segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Falsa cultura, Falsos adeptos.

PseudointelectualVocê já leu Dostoiévski? Não? Mas com certeza você conhece algum amigo que "leu", ou então algum amigo que ache que sem Freud não veríamos a vida como ela é hoje ou até alguém, que se considere comunista e fique sempre citando Karl Marx e Lênin, mesmo sem nem saber o que isso significa. Entre ares de prepotência e roupas do tempo do meu avô, um "estilo" medíocre sobrevive entre nossos jovens. Afinal ser Cult hoje em dia "tá na moda".

Esse nicho de pessoas desprovidas de verdadeira cultura que, lotam qualquer estréia de peça que eles não entendam e à cada amostra de arte da qual ela não tenha o minímo discernimento, demonstram não só, o descaso com verdadeira cultura brasileira quanto também uma extrema baixa auto-estima dos membros desse "movimento sem causa".

Usam quadriculados e não se importam em ainda usar boinas. Ouvem Mallu Magalhães, "bandinhas Underground" ou até sons de baleias, mas não conhecem Cartola, Chico Buarque e tantos outros compositores geniais. Dizem terem lido os romances de Dostoiévski e basta-lhe isso pra causar-lhe uma ereção, mas não sabem nada sobre verdadeiros escritores.

Dizem-se comunistas, mas não abrem mão de seu All-Star e de sua calça listrada de marca. Adoram conversar sobre cigarros e maconha e geralmente são envolvidos com causas estudantis nas faculdades. Adoram fotografia e têm como filme predileto "Amélie Poulain" ou "O Cheiro do Ralo". Toma chá, mas com uma gota de vodka pois, viu em um filme e acha isso o máximo de cultura. Chama qualquer um de inculto, mas na verdade só quer atenção. Diz que não se importa em ficar rico mas morre de inveja daquele cara que tem o carro do ano.

Assiste todos os filmes do Charles Chaplin, mas não conta pra ninguém o esforço que fez pra ficar acordado. Assistem filmes iranianos e tentam aplicar "os ensinamentos" em sua vida mentirosa. Esperam ansiosamente a maratona cult do "Telecine Cult" mas acabam por espiar sempre a "outra maratona" que passa no Multishow nas madrugadas.

O que quero dizer é que essa "culturização" (mesmo que cheire a esterco) virou um "estilo" como: Emocore, Neonazistas e Pitboys. Lutam e lutam, mas não sabem o porquê da guerra. Sem contar todo trauma que essas pessoas têm com o fato de não serem o mais bonito ou o mais rico desde sua adolescência. Acabam optando por um jeito "mais fácil" de se acharem importantes ou conseguirem um pouquinho de atenção. É tudo esconderijo.

"Brasileiro lê muito Dostoiévski" Nelson Rodrigues.

0 comentários:

Postar um comentário