasil se não fosse o dinheiro público? Se não fossem as obras de “máxima urgência” dos governos federal, estadual e municipal, como que as empresas de construção teriam o poder que tem. O dinheiro tem que vi de algum lugar ele não cai do céu.

Além de alguns empresários, os políticos também pertencem a uma classe que seu poder econômico esta baseado em dinheiro público; sem os impostos altos para abastecer os cofres, como e que a neta do senador teria condição de empregar seu namorado ou a filha de um passear em Cancun no México com telefone e tudo pago pelo senado? é um osso difícil de larga.

O mais engraçado é: se vocês derem uma olhada na quantidade de impostos, taxas e contribuição que o Brasil tem, irá notar que em sua maioria são tributos duplicados ou contribuição para setores privados como as telefônicas, assim na verdade os empresários são financiados pelo dinheiro público, querem saber a quantidade? De uma olhada nisso (Tributos do Brasil)

Outro caso curioso aconteceu na época das privatizações do governo FHC; nenhuma empresa estrangeira ou nacional tinha condições de assumir certas empresas públicas do Brasil, elas eram muito caras, o que se fez, o mesmo que o governo Collor tinha feito antes, emprestar dinheiro público para que empresas privadas as comprassem. E os empresários ainda reclamam dos impostos, será que eles não sabem? O dinheiro público emprestado vem dos tributos pagos pela população.

Ao que tudo indica não há uma solução de curto prazo para o Brasil; medidas drásticas poderiam ser tomadas, mas quem estaria disposto a tomar esse remédio? Se a maioria da sociedade empresarial e política colaboram com a corrupção. Haveria uma solução se toda a sociedade se engajasse e aceitasse o ônus de suas posições, o governo governa-se imparcialmente, os empresários não dependessem de dinheiro do governo, os políticos não visem seus cargos como um emprego, ou um meio de conseguir ficar rico; e o povo cobra-se de todos, comprometimento com suas posturas.

Eu sei que isso soa um pouco como uma utopia, mas muitos paises já conseguiram isso, não acabaram com a corrupção e o pântano de imposto e burocracia, o que seria impossível, mas amenizaram seus danos a sociedade. “No Brasil há um luxo grosseiro a par de infinitas privações de coisas necessárias” José Bonifácio de Andrada e Silva.

Matéria atualizada em 28 de fevereiro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário