domingo, 30 de dezembro de 2018

Videogames, 2ª geração.

O que define está geração da anterior e o uso generalizado principalmente do microprocessador, e do armazenamento de jogos em ROM, apesar de ter outras melhorias como o uso de “sprites”, uso de uma inteligência artificial primaria, mais cores, e mais canais de som. Esta geração definitivamente definiu, e iniciou a onda dos videogames não só pelos EUA com pelo resto do mundo sendo a responsável pela sua popularidade.

Fairchild Channel FO pioneiro desta geração foi o Channel F lançado em novembro de 1976 pela americana Fairchild Semiconductor. Os jogos vinham em cartuchos com memória do tipo ROM (Read-Only Memory) chamados de Videocarts, que a diferenciava dos Odyssey, pois estes não armazenava software. Eram em numero de 26 no total, seu formato se pareciam com as fita magnéticas de áudio chamadas de 8 pistas/trilhas (Stereo 8).

Seu controle estranho em formato de bastão (mas não era um “joystick” no sentido literal da palavra) tinha um direcional rotacional na parte de cima controlável pelos dedos, um formato semelhante ao do Magnavox Odyssey, esse formato é chamado de “paddle”.

Ele usava um chip de 8-bits. Fairchild F8 (3850 e 3851), fabricado pela própria empresa operando a 1,79 mhz em NTSC e 1,2 mhz no PAL. Mostrava 4 cores simultaneamente de 8 disponíveis em uma resolução de 128x64. Possuía também 2 KB de RAM (128 × 64 × 2 bits mais 64 bytes de buffer). E 3 canais de som. Apesar de revolucionário, cerca de um ano depois já tinha um concorrente de peso.

Atari VCS 2600 CX2600-AO Atari 2600 (ou Atari Video Computer System - VCS), lançado em setembro de 1977 pela mesma fabricante do Pong e do HomePong (Atari, inc). Usava um controle estilo joystick, em formato de uma alavanca com um botão na base. Seu cartucho era semelhante em formato externo ao do primeiro.

Usava um MOS 6507 da MOS Technology (derivado do 6502), um chip de 8 bits operando a 1,19 mhz com 128 bytes de RAM. Mas seu diferencial era o “TIA” (Television Interface Adaptor). Um chip de áudio e vídeo NTSC, que fornecia uma paleta de 128 cores neste padrão, e 104 cores em PAL. Além disso, a paleta SECAM consistia em apenas 8 cores. E dois canais de som de 4 bits.

E por que ele está nesta lista? Por que ele é o pioneiro em muitas coisas como o primeiro ao usar um chip separado para áudio e vídeo. E o primeiro caso de uma rede de distribuição digital de jogos. A GameLine, uma rede via dial-up, operado pela Control Video Corporation (CVC).

O Astrocade da Bally Technologies (Midway) de 1977 foi o pioneiro a usar a facilidade de uma porta de expansão para o uso de um dispositivo, ZGRASS, que o transformava em um computador domestico. Um dos primeiros casos de convergências tecnológicos neste setor.

Ainda usando os controles em formato paddle, além de um "hex-pad" de 24 teclas no próprio console. Seus jogos vinha em cartuchos de ROM (de 8KB) em formato Videocades criado para se parecer com as fitas chamadas Compact Audio Cassette (CAC) vulgo K7.

Usava um Zilog Z80 a 1,7 mhz com 4kB de RAM (com expansão para 64kB) e uma ROM de 8kB. Som de 3 canais, vídeo 160x104 com 8 cores. Virava um computador com o uso do acessório ZGRASS que adicionava 32kB de RAM e 32kB de ROM.

Dentro desta categoria havia também o 1292 Advanced Programmable Video System da empresa alemã Audiosonic lançado em 1978. Usava um Hobby Module que o transformava em um computador com mais memoria RAM e slot de expansão.

Usava um processador Signetics 2650A, um chip de 8 bits operando a 4,43 Mhz. E um Signetics 2636N operando a 3.58 Mhz como controlador de áudio e vídeo. Possuía 43bytes de memoria RAM. Seus cartuchos tinha 2kB de ROM como alguns da Activision indo a 8 kB.

Ele foi produzido por varias empresas, em sua maioria europeia, com pequenas variações no hardware. Como as alemãs Rondofi, Grundig, Interton (VC 4000), as australianas Hanimex e Foutain. As britânicas, Grandstand, Teleng, Lansay, Prinztronic, Acetronic, Videomaster\Voltmace, Rowtron, as francesas Karvan, Société Occitane Electronique, ITMC, e as espanholas Palson, Aureac, TRQ.

Outra esquisitice desta época era o APF-MP1000 lançado em janeiro de 1978 pela “americana” APF Electronics Inc. Ele possuía o “APF Imagination Machine” que nada mais era que o nome usado no aparelho combinado com uma expansão lançando em outubro do mesmo ano. Apesar de está a baixo ele é pioneiro devido ao seu modulo computacional ter sido lançado já no ano de seu lançamento.

Usava um Motorola 6800 um chip de 8 bits operando a 0,895 mhz (3,579 mhz). 1 KB de RAM e um MC6847 com controlador de vídeo. Com a expansão, chamada MPA-10 (IM-1) vinha um teclado com RAM de até 17 KB que o transformava em um computador básico.

O CreatiVision de 1981 da empresa de Hong Kong (hoje parte da China) VTech. Era totalmente compatível com o MP1000, mas usava componentes similares fabricados por outras empresas. Como o Rockwell 6502 um chip de 8 bits, (clone do MOS 6502). Possuía 1 KB de RAM e 16 KB de vídeo RAM, coisa incomum na época, ele foi fabricado pro outras empresas com outros nomes com Educat 2002, VZ2000

Está sentindo falta de algum? Irá saber o por que no próximo texto, e também o por que de algumas atitudes de hoje não sem tão inovadoras assim como a mídia deixa a entender. E talvez inclua uma parte sobre a categorização deles, pois o que tudo indica ela é menos complicada que as dos computadores.

Voltar: Videogames: A 1ª geração..

0 comentários:

Postar um comentário