sábado, 14 de janeiro de 2012

Computador antigo e rápido: Programas.

Old_ComputerNesta terceira e penúltima parte dessas serie de artigos vou tratar dos programas que uso para dar um gás a mais a um PC com alguns anos de estrada. Os programas são escolhidos para que não comprometa o desempenho geral do sistema e não fique também muitos feios.


Dica mais importante: Não use programas pesados, a não ser que seja imprescindível para você; tente procurar programa que atendam suas necessidades é que sejam rápidos e confiáveis; sem esquemas mirabolantes na instalação. Há muitos na net em sua maioria de código aberto e grátis.

Multimídia: A turma Audacity, VirtualDub, GIMP é o trio perfeito para trabalhar nas áreas de som, vídeo e imagens, há algumas alternativas a este, assim como assessórios como o MP3ext, além dos codecs LAME, CCCP e XviD, mas tudo depende do gosto do freguês. Quanto á visualização o VLC junto com o Real Alternative e a dupla para o serviço, enquanto as fotos o uso do Irfanview ou o Picasa já resolve tudo.

Pacote Office: o programa da MS é muito bom, mais para algumas máquinas, ele pode tornar-se pesado demais. Uma alternativa recomendada é o LibreOffice. Há alternativas mais rápidas ao Word (AbiWord) e ao Excel (Gnumeric), mas como pacote completo a pedida e o Libre. Outro utilitário que se enquadra nessa categoria e o Foxit Reader, você pode usar também o PDFCreator para criar arquivos PDFs que podem ser lidos com o Foxit, a dupla e muito mais leve é são um substituto a altura aos programas da Adobe.

Pacote de segurança: Tente não usar antivírus e anti-malware pesados, a dupla Avira Antivir e Malwarebytes Anti-Malware é muito mais adequadas do que muitos programas pagos, e mais pesados. Caso você seja usuário do Windows Defender deixe ele ativado.

Navegador: Para navegar mais rápido use um browser leve como o Firefox ou Chrome, sem muitos add-ons e plug-ins e defina um tamanho adequado ao cachê dele, de preferência ¼ do tamanho da memória total. Use também um bloqueador de propaganda, como o ADBlock Plus. Mas tome cuidado nem sempre um navegador leve, e bisbilhoteiro, e melhor que um mais pesado, mas bem configurado.

E-Mail: se faz uso freqüente de e-mail com recurso de POP3, a maioria dos webmails tem esta opção, procure um programa que gerenciem eles como o Outlook, o programa da MS e bom por trazer dois programas pelo preço de um o Outlook e tanto um cliente de e-mail como uma agenda. Como mensageiro instantâneo, as alternativas são; o aMSN, Pidgin ou Miranda IM, este ultimo e uma mão na roda é leve, e se comunica com outros mensageiros.

Caixinha de areia: Se pretende instalar programas ou testá-los, pense no uso de um programa como o Sandboxie. Ele pode não resolver os problemas de fragmentação, mas pelo menos protegerá seu sistema da barbeiragem de alguns aplicativos.

Limpeza de registro: caso você instale e desinstale muitos programas, e recomendável usar um limpador de registro (CCleaner ou MV RegClean) para eliminar entradas órfãs que geralmente ficam depois da desinstalação de alguns programas. Mais cuidado ao usá-los muito ou em Windows mais novos.

Programas específicos: Há outros programas que não são básicos, e sim específicos, mas há versões leves deles que podem ser usadas em PC antigos, como o Subtitle Workshop, Exact Áudio Copy e o Inno Setup, apesar de não ser recomendado. Eu aconselho a usar as versões portable quando houver.

Multitarefa: Tente não exagerar no numero de programas abertos, consumindo memória e processamento; até é possível abrir vários programas na tela de uma vez só. Mais pese bem, o sistema operacional pode até ser multitarefa, mas você não é.

Prioridade para os programas: Se você não vai usar o computador por algum tempo, você pode usar o recurso de prioridades do gerenciador de tarefas do Windows (crtl+Alt+Del), e definir para “acima do normal” ou “alta”. Mais tome cuidado, não escolha tempo real, pois pode acarretar o travamento do sistema.

Kit de primeiros socorros
: faça seu kit para uma eventual desastre que possa ocorrer com o seu PC. As ferramentas básicas a serem utilizadas em um pen drive são: CCleaner, Recuva e o Everest em versões portable; além dos Mcafee Stinger (Versão PortableAPPS sem MFEVTPS), Avast Virus Cleaner e o Avira Removal Tool.

Kit de primeiros socorros em CD: O uso de CDs com sistemas preparados para arrumar e recuperar seu Windows como o Windows Memory Diagnostic, GParted e principalmente o Bart’s PE Builder, é uma boa idéia. Com o CD produzido por este programa, você pode “dar a partida” em um PC com o sistema operacional baleado, e fazer o backup dos dados ou retirar um vírus persistente.

Imagem do sistema: Crie uma imagem do sistema com todos os programas instalados e configurados, é guarde em um backup. Use um programa de clonagem de disco para isso (Acronis True Imagem, Norton Ghost e Clonezilla). Com essa atitude você corta um tempo na reinstalação e configuração do sistema operacional e dos programas.

Recuperação de desastre: Usando como base a dica anterior e possível fazer um sistema de recuperação do sistema usando o recurso ASR (Automated System Recovery) do Windows XP. Assim podemos programar um recurso automatizado para a recuperação do sistema. Mais cuidado esse recurso só é para ser usado em ultimo caso, além de ter alguns inconvenientes como o uso de um disquete. Sistemas mais aprimorados estão presentes no Vista e 7.

Agora se isso tudo não funcionar ou tiver uma maquina com mais estrada, tente usar um sistema Linux minimalista como o SliTaz em conjunto com o WINE. A solução não é nada elegante, mas é bem mais leve que o Vista, Seven e o Linux com as novas interfaces do KDE e GNOME.

Anterior: Computador antigo e rápido: Windows. Próximo: Computador antigo e rápido: Programas.

Matéria atualizada em 20 de janeiro de 2012

2 comentários:

  1. Bela postagem amigo.

    A maioria aí eu já faço uso, o que mais gostei foi a "Caixinha de areia", este eu não conhecia, inclusive já baixei e instalei para testar, vamos ver, dependendo eu compro a licença.

    Um abraço,

    O Vendedor de Livros

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Tenho mais dicas nos outros artigos relacionados a esse, uma que uso com freqüência e não cite bem explicando, foi o uso de softwares em suas versões portable. Eles são muito mais leves e não danificam o registro do Windows.

    Quanto ao Sandboxie ele é realmente um programa fenomenal com o seu uso da para testa um programa sem instalá-lo no sistema o que muitas vezes acaba por “sujar” o registro do Windows

    ResponderExcluir