
A polícia montada do distrito federal partiu pra cima dos manifestantes que estavam em frente ao palácio do governo Arruda, e isso me fez pensar na pergunta: Para quer serve mesmo a polícia, para a segurança ou para manter a ordem estabelecida, mesmo que essa seja criminosa?
Talvez ninguém saiba mais a polícia moderna - polícia de segurança ou ordem pública - que no Brasil é a militar, é uma invenção francesa do século XIX, no reinado de Luiz Felipe, e servia exclusivamente para manter a ordem e atacar os opositores do regime. Popularmente falando para “descer o cacete”.
Essa função; foi usada na Dinamarca, para segundo eles “preservar a ordem pública”, ordem de quem? A coisa mais fascinante disso é quem usa mais desse argumento são as ditas democracias. Mais se é para manter essa dita ordem, então não faria sentido, revoluções e queda de regimes monárquicos para implantarem as tais repúblicas democráticas, pois essas monarquias eram até pouco tempo à ordem estabelecida.
Por incredível que pareça essa herança da polícia sobreviveu na nova instituição criada para a segurança pública, função essa que era desempenhada anteriormente por varias instituição, com formas nadas usuais de organizações.
O grande problema aqui e que a instituição polícia não foi criada para a segurança e sim para a repressão de movimentos sociais. Os estados modernos deram uma nova feição a ela mais o seu objetivo básico ainda permanece incrustado em seu “DNA”.
Uma coisa a acrescentar; a polícia civil no Brasil e um resquício de antigas instituições de segurança, como os xerifes de condados nos EUA. Apesar de ser chamada de policia, nada têm haver com a polizia francesa em sua versão moderna, a polícia militar. Fica a pergunta: à polícia é para dar tranqüilidade, segundo eles, para a sociedade; então porque a sociedade brasileira não se sente tranqüila?
Hoje é bem fácil os governos dizerem que estão usando o polícia para manter a ordem, mas em alguns países os regimes atuais são os que faziam à desordem no anterior. E como aquele ditado antigo, “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Este é o meu último texto deste ano. Em 2010 teremos novidades no blog. Feliz ano novo para todos.
Matéria atualizada em 20 de dezembro de 2012
0 comentários:
Postar um comentário