quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Não estamos sós, mas mal acompanhados

Calvin e HaroldoRecentemente a NASA, divulgou ter encontrado glicina no cometa Wild 2 (Aminoácidos em cometa reforçam teoria de vida extraterrestre), que foi visitado pela nave Stardust em 2004, como parte da missão Deep Impact. Fato este muito comentado em sites e blogs de ciências e de fenômenos ufológicos.

A glicina e um dos aminoácidos responsáveis pela síntese de proteínas, e fundamental para a vida, o que leva a acreditar na existência desta fora da terra, e na teoria da vinda dessa vida do espaço para a terra chamada Panspemia, que é concorrente da Abiogênese.

Esta noticia animou os defensores de vida extraterrestre, e ocasionou uma enxurrada de criticas dos cientistas de plantão, sobre o entusiasmo dos ufólogos; mas porque e tão difícil para a maioria dos cientistas acreditarem na existência de vida inteligente fora de nosso sistema solar?

Isto e bem fácil de entender: os cientistas são apenas humanos, com seus defeitos e virtudes. Antes de me chamarem de defensor dos ufólogos já lês digo que não o sou, assim como não defendo o ponto de vista dos cientistas que acham que sua ciência e uma religião, e que tudo fora dela seja carolice, charlatanismo e pseudociência.

A vida pode ser tão comum no universo, como grãos de areia no deserto, ou não como diria Caetano Veloso. Mais porque ainda não a encontramos, ou eles não nos visitam? A resposta pode ser bem simples e até obvia de mais: e porque eles deveriam?

Cientista que acham que só porque seres inteligentes não nos visitaram e motivo para a não existência deles, do mesmo jeito, os que acreditam que fomos visitados como freqüência, tem um defeito em comum, a soberba. Damos-nos tanta importância que qualquer coisa que aconteça sem nossa presença não exista, e essa arrogância e levada ao extremo pela civilização ocidental, racional e abramica.

Os seres humanos desde que tomaram consciência de si mesmo acham que seu papel no universo e importante, esquece que seu lugar na roda da vida e tão fundamental como o de uma ameba ou formiga, todos são fundamentais para o jogo da vida ninguém e maior ou menor que o outro.

Não conseguimos ainda ter naves interestelares, e se a tivermos no futuro, talvez entremos em contato com vida inteligente, talvez este seja o problema para possíveis civilizações extraterrestre, a falta de naves; mas e as que tiverem condições, por que elas não entraram em contato conosco?

Ao responder a essa pergunta me lembrei de uma frase escrita em uma pequena tirinha do Calvim e Haroldo de Bill Watterson. Foi o melhor texto que encontrei para definir o que penso sobre o assunto. “Às vezes eu acho que o sinal mais evidente de que existe vida inteligente em algum lugar do universo, é o de que ninguém até agora tentou entrar em contato conosco”.

Matéria atualizada em 28 de fevereiro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário