sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Abraçar, estender e extinguir.

Linux_TuxEu já havia comentado no post do Steam Play que ia falar do que anda acontecendo no mundo Open Source e de como a Microsoft é extremamente perigosa, só ela? Não, a grande maioria é assim; tirando raras exceções. A frase do titulo não há melhor, pois é o que ocorrer na maioria das vezes onde uma empresa grande toma para proveito próprio de uma tecnologia mais comunitária.

Naquele texto, eu me referia a compra recente do GitHub pela Microsoft, que foi efetivada no final de outubro deste ano, e o elogio da “The Linux Foundation” ao mesmo. Achando, talvez, que isso vá trazer algum beneficio a comunidade. A Microsoft eu se que vai, pois terá uma plataforma para colher ideias em muito esforço. Além do que vem acontecendo nos últimos anos, culminando com o abandono, e a volta do Linus Torvalds ao projeto Linux.

Mas vamos a frase, ela veio de um processo contra a Microsoft, do Departamento de Justiça dos EUA (Estados Unidos v. Microsoft Corp. 253 F.3d 34 26 a 27 de fevereiro, 11 de setembro de 2001). E foi dita pelo então vice-presidente da Intel, Steven McGeady. Mas qual o ponto?

E como opera a maioria das empresas do mundo, elas pegam uma ideia geralmente sem patentes estendem elas e depois as eliminas retendo a parte que lhe interessa. Incluído códigos e patenteado como se fossem invenções delas, uma coisa que chamo efeito Edison.

Por isso é extremamente perigoso essa influencia dentro principalmente da comunidade Linux que a Microsoft vem tendo. Simplesmente ela matará, se possível, já que o mesmo é um concorrente, e no mínimo ingenuidade acreditar que alguém vá ajudar a matar a sim próprio.

E isso não é novidade. Já faz algum tempo que a Microsoft vem “quibando” o Linux e o Unix desde que ele pegou emprestado da SCO o código fonte do mesmo. Mas diferente de antes agora ela admite participar da comunidade com a desculpa de “dar algo em troca”.

Na maioria das vezes são tecnologias dela próprio com o intuito de viciar o usuário. Como o .NET. Ela fez coisa semelhante no inicio da internet quando “deu de graça” o Internet Explore, praticamente matando os outros concorrentes devidos a features presente só nele.

Então é para ser xiita ao ponto do Stallman? Não, por que isso pode ser importante para outros projetos como o Wine por exemplo. Quanto mais “aberta” Redmond estiver melhor para eles. Mas isso não torna a empresa do Bill em santa, não se pode apagar o passado, ele faz parte.

Sinceramente tenho minhas duvidas sobre o futuro do Software Livre Open Sorce, por que simplesmente eles não aprendem com os próprios erros. E acham de maneira infantil que seus adversários vão abraçá-los com carinho, guerra e guerra.

0 comentários:

Postar um comentário