sexta-feira, 22 de junho de 2012

Netbooks com Intel Atom: Hardware.

Logo_Intel_AtomO Intel Atom até agora tem sido o processador de baixo custo de mais sucesso, apesar de não ser o melhor. Ele tem competidores principalmente o AMD Athlon Neo (substituído recentemente pelo AMD Fusion), além do esquisito Vortex86 da DM&P Electronics ou as soluções com chips ARM. Apesar do VIA Nano ser considerado um concorrente ele é para mim mais dos Intel Celerons, como o VIA C7. É agora como faremos com esse lerdo?

Rodar programa pesados nesses computadores móveis com esse processador é até possível e feito, mas não é aconselhável, por exemplo, um Intel Atom dois núcleos com o chipset NM10 pode rodar tranqüilamente o The Sims 2 com todas as expansões, mas no decorrer de seu uso pode-se notar certa deterioração no desempenho. Você pode até usar um motor de Ferrari em um Fusca, mas ele continuará sendo um Fusca.

Sobre a classificação: Hoje é muito difícil definir o que é e o que não é netbook, há modelos que tem todos os aspectos externos da falecida categorias de subnotebook, mas sua configuração interna e a mesma dos nets, e o pior e os assim chamados ultrabook. Para não criar confusão usarei o termo netbook, para computadores com Intel Atom e chipset NM10, mesmo que ele seja um com tela de 13 ou 14 polegadas e com DVD-RW.

Algumas dicas para a modificação dos aparelhos: Como os netbooks são uma arquitetura fechada, não dar para fazer uma arrumação tão elaborada quanto à feita a um desktop, mas dá para mexer um pouquinho com o hardware para otimizar o pequerrucho.

Temperatura: Pontos quentes: Os principais pontos quentes de um netbook são o processador, chipset, HD, bateria, placa Wi-Fi e drive de DVD se houver, além e claro da fonte do mesmo, que mesmo sendo externa libera calor. Sabendo disso é mais fácil arrumar um periférico para o arrefecimento da temperatura do mesmo, visando o resfriamento dos itens mais problemáticos e importantes, que são os quatro primeiros mencionados.

Cooler_Multilaser_AC114Temperatura: Cooler: um dispositivo para resfriamento é uma boa idéia, há modelos bem compactos para esse setor que podem ser usados. Se possível opte por um modelo que possibilite a mobilidade e possua duas ventoinhas, e não seja apenas uma mesa com ventiladores.

Tela LCD: uma película protetora para a mesma, e a diminuição do tempo de uso do protetor de tela; são boas medidas. Telas de cristal líquido não sofrem dos mesmos problemas que os antigos monitores CRTs apresentavam. O screensave hoje em dia é mais decorativo que funcional.

Armazenamento: HD: O uso de HDs magnéticos, em computadores móveis como estes, não são lá a solução mais ideal. HD são bem suscetíveis as vibrações. Imagine um bichinho desses levando os solavancos de um ônibus lotado todos os dias. Mas por enquanto eles terão que servir até que os problemas com os SSD sejam sanados.

HDD_x_SSDArmazenamento: SSD: Eles são mais caros e tem menor espaço, mais são mais resistentes a impactos e mais frios que os outros, e só ter cuidado para não usar recursos como a desfragmentação e a memória cachê do sistema operacional que dar para ter uma vida útil bem parecido com os HDs. Tome cuidado também com os novos modelos baseados em novas tecnologias de células flash, eles têm menos ciclos de escritas que os modelos com MLC.

Armazenamento: DVD: Em alguns modelos maiores que 10 polegadas há DVDs, mas esses componentes não são muitos adequados para ser ter em um bichinho desses. Use-o com parcimônia, principalmente se tiver usando com a bateria, além de causar vibrações estes gastam muita energia.

Bateria: Diferentes das antigas baterias de NiCad, as de litiun-ions não tem o efeito memória, mas mesmo assim é sempre bom de vez enquanto fazer um ciclo de carga e descarga para a calibração, Compre também uma fonte e bateria reserva. Mas um detalhe não deixe seu note usar a bateria até acabar, pois ela pode perder a eficiência com o ocorre do tempo. Defina bem o esquema de energia para seu netbook, especifique a carga máxima e mínima para a bateria no gerenciador de energia do Windows. Se quiser mais dicas o site Blog das Baterias é um dos melhores no assunto.

Vibrações: Estes dispositivos têm menos peças moveis, e sistemas mais adequados para diminuir esses problemas. Se optar por um aparelho de resfriamento o uso de calços de borracha entre os dois pode amenizar o ruído que eles talvez possam causar. A substituição dos HDs por SSDs também é uma boa dica, se não importar com uma vida útil mais curta. Mais um aviso, notebooks e netbooks não são objetos para malabarismo então não o façam.

Limpeza: Cuidada com o “asseio” do seu aparelho; há muitas peças sensíveis como a tela LCD e a própria carcaça, geralmente feita de plástico. Pelo menos uma vez por ano é bom levá-lo a uma assistência especializada para uma limpeza mais apurada. As dicas para limpa-lo você mesmo são bem simples, não use materiais solventes ou água, e evite usar tecidos grossos ou que soltem fiapos de preferência a flanelas de microfibra.

Limpeza: Tela: Não limpe as telas de LCD com materiais corrosivos ou abrasivos, pois podem danificar seu monitor, se possível use líquido de limpar lentes de contatos no pano nunca diretamente na tela. Se usar uma película protetora o uso de uma flanela macia, e que não solte fiapos, já resolve.

Limpeza: Carcaça: Use pinceis anti-estaticos, ou mesmo um pincel comum de meia polegada, para limpar as frestas de ventilação ou as entradas, ou use um aspirador portátil para isso. Além de uma flanela para tirar o pó da parte externa, não use com líqüidos solventes como álcool.

Não há muito que fazer para modificar o hardware de um netbook para torná-lo o mais ideal possível, como o uso de um dispositivo anti-vibração para HDs e filtro contra poeira no cooler do processador, mas alguns já podem ser contornados com algumas pecinhas encontrados em qualquer loja.

0 comentários:

Postar um comentário