sábado, 16 de junho de 2012

Três anos de blog, e o gosto por blogar.

BirthdayQuando inicie este blog a mais ou menos três anos atrás (o primeiro texto lançado foi numa terça-feira, 16 de junho de 2009), não queria repetir o que fiz com o meu primeiro site lá pelos idos de 2000. Por isso escolhi uma plataforma de blog para apenas colocar meus textos panfletários e outras pérolas, além de conseguir alguns referidos para os PTCs que estava usando na época. Mas o que mudou em minha atitude agora?

Tomei gosto pela coisa, e de lá até aqui já mudeis umas duas vezes de foco – sim que não foram mudanças radicais - e nesse terceiro ano mudarei de novo, por quê? Simples os meus textos estão se tornando longos e cansativos, por isso criei algumas táticas para ficarem menores e menos complicados de entender, além de melhorar a navegabilidade e a leitura em meus escritos já que minha intenção agora é só passar conhecimento.

Certos macetes que aprendi com os sites Gerenciando Blogs, Mundo Blogger, Ferramentas blogs, Dicas Blogger; foram muito úteis em meu intento como: Pagina de links e de Contatos, Banner de divulgação, Textos ancoras e uma infinidade de outras melhorias.

Um recurso de estou usando muito aqui, e a serialização de matérias. Se um post começa a ter mais de duas paginas do Word, que é o programa que uso para elaborar os textos, já começo a pensar em serie para não estender o que escrevo como fiz com alguns ensaios bem lá no começo. Estes textos foram atualizados agora com mais informações (Mito da liberdade, Mito da democracia e Capitalismo x Socialismo).

Fiz também algumas mudanças no layout do site para que ele fique mais funcional. Algumas eu já havia relatado no decorrer desses três anos e outras, esperei para apresentá-las no aniversário do blog. Como Ocultar Elementos em Página Específica, ao ocultar os botões de compartilhamento na pagina principal e de categorias. Gadget Google Tradutor para Blogger, para traduzir o site para outras línguas e a Pagina de arquivo não encontrado.

Quanto à periodicidade queria poder posta pelo menos uma vez por semana, mas está quase impossível, além dos textos, que estão com muita informação, ainda tenho que resolver aqui e acolá algumas barbeiragens do Blogger. Mas pelo menos já consigo postar mais de dois textos por mês.

Quanto ao domínio não me senti seguro com a tática das empresas brasileiras de doar seus dados completos via Whois para todo mundo acabei optando por não usar um domínio próprio por enquanto a não ser que exista alguma empresa que ofereça domínio .com e .br com proteção.

Um aviso: Algumas empresas dizem que o Whois aberto é uma regra da ICANN, isso é uma mentira, o que o órgão exige é apenas um endereço de correio, e-mail valido e telefone, só que ele dar poderes para os órgãos regionais mudar as regras e adivinha os dois países do mundo onde você fica exposto totalmente (EUA para o .us e o Brasil para o .br).

0 comentários:

Postar um comentário