quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sites e blogs minimalistas.

Eu sempre fui adepto do minimalismo e da simplicidade em informática. Nunca gostei dessa mania brasileira da gambiarra, se fosse uma gambiarra simples até que vai, mas são coisa pesadas e sem necessidade. Neste texto eu dou minha opinião e dicas de alguns serviços que estou usando aqui, ou que irei usar para melhora a experiência do leitor. E também cutucar - a moda Jobs - alguns tiques nervosos de webmaster.

Mais como tornar seu endereço na internet atraente e ao mesmo tempo leve é funcional? Simples, reduza as firulas dele ao necessário, e a seu código também. Atenha-se somente ao conteúdo, mesmo que você venha a demorar em elaborar os seus textos.

Flash: Realmente precisamos de flash para tudo? Acho que não. Esse fenômeno se resume a uma coisa, modinha, e como toda modinha é irracional e tola. Tirando raras exceções à maioria dos sites com esse tipo de firula e um atentando a vista e as faculdades mentais dos que o visitam. E então, usar ou dar uma de Jobs e acabar de vez com esse tipo? Acho que não precisamos ir tão longe, mas sim dosar seu uso e saber onde e quando usar ou não.

Largura: Sites com layout em resoluções altas é norma hoje em dia, mas isso impõe uma padronização fascista; e não leva em conta o tipo de equipamento do visitante. De a opção aos leitores, nem que sejam usados recursos difíceis como o layout “responsível” para atender a públicos que usam outros meios para navegar na internet, e não coloque uma resolução arbitrária, achando que esta servirá para todos.

Um bom exemplo de template “responsível” e o Incipient da Amanda Kennedy. Eu estou usando ele como “argamassa” para criar um em cima do “mínima” do Blogger que será usado no Acirrando no futuro. Há uns sites que estão me ajudando nessa empreitada em meu código fonte - para ver como ficou os ajustes - como o Web Developer que é um plugin para navegador, e o outro e o Screenfly.

Vídeos: Precisamos mesmo encher sites com vídeos, e que geralmente se iniciam automaticamente? Será que ninguém ver a simplicidade da interface do YouTube? Se quiser encher seu endereço com este tipo de mídia pelo menos der o poder aos seus visitantes de escolherem quais querem assistir. Ou criem áreas especificas para isso em uma página separada do principal e não em uma longa página inicial

Músicas: A não ser que seu site seja uma radio online, ou atenda a um nicho especifico como o de música, ou página de uma banda; o uso desse recurso sonoro é um atentado ao bom gosto. Além de ser um entrave a leveza do mesmo; evite o a todo custo.

EditorImagens: GIFs animados pelo menos perderam força, apesar de serem substituídos por flash atualmente. O uso de ícones PNG é uma boa medida para melhorar a aparência. Você pode usar o recurso de CSS spriters para não sobrecarregar o blog. O Sprite Cow é um site que agiliza esse trabalho.

Para a edição de banners para web sites eu recomendo o site BannerFans. E para a edição simples o Editor online do Pixlr.com.

Publicidade: E nem vou falar dela. Há endereços que parece mais um classificado de jornal do que qualquer outra coisa. Publicidade demais e um tiro no próprio pé. Ninguém gosta de propaganda invasiva ou que o obrigue a ver-las com artimanhas no código fonte. Até mesmo os seus próprios como, passarinhos do Twitter voando de um lado para outro – ou janelas e pop-ups do Facebook é uma péssima escolha.

Se desejar mostra publicidade em seu site crie um código de banner rotativo para seus anúncios, assim é possível mostrar muito mais em pouco espaço. Eu uso um código simples aqui no Acirrando que pode ser adaptado a diversas circunstancias (Banners rotativos).

JavaScript: Tome muito cuidado com isso, entupir seu template de códigos e scripts pode ser bom no inicio, mas inevitavelmente seu site ficará “gordo” e poderá entra em conflito com alguns deles. Não se esqueça que o Blogger – se é usuário dos serviços deles - atualiza funcionalidade sempre e em alguns casos esse tipo de programação acaba atrapalhado ou não se entendendo com as funcionalidades inseridas por eles.

Código: Reduza seus códigos HTML e XML ao máximo e retire expressões desnecessárias. Você pode inserir algumas melhorias diretamente no template como para ajustar os textos dos posts (Melhore a leitura dos seus visitantes customizando seus textos).

Regule também os seus widget ocultando em locais específicos e só os mostrado quando realmente for necessário para não tornar seu blog lento como o mostrado nesta dica (Ocultar widget em uma determinada pagina).

Mais por que um site simples e muitas vezes mais atraente que outro espalhafatoso? Simples o fenômeno da internet nos trouxe um comportamento novo a humanidade, a fome de informação, e a dispersão da atenção também. Tentamos ser multitarefa ao estremo. Há usuários que navegam em mais de 10 paginas ao mesmo tempo em que ouvem musica e conversão por mensageiros instantâneos.

Se isso é bom ou ruim não sei, mas pelos menos tente agilizar essa mania tornando seu site o mais leve e atraente possível com conteúdo de qualidade e não com doses de firulas psicodélicas piscando e pipocando em todos os cantos. Ao não ser que queira matar seus visitantes de susto.

Aproveitei essa postagem para também atualizar alguns textos, principalmente crônicas do ano de 2009, e quando foi possível acrescentando links para e-books que podem ser lidos pelos programas que mencionei em Ler e-books EPUBs no computador.

0 comentários:

Postar um comentário