quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Multilaser Diamond, Hardware.

Multilaser Diamond NB005 FrontEu aqui vou dar minha experiência com um tablet da marca Multilaser, mas precisamente um modelo Diamond de 7 polegadas com Android 4. Quais programas (Apps) usarei nele, e quais usar para não se arrepender depois, e o que estou fazendo com ele no momento. Logo de cara eu recomendo a não comprá-lo, nem mesmo a nova versão, pois será decepcionante. Eu já sabia de suas limitações, e muitas consegui contornar.

O que eu pretendia: Sou um fanático por livros, músicas, filmes e séries, mas ligar o PC ou gravar um CD ou DVD com as coleções preferidas para divertir e um saco, então pensei porque não aproveita o Diamond? As músicas, vídeos, imagens, HQs e os e-books poderiam ir para um cartão SD devidamente distribuídos em pastas. Seria uma facilidade a mais já que se der uma zebra no meu sistema de backup ainda terei os arquivos multimídia para distraí-me enquanto passa a raiva.

Conclusão: Ficou realmente inviável fazer isso com a bateria fraca, e é quase impossível usar para multimídia ou navegar; e se usar os dois sua bateria já era em menos de 3 horas acabando por ter de recarregá-lo muitas vezes durante o dia. Ele acabou virando um leitor de e-book colorido.

Configuração: CPU: Boxchip 1.5GHz. A Multilaser não informa qual o modelo do seu processador, mas é provável que este SoC (system on chip) seja um A10 de 1.2GHz fabricado pela Allwinner Technology de Zhuhai, na China; um “single-core” Cortex A8 com a GPU Mali-400.

Sensor de gravidade e acelerômetro, que gira a tela conforme a posição do tablet (MMA 3-axis Accelerometer da Freescale Semiconductor e o Broncho 2-axis Orientation da Topwise 3G). E bem provável que a fabricante da maioria dos componentes deste tablet seja esta empresa.

Memória RAM: São 512MB DDR III, como uma parte dela oculta, eles não souberam informar para que, mas é provável que seja para a memória da GPU. O armazenamento interno é uma memória Flash de 8GB (dividida em 2 partições, uma oculta). Possui entrada para cartão Micro SD de até 32GB.

Tela LCD: 7 polegadas, multitoque (cinco pontos) com resolução de 800 x 480 pixels com 150 DPI. Ela tem alguns problemas de sensibilidade nas bordas. Filmadora digital e câmera de 1.3MP frontal. Vídeos suportados: MKV, AVI, RM/BMVB, FLV e MPEG-1/2.

Possui alto falante e microfone embutidos. Áudio suportados: MP3, WMA, WAV, APE, AC3, FLAC e AAC.

Portas: USB 2.0 OTG. Entrada para fone de ouvido. Saída HDMI. Conexão Wi-Fi 802.11 b/g/n.

Fonte de alimentação: AC 100 ~ 240V (bivolt), 50 ~ 60 Hz e DC 5V. Bateria recarregável de Lítio: 3.7V com 3000mAh (duração de 6h reproduzindo vídeos ou Wi-Fi ligado ou até 48h em modo standby). Estas medições não se sustentam no uso diário, o mais correto seria entre 3 e 4 horas.

Peso: 240g, segundo eles o mais leve e slim do mercado. Dimensões: 12 x 19 x 0,8 cm, Garantia: 1 ano, Modelo: NB007, Android (4.0.3 ICS).

Multilaser Diamond NB005 BackDesempenho: Bateria: Este modelo tem péssima fama, principalmente sua bateria, eu contornei este problema com um gerenciamento adequado dos aplicativos usados, e os iniciados automaticamente pelo sistema, e ajustes no som, brilho e no Wi-Fi, o que me deram mais ou menos 8 horas de uso padrão; na maioria das vezes leitura de e-books e quadrinhos e jogos ocasionais (ainda não testei com música ou vídeos).

Geral: Ele não é nem fraco nem forte, tirando a bateria e alguns erros na construção, que acaba apresentado defeitos na tela e de morte súbita; ele não é o pior tablet. Talvez fosse melhor a empresa ter investido em mais memória, ou uma bateria decente.

Solução radical: Primeiramente seria a troca da bateria por outra mais potente, 4000, 5000 ou até 6000mah. Mais não sei dizer se seu circuito de alimentação agüentaria isso. A substituição por uma ROM mais leve seria outra, mas há dois problemas, o armazenamento interno e só de 8 GB. Outro e descobri uma ROM que seja compatível com este aparelho, já que e difícil adivinhar quem realmente fabrica ele.

Acessórios: Uma película de proteção para a tela, mais uma capa protetora com uma bateria auxiliar (como os da Mipow) são acessórios úteis, e até quase indispensáveis para esse modelo. Se pretende ir mais além com ele, uma capa com teclado (vai precisar de uma cabo OTG), seria até interessante se houve uma com uma bateria também. Uma caneta capacitiva para desenho ou anotações a mão é outra facilidade bem vinda.

Capacidade e velocidade dos cartões: Os cartões SD antigos usam o sistema de arquivos FAT16 que dá até 2GB de armazenamento. Os recentes – SDHC - usam FAT32 com capacidades variando de 4 a 32GB, além disso, é usado um sistema que definir sua velocidade de transferência as classes (2 - 2MB, 4 - 4MB, 6 - 6MB, e 10 - 10MB). Fique atento a essas informações, se for possível compre cartões de 32GB que pertença à classe 10.

Há inúmeros relatos de problemas, na tela, bateria e de morte repentina do aparelho. O modelo sequer e mais fabricado; e o seu suporte no site se limita ao backup da ROM original pelo MultiSync (Suporte da Comunidade dos usuários no Facebook). A versão substituta se chama Lite (NB040, 041 e 042).

Mais comprar um aparelho com vários problemas e só vai usá-lo para isso? Na verdade não comprei, fiz um investimento familiar, já que um parente precisava vendê-lo. Comprei por 200 reais, não é caro para um tablet desviado de sua função original para um e-reader com tela colorida. Se alguém conhece um dispositivo deste barato me avise. Só espero que ele não morra nos próximos meses.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Isso mesmo urso, dá pro gasto e só, no próximo texto dou umas dicas de apps que usei para não leva esse "tablet ao enfarte".

      Excluir