sábado, 16 de novembro de 2013

Computadores antigos: Os mini e os super.

Old_ComputerOs minicomputadores, e os supercomputadores em menor escala, representaram uma revolução na informática da década de 60. Não era mais preciso salas enormes para alojá-los, ou vários deles para computação de alto desempenho. E provável que a IBM deva ter ficando fula da vida ao descobri que foi passada para traz de novo no seu monopólio deste setor, ainda que seu conceito de mainframe tenha perdurado por muito tempo.

Eu irei começar mostrando os percussores dos minicomputadores – alguns são considerados com sendo dessa categoria - e dos supercomputadores, e em último mostrarei os modelos pioneiros em cada área e os que representaram um avanço significativo para a informática. Vamos ao primeiro.

DEC PDP-1O PDP-1 (Programmed Data Processor-1) de 18 bits da “americana” Digital Equipment Corporation (DEC) desenvolvido em 1959 e entregue a BBN (Bolt, Beranek and Newman) em 1960. Ficou famoso ao ajudar na criação da cultura hacker no Lincoln Laboratory do MIT e no uso de programas de edição de textos como o Expensive Typewriter, Colossal Typewriter (BBN), TECO (MIT) e no uso pioneiro de um processador de texto, o TJ-2.

Baseado no MIT TX-0 utilizava placas de circuitos (DEC-1000 Building Blocks), com 2700 transistores de junção de liga de germânio e de micro liga difusa e 3000 diodos com memória de núcleo magnético. Possuía uma máquina de escrever modificada da Soroban Engineering (IBM modelo B elétrico) equipada com uma fita com tinta de duas cores selecionáveis (vermelho e preto), que permitia usar codificação de cores para distinguir a entrada do usuário e as respostas da máquina. O Type 30 Precision CRT (Um dot-plotting de 9,25 cm²) era capaz de mostrar 1024x1024 pontos a uma taxa de 20.000 por segundo. Havia também "Display One Point On CRT" para construir imagens, uma light pen e hardware opcional de geração de caracteres, e de curvas.

CDC 1604O CDC 1604 foi um computador com aritmética de ponto flutuante de 48 bits com memória de núcleo magnético de 32KB. Projetado por Seymour Cray e fabricado pela “americana” Control Data Corporation (CDC). Foi talvez um dos primeiro sucesso comercial de um computador transistorizado. Foi entregue a Fleet Operations Control Center, Pacific (FOCCPAC) da Marinha dos EUA em 1960. Usava como linguagem principal de programação (JOVIAL).

Uma maquina de escrever IBM funcionava como terminal de entrada e para operação e usava leitores de fita magnética para armazenamento. Ele gerou tanto uma versão minicomputador (CDC 160A de 12bits), como seu desenvolvimento impulsionou a criação do primeiro supercomputador da história, o CDC 6600. Ele possuía uma versão de 24 bits (CDC 924). Em 1968 surgiu um clone soviético o BESM-6 (Bolshaya Elektronno-Schetnaya Mashina-6), feito pelo Lebedev, ITMiVT (Lebedev, Institut Tochnoy Mekhaniki i Vychislitel'noy Tekhniki), Instituto de Mecânica de Precisão e Engenharia de Computação em português. Era 10 vezes mais rápido e tinham unidades de registros adicionais.

LEMZ UM-1NKhPouca gente sabe mais provavelmente o primeiro minicomputador da história fora o soviético UM-1NKh (Upravlyayushchaya Malaya Vychislitel'naya Mashina Dlya Narodnogo Khozyaystva), produzido no período entre 1958-1962 na LEMZ (Leningradskiy ElektroMekhanicheskiy Zavod), Usina Eletromecânica de Leningrado em português. Há apenas uma referência a sua primazia na revista “americana” "Control Electronics" numero 5 de 1966.

DEC LINCO “americano” DEC LINC (Laboratory INstrument Computer) foi um computador considerado por muitos o primeiro minicomputador, apesar da existência do soviético UM-1NKh. Foi projetado em 1962 por Charles Molnar e Wesley Clark no Lincoln Laboratory do MIT e construído pela DEC e a Spear Inc (divisão da Becton Dickinson and Company). O design foi, literalmente, de domínio público, tornando-se único na história dos computadores.

Possuía 12 bits com 2KB de memória de núcleo magnética e muitos foram fornecidos como kits para ser montado pelo usuário final. Incluía um conjunto de oito potenciômetros (numerados 0-7) para controle de instruções. A tela era um osciloscópio Tektronix de 5 polegadas, usava fitas LINC-Tape para armazenamento. Todos esses componentes acoplados em um gabinete superior ao teclado fabricado pela Soroban Engineering. Saída impressa em um teletipo Modelo 33 ASR. A programação era através do LAP6 (LINC Assembly Program 6).

DEC PDP-8O “americano” DEC PDP-8 foi o primeiro minicomputador a ter sucesso comercial. Era de 12 bits, produzido em 22 de março de 1965. O engenheiro-chefe, que projetou a versão inicial foi Edson de Castro, que mais tarde fundou a Data General. Ele possuía várias versões produzidas pela DEC, e compatíveis como os Chips Intersil 6100 ou Harris HM-6100 usado no DEC DECmate de 1977.

A arquitetura com transistores e diodos (DTL) e memória de núcleo magnética com 4KB. Impressoras, teletipos, fita de papel, CRT com uma caneta de luz, conversores analógico-digital, digital-analógico, unidades de fita. DEC LINC-8 foi um minicomputador desenvolvido entre 1966 e 1969. Ele combinou uma LINC com um PDP-8 em um mesmo gabinete, sendo assim capaz de executar programas escritos para qualquer uma das duas arquiteturas.

Data General NovaO Data General Nova de 1969 eram um minicomputador de 16bits (transistores MSI da Fairchild Semiconductor) com memória de núcleo magnética de 8KB – vendida separadamente - da “americana” Data General. Usava um sistema operacional chamado RDOS e foi o pioneiro no uso da linguagem BASIC que se tornaria muito popular entre os “micreiros” dos finais da década de 70 e inicio da de 80.

CDC 6600O CDC 6600 foi o primeiro supercomputador do mundo. Fabricado em 1964 e entregue em 1965 para o CERN. Usava um conceito de várias unidades de processamento com transistores de silício (10 PPU) de 60bits fabricados pela Fairchild Semiconductor que podiam ser gerais ou periféricos. Tinha 64 KB de memória de núcleo magnética e o sistema operacional era o COS (Chippewa Operating System).

Voltar: Computadores antigos: 2ª geração. Próximo: Computadores antigos: 3ª geração.

0 comentários:

Postar um comentário