sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Gambiarras: Mini-ventilador caseiro.

Carregador e VentoinhaQue tal dar uma utilidade ao algumas tralhas que possa tem em casa? Se você tiver a sorte, ou azar, de morar na beira do inferno ao lado da casa do “capiroto” pode-se usar ventoinhas de gabinete e fontes de celulares para fazer um sistema para ventilar modem, roteadores, decodificador de TV a cabo, Rabesbery PI, Arduino ou qualquer aparelho que precise de refrigeração. A imaginação é o limite

Materiais usados: Uma fonte 12v, pode ser usado uma de 5v, mas a velocidade vai ficar reduzida. Um ventoinha de gabinete 12v. Um adaptador fêmea para fonte, Molex ou qualquer coisa que sirva para fazer a ponte entre a fonte e a ventoinha. uma e chave on/off. Alicate. Estilete. Fita isolante e fios.

Ventoinha: O fio positivo e o vermelho, e o neutro é o preto. Como geralmente os fios desses componentes são finos e frágeis corte com estilete, e com muito cuidado. Se você possuir um Molex macho/fêmea não há a necessidade de cortá-los e sim o fios deste.

PolaridadeFonte: Olhe bem a posição da polarização dela. Geralmente o positivo e a parte interna e o neutro o externo do plug. Se cortar desta o fio há dentro da capa plástica os dois fios de cores diferentes, que geralmente são mais finos nas fontes de 5v.

Como fazer: Em uma gambiarra improvisada você poder ligar o fio vermelho (positivo) da ventoinha na parte interna (positivo) do conector da fonte e o fio preto (neutro) na parte externa (neutro) dele e isolá-lo com fita. Mas isso pode causar problemas devido aos fios da ventoinha serem muito finos.

Uma saída mais radical e cortar também a ponta do fio da fonte e ligar diretamente o fio preto com preto e vermelho com vermelho. Além da ventoinha, isso acaba por inutilizar também a fonte para outras coisas. No caso de uma fonte já usada pode ser uma boa, mas não numa nova.

Uma solução mais caprichada e usar um adaptador fêmea para o plug da fonte e neste adaptador ligar os fios do Molex, assim quando o ventoinha não prestar mais e só pegar outra e ligar no adaptador para ligar a fonte. A dificuldade deste reside em encontrar tal peça para vender, algo parecido como o P4 DC 5,5mm Fêmea KRE2. Além disso, e preciso cortar os fios da ventoinha para ligá-los diretamente ao adaptador o que inutilizaria a mesma para outros fins.

A minha dica: Tinha uma ventoinha que tinha um conector Molex fêmea e macho, eu cortei o fêmea e liguei os fios em um plug adaptador para a fonte de 12v - retirado de um modem queimado - assim eu posso trocar tanto a fonte quanto ventoinha sem precisar cortar os fios delas. Este esquema e bem parecido com o anterior e pode ser usado caso você encontre um adaptador para comprar e só ligá-lo a um Molex fêmea.

Também acrescentei uma chave liga/desliga ligando esta ao fio positivo da Molex e o do plug.

2 comentários: